De acordo com um relatório da agência de notícias Reuters, o primeiro julgamento da FTC sobre a aquisição da Activision Blizzard será realizada em breve.
Segundo a agência de notícias, o julgamento do FTC será realizada no dia 03 de janeiro, uma terça-feira, em Washington D.C, capital dos Estados Unidos e local da sede do órgão regulador. A agência também confirmou que a Microsoft irá apresentar um grande documento para convencer o juiz a aceitar a aquisição da Activision Blizzard.
Vale lembrar que o FTC entrou com uma ação em seu tribunal interno para tentar fazer com que a Microsoft aceitasse algumas “concessões“, como não bloquear o lançamento de grandes jogos, como o Call of Duty, no PlayStation. Além disso, os órgãos reguladores do Reino Unido e da Europa também iniciaram investigações mais detalhadas.
Até o momento, os órgãos da Arábia Saudita, Brasil, Sérvia e Chile aprovaram a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, confirmado que a compra não trará nenhuma dificuldade para a competição.
Muitos jogadores de videogame se emocionam quando se trata de retrospectivas, afinal de contas, estas são oportunidades para olhar para trás e relembrar os jogos e momentos que mudaram nossas vidas ao redor do ano. A retrospectiva, como um todo, permite que os jogadores recordem os melhores momentos,os melhores personagens, os melhores jogos e muito mais.
Com a ajuda de retrospectivas, os jogadores podem ver como as tecnologias e os jogos evoluíram ao longo dos anos. Elas também nos permitem recordar as horas que passamos jogando esses jogos. Seja para uma celebração nostálgica, para recordar os primeiros jogos que jogamos ou para ver como os jogos e as tecnologias mudaram ao longo dos anos, as retrospectivas nos dão as ferramentas para nos conectar com nossos passados emocionantes de jogos.
Que tal dar uma olhada no que de melhor aconteceu no Xbox em 2022?
Janeiro
Chegada do Ubisoft+ no Xbox: A primeira grande notícia de 2022 foi a confirmação da chegada do Ubisoft+, serviço de assinatura da Ubisoft, no Xbox, algo que estava sendo pedido há muito tempo. Infelizmente, o ano se foi, e não recebemos nenhuma novidade sobre a chegada do serviço no console da Microsoft.
Forza Horizon 5 atinge mais de 15 milhões de jogadores: E um dos exclusivos mais aguardados do Xbox em 2021, o Forza Horizon 5, atingiu a impressionante marca de 15 milhões de jogadores três meses após o seu lançamento, mostrando a força da franquia e do Xbox Game Pass.
Xbox confirmou que o Xbox One já estava “morto”: Uma notícia que todos estavam esperando era o “decreto de morte do Xbox One” que viria com a confirmação do fim da fabricação, e foi exatamente o que aconteceu. Em janeiro, a Microsoft confirmou que o Xbox One já não era fabricado desde 2020 após o lançamento dos novíssimos Xbox Series X|S.
Xbox fazendo a maior aquisição da história dos videogames: Sem nenhum tipo de rumor ou vazamento (exceto em 2012), o Xbox confirmou que adquiriu a Activision Blizzzard, do Call of Duty e Diablo, por mais de US$69 bilhões. O acordo ainda está passando pelos principais órgãos reguladores, que não estão facilitando em nada a bilionária aquisição.
Mudanças no Xbox Game Pass: A Microsoft também confirmou que estava fazendo grandes mudanças no Xbox Game Pass, seu principal serviço de assinatura. Mudanças como cancelamento automático e reembolso proporcional foram adicionados.
Novo exclusivo do Xbox em desenvolvimento: Um dos estúdios mais amados do Xbox, a The Coalition, confirmou que estava contratando para trabalhar em um “novo jogo exclusivo não revelado do Xbox”. Vale lembrar que a desenvolvedora é responsável pela franquia Gears e trabalhou na demo da Unreal Engine 5, o Matrix: Despertar.
Boas vendas do Xbox no Japão: Março começou com a confirmação de que o Xbox estava (e ainda está) se saindo muito bem no Japão, vendendo 2,3 milhões de unidades até a data da publicação da matéria. Vale lembrar que a Microsoft enfrenta uma concorrência pesada da Nintendo e PlayStation por lá.
Xbox trabalhando em um novo produto: E parece que o Xbox já está trabalhando em um novo produto, já que um codinome foi encontrando no banco de dados da Microsoft. O novo produto tem o codinome Keystone, e pode ser o console voltado para jogos em nuvem do Xbox.
