back to top

FTC usa mudanças no Game Pass para desfazer aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox

O FTC usou as novas mudanças no Game Pass para atacar a aquisição da Activision Blizzard!

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Em uma nova tentativa de desfazer a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, o órgão regulador dos Estados Unidos, o FTC, usou as novas mudanças no Game Pass para atacar a fusão.

Na carta enviada ao Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos, o mesmo que garantiu a “aprovação” da aquisição da Activision Blizzard no ano passado, o recente aumento de preço do Xbox Game Pass, revelado na semana passada, cria “danos elevados para os consumidores“.

O texto também afirmou que o fim dos jogos em day-one nos níveis mais baixos do Game Pass representa uma “queda na qualidade dos produtos“, citando o lançamento do Game Pass Standard e argumentando que os usuários seriam forçados a realizar um downgrade. No entanto, o FTC ignorou o fato de que os assinantes atuais do Game Pass de Console poderiam manter suas assinaturas sem nenhuma mudança, incluindo nos jogos day-one.

O FTC também citou vários trechos em que os advogados da Microsoft afirmaram que a aquisição da Activision Blizzard seria benéfica para os jogadores.  Além disso, o documento afirmou que as mudanças foram feitas após a confirmação do Call of Duty no catálogo, algo que supostamente havia sido garantido que não aconteceria. Confira o documento traduzido:

A Comissão Federal de Comércio escreve para alertar o Tribunal sobre os aumentos de preços anunciados pela Microsoft nos mercados de assinatura de múltiplos jogos e de jogos em nuvem, que o tribunal distrital considerou relevantes para a análise da fusão. A Microsoft está aumentando o preço do seu produto ‘Game Pass Ultimate’ de $16,99/mês para $19,99/mês – um aumento de 17% ano após ano.

Além disso, a Microsoft está descontinuando o produto ‘Console Game Pass’ de $10,99/mês. Usuários desse produto devem pagar 81% a mais para mudar para o ‘Game Pass Ultimate’. Para consumidores que não estão dispostos a pagar 81% a mais, a Microsoft está introduzindo um produto degradado, ‘Game Pass Standard’, a $14,99/mês. Este produto custa 36% a mais do que a assinatura anterior, e retém lançamentos de jogos no primeiro dia. A degradação do produto – removendo os jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft – combinada com os aumentos de preços para usuários existentes, é exatamente o tipo de dano ao consumidor decorrente da fusão que a FTC alegou.

Os aumentos de preços e a degradação do produto pela Microsoft – combinados com os investimentos reduzidos em produção e qualidade do produto via demissões de funcionários, são características de uma empresa exercendo poder de mercado pós-fusão.

Importante, as ações da Microsoft são inconsistentes com as representações da Microsoft abaixo. Os aumentos de preços da Microsoft coincidem com a adição de ‘Call of Duty’ (CoD) ao nível mais caro do Game Pass, e a descontinuação do nível Console acontecerá logo antes do lançamento do mais novo jogo de CoD. Abaixo, a Microsoft prometeu que ‘a aquisição beneficiaria os consumidores ao disponibilizar CoD no Game Pass da Microsoft no dia em que for lançado no console (sem aumento de preço para o serviço com base na aquisição)’. As ações da Microsoft pós-fusão assim confirmam o design do Congresso de suspender preliminarmente fusões para avaliar totalmente seus prováveis efeitos competitivos e o ceticismo judicial em relação a promessas inconsistentes com os incentivos econômicos de uma empresa.

O FTC usou as novas mudanças no Game Pass para atacar a aquisição da Activision Blizzard!

Vale lembrar que embora as duas empresas, Microsoft e Activision Blizzard, são norte-americanas, o FTC tentou fazer de tudo para bloquear a fusão. No entanto, mesmo com parcerias com outras empresas como a Sony, a justiça dos EUA afirmou que o órgão não poderia bloquear a fusão, deixando o caminho livre para sua aprovação.

A aquisição da Activision Blizzard só foi finalizada após o órgão regulador do Reino Unido, o CMA, aprovar a fusão no dia 13 de outubro, uma sexta-feira (mas que não foi ruim para o Xbox). Porém, a batalha com os reguladores ingleses também não foi fácil, e vários acordos foram realizados para a aprovação ser conquistada.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,252SeguidoresSeguir
93,400InscritosInscrever

LEIA MAIS

A agência Circana revelou os dados dos jogos mais vendidos no PS5 nos EUA no segundo trimestre de 2025, e os resultados são interessantes para o Xbox.

PlayStation planeja lançar mais jogos no Xbox, afirma insider

O conhecido insider NateTheHate revelou mais detalhes de uma possível estratégia multiplataforma do PlayStation no Xbox. Na publicação, o insider confirmou que o PlayStation planeja lançar mais jogos no...

GameSir G7 Pro: O controle profissional com tecnologia premium e preço justo!

O GameSir G7 Pro é um controle voltado para jogadores que exigem mais. Ele combina tecnologias avançadas como sensores magnéticos, botões com micro-switches, conexão...
Parece que a Steam deixou vazar a data de lançamento do aguardadíssimo Mafia: The Old Country antes da hora.

Mafia: The Old Country terá modo performance no Xbox Series X

A desenvolvedora Hangar13 revelou detalhes do modo performance do Mafia: The Old Country no Xbox Series X. De acordo com a Hangar13, o Mafia: The...
Em uma entrevista para o site SSense, o desenvolvedor japonês Hideo Kojima comentou sobre o OD, jogo que está desenvolvendo em parceria com o Xbox.

Kojima diz que os jogadores vão “amar ou odiar” o OD

Em uma entrevista para o site SSense, o desenvolvedor japonês Hideo Kojima comentou sobre o OD, jogo que está desenvolvendo em parceria com o...
A publicadora Eletronic Arts (EA) revelou hoje (31) o aguardado trailer de gameplay do modo multiplayer do Battlefield 6.

Confira o trailer de gameplay e detalhes do modo multiplayer do Battlefield 6

A publicadora Eletronic Arts (EA) revelou hoje (31) o aguardado trailer de gameplay do modo multiplayer do Battlefield 6. No trailer de gameplay do Battlefield 6, a EA destacou...
Microsoft

Microsoft é a segunda empresa bater US$4 trilhões de valor de mercado

Hoje (31), a Microsoft conseguiu um novo feito: ela se tornou a segunda empresa no mundo a bater o valor de mercado de US$4...
PAC-MAN WORLD 2

PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC chega em 26 de setembro

A Bandai Namco Entertainment America Inc. anunciou hoje PAC-MAN WORLD™ 2 Re-PAC, um remake de um dos jogos mais populares de PAC-MAN™ de todos os...
mobile games

Dos consoles ao mobile: por que os jogos de quebra-cabeça clássicos ainda importam hoje

Com o avanço acelerado da tecnologia e a ascensão de gráficos ultrarrealistas, muitas pessoas poderiam imaginar que os jogos simples, como os quebra-cabeças clássicos,...