Atualização: a fala do ministro Fernando Haddad causou várias confusões por parte de nossos leitores, já que seria para “apostas eletrônicas”. No entanto, devemos ressaltar que desde o ano passado o novo governo já falava em uma nova tributação nos jogos eletrônicos, algo que você pode conferir clicando aqui (e até linkamos a fonte oficial, mesmo sendo paywall, e não o nosso site para evitar confusões, mas caso opte, você pode ler a nossa matéria por aqui).
Até o momento, o ministro não esclareceu as mudanças, e devemos esperar um pouco mais. Nossa matéria não “endeusa” nenhum ex-presidente e apenas estamos apresentado os fatos, e voltamos a dizer que nosso site é neutro em opinião política e respeitamos a opinião de nossos leitores e colaboradores. Obrigado.
O sonho acabou
NOTA: A Central Xbox mantém foco em proporcionar informação de qualidade através de fatos independentemente da opinião política de nossos leitores.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo federal começará uma nova tributação nos jogos eletrônicos em breve.
Segundo Haddad, o projeto para a nova tributação nos jogos eletrônicos será enviada para a Casa Civil em algum momento de março, onde os ministros envolvidos debaterão o aumento dos preços. Haddad também comentou que os jogos levam “muito dinheiro embora” do país, e que os novos impostos aumentarão os cofres públicos em “bilhões”.
Infelizmente, Haddad não confirmou se os novos tributos serão válidos apenas para mídias físicas, digitais e para consoles e periféricos. Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro reduziu os impostos nos jogos eletrônicos três vezes, o que acarretou no corte dos preços dos consoles, o que ajudou muita gente a chegar na nova geração. Confira:
“Vamos regulamentar os jogos. Nós reajustamos a tabela do imposto de renda e isso tem uma perda pequena de arrecadação. Nós vamos compensar com a tributação sobre os jogos eletrônicos que não pagam nenhum imposto e levam uma fortuna de dinheiro do país. Em março iremos regulamentar.“
“Mandaremos para a Casa Civil e obviamente que serão chamados os ministérios envolvidos, mas é uma prerrogativa da Fazenda. Já falei com o presidente sobre isso e ele é a favor. Jogos no mundo inteiro são tributados.“
“Os números estão variando. Esse é um dos problemas que temos para apurar melhor. Estamos trabalhando no assunto. A Receita Federal e a Secretaria de Reforma Econômica estão fazendo a estimativa de arrecadação e os números não estão batendo. O modelo está pronto mas é preciso uma estimativa um pouco mais precisa. Mas é algo na ordem de bilhões, não muitos mas alguns, comentou.“
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.