Xbox abre nova divisão: Mostrando que está focando cada vez mais no mercado de jogos em nuvem, a Microsoft abriu uma nova divisão focada em lançar jogos no Xbox Cloud Gaming, o xCloud.
Estúdios do Xbox usando a Unreal Engine 5: Em um relatório, foi confirmado que vários estúdios do Xbox Game Studios estão usando a Unreal Engine 5, a engine de jogos mais poderosa.
Novo chip do Xbox Series X em desenvolvimento: Segundo o insider Tom Henderson, o Xbox está trabalhando em um novo chip para o Xbox Series X, mas que não deverá trazer mais poder, e sim uma diminuição de custos e de uso de energia.
Xbox e novos produtos inovadores: Parece que o Xbox está trabalhando em novos produtos “inovadores”, como um novo jogo desenvolvido 100% em solo japonês.
Novos recursos no Xbox: Abril também foi marcado pela chegada de “vários recursos interessantes” no Xbox, que chegou primeiramente para os usuários insiders.
Microsoft de olho na Warner Bros. Games: Parece que a Microsoft já está de olho na sua próxima aquisição, já que um relatório apontou que o Xbox está considerando comprar a Warner Bros. Games após a finalização da aquisição da Activision Blizzard.
Jogos free-to-play no xCloud: Após diversos pedidos, os jogos free-to-play finalmente foram adicionados no xCloud, começando pelo Fortnite. Além disso, o Xbox confirmou que não é necessária uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate para usufruir do recurso.
xCloud superando as expectativas no Brasil: O xCloud, serviço de jogos em nuvem do Xbox, superou todas as expectativas no Brasil, o que causou quedas no servidores, filas e lentidão.
Microsoft confirma console voltado para jogos em nuvem: E depois de muitos rumores, a Microsoft finalmente confirmou que está trabalhando em um console voltado para jogos em nuvem em parceria com a Samsung. No entanto, o console ainda está longe de ser lançado, já que a gigante de Redmond está buscando “baratear” o equipamento.
xCloud nas TVs: Após vários anos de espera, o xCloud finalmente foi lançado nas televisões da Samsung de modelos de 2021 e 2022. Mas não se preocupe, o recurso deverá ser lançado em outros televisores em breve.
A Microsoft apresentava o Xbox Showcase 2022: Foi no dia 12 de junho, que Phil Spencer e sua equipe realizaram o único Showcase do ano, evento dedicado a apresentação de jogos e novidades que chegam nas plataformas XBOX. A grande novidade ficou por contra de um novo formato de lançamentos de jogos, chamado de ‘Road Map’, onde a equipe prepara jogos a serem lançados no prazo de 12 meses, começando em Julho de 2022 até Junho de 2023. Starfield foi o grande chamariz do evento.
Aplicativos misteriosos do Xbox: O mês de julho também foi marcado pela a chegada de “aplicativos misteriosos” do Xbox. Infelizmente, os nomes apontavam apenas para letras e números embaralhados, como se estivesse criptografados.
Microsoft confirma novo projeto de demos: Seguindo os modelos do PS Plus, a Microsoft confirmou o projeto Mooncroft, que visa estimular as desenvolvedoras a lançar demos de seus jogos para os assinantes do Xbox Game Pass, e o melhor: as recompensa-las.
Xbox e seu desejo de lançar cinco exclusivos na primeira metade de 2023: E que tal falarmos do futuro? Em uma declaração, Matt Booty, do Xbox Game Studios, confirmou que o Xbox deseja lançar cinco grandes jogos exclusivos na primeira metade de 2023, como Starfield, Redfall e Forza Motorsport.
Estúdio do Xbox trabalhando em novo projeto não revelado: E o Xbox Game Studios está “a milhão”, já que a Roundhouse Studios, do Xbox Game Studios, está trabalhando em um novo jogo não revelado.
Oficialização do novo plano do Xbox Game Pass: Após diversos rumores e pedidos dos fãs, a Microsoft finalmente confirmou que está trabalhando em um novo plano do Xbox Game Pass, o Xbox Game Pass Família e Amigos, que permitirá compartilhar a mesma assinatura com até cinco pessoas.
Xbox Series S mais poderoso: E após uma atualização de software, a Microsoft confirmou que o Xbox Series S ficou mais poderoso após receber uma quantidade considerável de novos megabytes de memória de vídeo.
Primeiro órgão aprovando a compra da Activision Blizzard: E num domingo, o órgão regulador da Arábia Saudita aprovou a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, sendo o primeiro órgão a aprovar a aquisição.
