back to top

FTC usa mudanças no Game Pass para desfazer aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox

O FTC usou as novas mudanças no Game Pass para atacar a aquisição da Activision Blizzard!

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Em uma nova tentativa de desfazer a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, o órgão regulador dos Estados Unidos, o FTC, usou as novas mudanças no Game Pass para atacar a fusão.

Na carta enviada ao Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos, o mesmo que garantiu a “aprovação” da aquisição da Activision Blizzard no ano passado, o recente aumento de preço do Xbox Game Pass, revelado na semana passada, cria “danos elevados para os consumidores“.

O texto também afirmou que o fim dos jogos em day-one nos níveis mais baixos do Game Pass representa uma “queda na qualidade dos produtos“, citando o lançamento do Game Pass Standard e argumentando que os usuários seriam forçados a realizar um downgrade. No entanto, o FTC ignorou o fato de que os assinantes atuais do Game Pass de Console poderiam manter suas assinaturas sem nenhuma mudança, incluindo nos jogos day-one.

O FTC também citou vários trechos em que os advogados da Microsoft afirmaram que a aquisição da Activision Blizzard seria benéfica para os jogadores.  Além disso, o documento afirmou que as mudanças foram feitas após a confirmação do Call of Duty no catálogo, algo que supostamente havia sido garantido que não aconteceria. Confira o documento traduzido:

A Comissão Federal de Comércio escreve para alertar o Tribunal sobre os aumentos de preços anunciados pela Microsoft nos mercados de assinatura de múltiplos jogos e de jogos em nuvem, que o tribunal distrital considerou relevantes para a análise da fusão. A Microsoft está aumentando o preço do seu produto ‘Game Pass Ultimate’ de $16,99/mês para $19,99/mês – um aumento de 17% ano após ano.

Além disso, a Microsoft está descontinuando o produto ‘Console Game Pass’ de $10,99/mês. Usuários desse produto devem pagar 81% a mais para mudar para o ‘Game Pass Ultimate’. Para consumidores que não estão dispostos a pagar 81% a mais, a Microsoft está introduzindo um produto degradado, ‘Game Pass Standard’, a $14,99/mês. Este produto custa 36% a mais do que a assinatura anterior, e retém lançamentos de jogos no primeiro dia. A degradação do produto – removendo os jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft – combinada com os aumentos de preços para usuários existentes, é exatamente o tipo de dano ao consumidor decorrente da fusão que a FTC alegou.

Os aumentos de preços e a degradação do produto pela Microsoft – combinados com os investimentos reduzidos em produção e qualidade do produto via demissões de funcionários, são características de uma empresa exercendo poder de mercado pós-fusão.

Importante, as ações da Microsoft são inconsistentes com as representações da Microsoft abaixo. Os aumentos de preços da Microsoft coincidem com a adição de ‘Call of Duty’ (CoD) ao nível mais caro do Game Pass, e a descontinuação do nível Console acontecerá logo antes do lançamento do mais novo jogo de CoD. Abaixo, a Microsoft prometeu que ‘a aquisição beneficiaria os consumidores ao disponibilizar CoD no Game Pass da Microsoft no dia em que for lançado no console (sem aumento de preço para o serviço com base na aquisição)’. As ações da Microsoft pós-fusão assim confirmam o design do Congresso de suspender preliminarmente fusões para avaliar totalmente seus prováveis efeitos competitivos e o ceticismo judicial em relação a promessas inconsistentes com os incentivos econômicos de uma empresa.

O FTC usou as novas mudanças no Game Pass para atacar a aquisição da Activision Blizzard!

Vale lembrar que embora as duas empresas, Microsoft e Activision Blizzard, são norte-americanas, o FTC tentou fazer de tudo para bloquear a fusão. No entanto, mesmo com parcerias com outras empresas como a Sony, a justiça dos EUA afirmou que o órgão não poderia bloquear a fusão, deixando o caminho livre para sua aprovação.

A aquisição da Activision Blizzard só foi finalizada após o órgão regulador do Reino Unido, o CMA, aprovar a fusão no dia 13 de outubro, uma sexta-feira (mas que não foi ruim para o Xbox). Porém, a batalha com os reguladores ingleses também não foi fácil, e vários acordos foram realizados para a aprovação ser conquistada.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,718SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever

LEIA MAIS

A Ubisoft Massive está passando por um processo de reestruturação interna que afeta seus estúdios de Malmö e Estocolmo, na Suécia.

Ubisoft confirma saída de produtor executivo da Massive Entertainment

A Ubisoft confirmou que Julian Gerighty, produtor executivo da franquia Tom Clancy’s The Division, está deixando a Massive Entertainment para assumir um novo desafio...

OpenAI confirma que testará anúncios no ChatGPT

A OpenAI anunciou que começará, nas próximas semanas, a testar anúncios no ChatGPT para usuários dos planos Free e Go. Junto do anúncio, a...
Game Pass Ultimate

Confira os lançamentos do Game Pass para a próxima semana de janeiro

A semana promete ser agitada para o Xbox Game Pass, já que mais jogos deverão ser lançados no serviço nos próximos dias. Até o momento, dois...
Ace Combat 7 DLC Top Gun

Ace Combat 7 já vendeu mais de sete milhões de unidades

A Bandai Namco anunciou que Ace Combat 7: Skies Unknown ultrapassou a marca de 7 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, consolidando...

A Lendária CS 1.6 pelos Olhos dos Jogadores Modernos

Imagina só: você abre o PC depois de um dia cansativo em 2026, liga o Counter-Strike 1.6, entra num servidor brasileiro lotado e ouve...
Através do seu perfil oficial no X, a desenvolvedora Don't Nod confirmou que revelará um novo Life is Strange na próxima semana.

Novo Life is Strange será revelado na próxima semana

Através do seu perfil oficial no X, a desenvolvedora Don't Nod confirmou que revelará um novo Life is Strange na próxima semana. De acordo com...
O Assassin's Creed Shadows recebeu uma nova gameplay!

Ubisoft cortou raytracing do Assassin’s Creed Shadows no Xbox Series S por falta de...

Um artigo recente publicada pela Digital Foundry trouxe novos detalhes sobre o desenvolvimento de Assassin’s Creed Shadows para o Switch 2, mas acabou revelando...
New World pode estar chegando no Xbox!

Amazon confirma que desligará servidores do New World: Aeternum em 2027

A Amazon Games confirmou oficialmente o encerramento de New World: Aeternum, marcando o fim do ciclo de vida do MMORPG após anos de atualizações...