Após quase dois anos de batalhas, o órgão regulador dos Estados Unidos, o FTC, confirmou que encerrou oficialmente a batalha contra Xbox e Activision Blizzard.
De acordo com uma nota publicada no seu site oficial, o FTC confirmou que está “arquivando” a batalha contra a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox. Ademais, a nota demonstrou claramente que atender ao interesse público é mais viável com a publicadora sob controle da Microsoft, levando ao fim da batalha.
Vale lembrar que a FTC estava recorrendo de uma decisão da justiça dos Estados Unidos que havia permitido a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox em 2023. Entretanto, já circulavam especulações que o órgão também iria perder a batalha nos tribunais de apelação, embora optasse por continuar. Confira:
“Em 7 de maio de 2025, o Nono Circuito confirmou a decisão do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia, FTC v. Microsoft Corp., 681 F. Supp.3d 1069 (N.D. Cal. 2023), negando o pedido da Comissão por uma liminar para bloquear a aquisição da Activision Blizzard, Inc. pela Microsoft Corp.
A Comissão determinou que o interesse público é melhor atendido com o arquivamento do litígio administrativo neste caso. Assim, FICA ORDENADO que a Queixa neste caso seja, e por meio desta está, ARQUIVADA.“
Relembre o caso
O FTC tentou bloquear a aquisição da Activision Blizzard em dezembro de 2022, seguido em janeiro de 2023 com um processo interno. Em seguida, o órgão regulador tentou bloquear a fusão através do Tribunal do Distrito Norte da Califórnia, e por consequência recebeu uma recusa, levando ao fim da compra em outubro do mesmo ano.
O FTC também tentou usar várias “artimanhas” para bloquear a fusão da Activision Blizzard com o Xbox, como demissões em massa e aumento no preço do Game Pass.
Além disso, o FTC fez vários “acordos” com o CMA, do Reino Unido, e com a Sony para tentar bloquear a fusão da Activision Blizzard. No início do mandato de Donald Trump, o presidente afirmou que “reformularia” o órgão para que ele “deixasse de lutar contra empresas norte-americanas”.
Além de batalhar contra o seu próprio país, o Xbox também lutou contra o órgão regulador do Reino Unido, o CMA. Entretanto, após vários acordos, que envolviam a transferência dos direitos de jogos em nuvem para a Ubisoft, o órgão regulador optou por liberar a fusão, aumentando ainda mais a pressão em torno do FTC.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.