E começa o “chororo” dos órgãos reguladores: E foi em setembro que os principais órgãos reguladores começaram a “chorar” sobre a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, começando pelo CMA, o órgão do Reino Unido, que mostrou algumas “preocupações” com a aquisição.
Estúdios do Xbox Game Studios começam a colaborar entre si: Uma manobra bastante comum na indústria dos jogos é a colaboração entre estúdios diferentes no desenvolvimento dos jogos, e não poderia ser diferente no Xbox, já que todos os estúdios do Xbox Game Studios confirmaram que estão “se ajudando” nos desenvolvimentos de seus jogos.
Investigações mais detalhadas da aquisição da Activision Blizzard: E seguindo o órgão regulador do Reino Unido, o órgão regulador da União Europeia confirmou que iniciou uma investigação mais detalhada na aquisição da Activision Blizzard.
Xbox negociando aquisições no Japão: E parece que o Xbox ainda está interessado em comprar estúdios no Japão, já que o relatório do conhecido insider Jeff Grubb apontou que a Microsoft está em negociação com vários estúdios locais.
CADE, órgão regulador brasileiro, aprova a aquisição da Activision Blizzard: Seguindo o órgão regulador da Arábia Saudita, o órgão regulador brasileiro, o CADE, aprovou a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, e ainda deu um grande cutucão a Sony.
Xbox Game Pass faturando alto: Em um relatório, o Xbox confirmou que o Xbox Game Pass faturou mais de US$3 bilhões em 2021, com uma grande possibilidade de crescimento em 2022.
Os estúdios já estão com os dev kits do Xbox Series X|S “Pro”: Parece que mesmo com o recente lançamento dos novíssimos Xbox Series X|S, os estúdios já estão com os kits de desenvolvimento das versões “pro” dos consoles, que ainda não foram reveladas.
Xbox registrando grande aumento de vendas no Reino Unido: Parece que o Xbox está com tudo no Reino Unido, e registrou um grande aumento nas vendas no Reino Unido.
Inicio de investigações mais detalhadas na Activision Blizzard: E novembro não foi diferente, já que o órgão regulador da União Europeia confirmou que iniciou uma segunda fase nas investigações da aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox.
Filme do Gears confirmado: E após algumas especulações, a Netflix finalmente confirmou que está trabalhando em um filme live-action do Gears of War. Além do filme, uma série animada adulta também está em desenvolvimento.
Possível novo jogo exclusivo do Xbox tem gameplay vazada: E em novembro também fomos surpreendidos por uma possível gameplay do novo jogo exclusivo do Xbox que está sendo desenvolvido em parceria com Hideo Kojima, o Overdose.
Mais um órgão aprovou a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox: E para fechar novembro, mais um órgão aprovou a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, e foi o órgão da Sérvia, que aprovou a compra sem nenhum tipo de restrição.
Mais um possível aumento nos impostos dos jogos: E que tal falar mais um pouquinho do aumento de impostos em jogos? O assunto não deu trégua em dezembro, e recebeu uma atualização da equipe de transição do recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu voltar com impostos em jogos por serem “itens de luxo”.
Xbox All Access no Brasil: Mas que tal falar de coisa boa? Que tal falar da Tekp… ops, que tal falar da chegada do Xbox All Access no Brasil? Em um movimento surpresa, a Microsoft Brasil lançou o Xbox All Access em terras tupinquins em parceria com o banco Itaú, onde você pode adquirir um Xbox Series S em 36x de R$180 reais, além de obter uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.
Aumento nos preços dos jogos do Xbox: E para a tristeza dos fãs do Xbox, a Microsoft confirmou que subirá o preço de seus jogos first-party no próximo ano. A Microsoft alegou que o aumento foi postergado várias vezes, porém, ele finalmente foi revelado para o público.
FTC tentando barrar a Activision Blizzard: E o último capítulo da retrospectiva não poderia ser diferente: a tentativa da FTC, órgão regulador dos Estados Unidos, de barrar a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox. O órgão alegou que iniciou um processo administrativo em seu tribunal interno para fazer a Microsoft a “aceitar” algumas concessões, sendo que a própria gigante de Redmond já estava as executando mesmo sem o pedido do órgão.
Nós sabemos que o Xbox Game Pass conta com um catálogo com centenas de jogos de todos os gêneros e tipos diferentes, passando de mais de 450 títulos para Console, PC e xCloud, sendo ele o grande atrativo aos gamers de todo mundo.
