Marco legal dos games é aprovado na câmara dos deputados

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei n° 2.796, o conhecido “marco legal dos games“, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP).

Com a aprovação do PL, o marco legal dos games agora segue para sanção presidencial. O marco trará “benefícios fiscais” para desenvolvedores que produzem jogos que podem ser utilizados em escolas e em projetos terapêuticos. Além disso, outros benefícios fiscais são aplicados para desenvolvedores de jogos em geral e melhorias nas regras de fabricação, importação e comércio.

A lei também garante o livre comércio dos jogos, desde o seu desenvolvimento até o processo de publicação, cabendo apenas ao estado brasileiro adicionar a classificação etária através do órgão responsável. Além disso, a lei também garante que os jogos terão o “mesmo tratamento” em relação aos PCs e produtos eletrônicos no momento de importação.

O PL também estabelecerá a criação de um sistema de reclamação e denúncias para os jogadores, além de ferramentas de compra que visão o consentimento dos responsáveis. Por fim, o Estado também reforçará o seu apoio na criação de cursos técnicos e superiores voltados para o desenvolvimento de jogos.

Durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, a indústria de games recebeu uma série de benefícios, como a diminuição de impostos, o que acarretou em duas quedas de preço dos consoles da nova geração. Até o momento, o atual governo não estudou nenhuma diminuição ou aumento de impostos nos jogos e consoles, e o único estudo relacionado vale apenas para os jogos de azar eletrônicos e de apostas.

Porém, em 2023, o senador Irajá (PDT-TO) protocolou um projeto de lei para aumentar impostos nos games, o que causou inúmeras reclamações nas redes sociais. Porém, pelo menos por enquanto, o projeto está parado na fase de estudo de viabilidade. Confira o que disse o senador:

Estamos avaliando se caberia outra contribuição, é um pouco do que ocorre com a discussão dos jogos de azar, que se criou uma alíquota de 15%. É como se fosse uma Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) dos jogos. Estamos avaliando a viabilidade disso.

Pedi mais um tempo para consultar a Fazenda, a Receita sobre isso. Acredito que a resposta venha logo e que, nas próximas semanas, a gente paute o tema. Esse mercado pode ser quintuplicado.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,500InscritosInscrever

LEIA MAIS