Agora, além da quantidade dos jogos também tentamos imaginar o valor de todos eles, mais precisamente, quanto nós gastaríamos para comprar todos os jogos do Xbox Game Pass na Microsoft Store. Finalmente temos a resposta, mas antes, temos que explicar qual o método que utilizamos para chegar ao resultado final.
A forma que fizemos foi muito simples, pegamos jogo por jogo disponível no catálogo do Xbox Game Pass na Microsoft Store e somamos todos os valores desses jogos. Além disso adicionamos os exclusivos já confirmados para 2023, e mais 2 jogos extras como bônus.
Já o valor de todos os jogos de Xbox Game Pass juntos chega em mais de R$40 mil, isso mesmo que você ouviu!
Isso dá uma média de mais ou menos R$3.400,00 por mês em jogos. Fala a verdade, quem é que conseguiria bancar essa quantia todos os meses?
Não paramos por ai. Que tal a gente incluir também todos os jogos da Activision Blizzard nessa soma toda ein?
A compra da Activision Blizzard ainda não foi aprovada, porém, com a iminente aprovação, vale a pena colocar esses títulos disponíveis no Game Pass, certo? Então que tal injetar mais uns R$4 mil em jogos, conteúdos e mais? Só franquia Call of Duty por si só tem mais de 20 títulos, e numa média pode custar até R$3 mil no todo. Além disso não podemos esquecer de franquias Diablo, Starcraft, Warcraft, Tony Hawk’s e outras, que completam a somatória.
Por fim, se pararmos para analisar, em 2023, o catálogo do Game Pass pode chegar a valer mais de R$45 mil num todo, e esse número é apenas uma ideia inicial, muita coisa pode contribuir para que você receba ainda mais jogos sem pagar nada por isso, coisa que só a Microsoft, Xbox e Game Pass podem fazer por nós gamers.
De acordo com o conhecido insider Tom Henderson, o console voltado para jogos em nuvem do Xbox, conhecido como Project Keystone, pode ser lançado no final de 2024.
Segundo o insider, o console voltado para jogos em nuvem do Xbox deverá ser revelado de forma oficial no final de 2023, com um possível lançamento no final de 2024. Confira o que disse o conhecido insider:
“Eu antecipo que um anúncio no final de 2023 é possível, com o dispositivo sendo ajustado e produzido de acordo com os desejos da Microsoft para um lançamento no final de 2024. Spencer já explicou que, com o Xbox Series S sendo vendido por US$299, a diferença de preço com a Keystone precisa ser significativa o suficiente para fazer sentido.”
Vale lembrar que o console voltado para jogos em nuvem do Xbox foi confirmado por Phil Spencer ainda em 2021, e durante 2022, o console voltou para a graça do público após novos detalhes terem sido compartilhados pelo Windows Central, além do chefão do Xbox aparecer com o protótipo na sua estante em uma transmissão ao vivo.
Infelizmente, Spencer confirmou que o lançamento deverá demorar mais do que o esperado, já que a equipe do Xbox está tentando encontrar o melhor custo-benefício para o equipamento.
Phil Spencer é o atual diretor executivo do XBOX – cargo que ocupa desde 2014 – e é uma figura importante para a sobrevivência e sucesso do XBOX. Antes de ingressar na Microsoft, Spencer trabalhou na Microsoft Studios, anteriormente conhecida como Microsoft Game Studios, onde atuou como diretor de programação. Foi durante sua gestão que a Microsoft adquiriu a Bungie, criadora do Halo, além disso, ele também foi responsável por relançar a franquia Gears of War e lançar a série de Fable.
Desde a sua nomeação como líder da divisão de jogos da Microsoft em 2014, Spencer tem liderado o XBOX para o sucesso, ajudando a desenvolver novos jogos, lançando novos consoles e aumentando a presença da plataforma em todo o mundo, e com toda a certeza, sem Spencer, o XBOX seria nesse momento, apenas um atributo histórico, guardado em nossas memórias como uma boa lembrança.
Phil Spencer, Phil Spencer … Phil Spencer, Spencer … PHIL!
Desde que Spencer assumiu o cargo de líder da divisão de jogos, a Microsoft tem investido muito mais em jogos, e foi sob sua orientação que a Microsoft aprimorou a geração Xbox One e lançou ao mundo os novos Xbox Series X|S, consoles projetados para oferecer aos jogadores uma experiência de jogo ainda melhor, com resolução de imagem aprimorada, melhorias gráficas e desempenho mais rápido.
Além do lançamento de novos consoles, Spencer foi peça chave na idealização e criação de novas oportunidades para a indústria de games, construíndo uma rede de estúdios internos, investindo pesado em novas tecnologias e tornando possível levar jogos a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
O incessante trabalho busca não só expandir a biblioteca de jogos do XBOX, lançando novos títulos que são acessíveis a todos os jogadores, como também melhorar a experiência de jogo, desenvolvendo novos recursos e melhorias como o xCloud, Xbox Play Anywhere, o Xbox Game Pass, Xbox Game Studios e outros.
Foi através dessa mentalidade e estratégia, que Phil Spencer peitou todo o sistema, comprou dezenas de ‘brigas’ internas na Microsoft para poder levar a diante sua visão, que tornaria o XBOX o perfeito ecossistema não só para jogadores, como também, para desenvolvedores de todo o mundo.
Como carro chefe, podemos incluir a retrocompatibilidade de jogos do Xbox original e Xbox 360, a idealização do Game Pass, e a maestria na concepção do xCloud, o sistema de jogos pela nuvem, que a partir de agora, coloca um console virtual na mão de qualquer pessoa do mundo, utilizando apenas uma única assinatura.
E foi com esse trabalho massivo que Spencer e toda equipe do XBOX foram capazes de destacar o seu console de forma altamente competitiva e atraente, gerando um crescimento em popularidade, se tornando um dos principais concorrentes no setor de jogos. Com Spencer à frente, o XBOX tem sido capaz de criar um ecossistema atraente e divertido para os jogadores, colocando a marca como uma das pioneiras na indústria ao redor do mundo.
Muito se fala do que Phil Spencer ainda pode fazer pelo Xbox, mas muito se deixam esquecer nas diversas outras benfeitorias, que se não fossem por sua audácia e visão de mercado, talvez você nem estaria lendo esse artigo, muito menos a Central Xbox existiria.
O XBOX só existe porquê dezenas de outros ‘Phil Spencers’ se uniram e desenvolveram um console mágico, atraente e que aos poucos, vai mostrando ao mundo que veio para tornar nossas vidas muito mais divertida e entretida, mas apenas um … só um Phil Spencer de verdade, pode dar vida a tudo o que foi feito.
Obrigado Phil Spencer, e que em 2023, tenhamos muitas e muitas surpresas.
Esse é um agradecimento de toda a Central Xbox, a toda equipe do XBOX, e em especial, ao nosso querido Phil.
Para alegrar um pouco a tarde de quinta-feira, que foi abalada pela notícia da morte de Pelé, a desenvolvedora GSC Game World revelou um novo trailer do Stalker 2.
No novo trailer, a GSC Game World destacou vários trechos de gameplay e de história do Stalker 2, que será lançado de forma exclusiva no Xbox Series X|S com day-one no Xbox Game Pass no próximo ano. Vale lembrar que o jogo deveria ter sido lançado nos consoles neste ano, porém, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, o jogo foi adiado. Confira:
Através do seu Twitter oficial, a Bethesda, do Xbox Game Studios, recriou o Vasco, seu robô companheiro do Starfield, na vida real.
No vídeo, a desenvolvedora mostrou o processo de criação do Vasco na vida real, que foi criado pelo artista Maul Cosplay, que já trabalhou em outras artes. Vale lembrar que o Starfield deverá ser lançado exclusivamente no Xbox Series X|S em algum momento do próximo ano. Confira o vídeo:
A Microsoft divulgou os Games With Gold de Janeiro
Comece 2023 com dois grandes Games with Gold.Iris Fall e Autonauts são os jogos disponíveis no mês de Janeiro para assinantes Live Gold e Game Pass Ultimate no Xbox One e no Xbox Series X|S.
Através do seu Twitter oficial, o insider eXtas1s confirmou que o órgão regulador do Chile aprovou a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox.
Segundo o insider, o órgão não encontrou nenhum problema de concorrência com a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, e ela foi aprovada em primeira instância no tribunal. Vale lembrar que o órgão regulador do Brasil, da Arábia Saudita e da Sérvia já aprovaram a aquisição. Confira:
“A Procuradoria Nacional de Economia do Chile aprovou na Fase 1 a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Eles descartaram que esta aquisição poderia causar danos para a concorrência.”
Você já jogou aqueles jogos mobile onde você precisa mexer o celular para movimentar o personagem? Então, parece que essa incrível função chegou no xCloud.
Segundo compartilhado no Twitter, o Xbox Cloud Gaming (xCloud) recebeu a opção de movimentar a câmera através do giroscópio do celular, algo que pode facilitar a jogatina para aqueles que utilizam os controles touch do serviço. Porém, alguns usuários reportaram que o recurso funciona em alguns jogos específicos. Confira: