Venba, novo day-one do Xbox Game Pass, ganha novos detalhes

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Através do Xbox Wire, a desenvolvedora indie Visai Games revelou novos detalhes do Venba, novo day-one do Xbox Game Pass.

Os trechos a seguir foram extraídos do Xbox Wire.

Há algo sobre um cheiro familiar que bate de forma mais intensa do que qualquer outro sentido. Uma onda certeira pode te transportar de volta a um tempo específico, lugar ou memória, e é esse pensamento que Venba transmite toda vez que vocês está delicadamente preparando um dos muitos pratos excelentes do sul da Ásia presentes no jogo.

Venba é um jogo narrativo que mostra a protagonista que dá nome ao jogo, Venba, o marido Paavalan e o filho Kavin em uma jornada saindo da Índia para um novo lar em Toronto, no Canadá. Cada capítulo do jogo concentra-se em momentos marcantes da família ao longo de décadas inteiras, assim como eventos definidores e desafios que o trio enfrenta ao longo de suas vidas.

A história é unida pela culinária interativa; o jogador deve juntar instruções fragmentadas de um livro de receitas da família para completar cada nível, com pratos que variam de idlis simples a biryani complexos e dosa decorada.

Tive a sorte de conversar com o diretor criativo de Venba, Abhi, sobre como o game surgiu, a história que quer contar e como cada receita foi escolhida a dedo para ser parte da narrativa do game.

Venba tem uma origem humilde, começando inicialmente como o que Abhi descreve como um “projeto de arte” entre ele e o Diretor de Arte Sam Elkana. Na época, a dupla também estava trabalhando em Balloon Man, um jogo de ação estilo super-herói. Porém, o encanto de Venba rapidamente abalou os planos de desenvolvimento.

“Eu mandei mensagem para ele uma noite e não conseguimos mais parar de falar sobre isso”, relembra Abhi. “Em uma semana nos abandonamos Balloon Man para fazer Venba”.

A primeira versão de Venba era um pequeno jogo de cozinhar, composto por receitas com as quais a dupla já estava familiarizada. No entanto, à medida que o projeto e a recepção a ele cresciam, a equipe percebeu que tinha a responsabilidade de garantir que a comida fosse a mais autêntica possível.

O problema é que algumas dessas receitas evoluíram, sofreram alterações ao longo de inúmeras décadas e culturas, e encontrar a receita “perfeita” para alguns pratos é uma jornada em si.

A Comida

A equipe começou um processo de consultoria para escolherem as receitas ideias para Venba, o que envolveu buscar várias fontes: Chefes profissionais, amigos, cozinheiros amadores, YouTubers… todos foram convidados a compartilhar suas opiniões sobre que tipo de comida poderia ser retratada no jogo.

“A principal lição que tirei disso foi que a receita de cada pessoa é diferente”, diz Abhi. “Porque essas receitas são tão antigas e foram transformadas ao longo das gerações e dependendo de onde você está, que todos têm opiniões bem fortes sobre elas. Era importante para mim ver essa diversidade em uma única receita.”

essas receitas são tão antigas e foram transformadas ao longo das gerações e dependendo de onde você está… Era importante para mim ver essa diversidade em uma única receita

A partir daí, Abhi foi capaz de identificar os componentes e métodos mais comuns de receitas específicas. Em uma das fases de Venba, o jogador recebe a tarefa de montar uma receita de biryani, que é um exemplo de comida que há muito tempo tem mais de um único método para ser feito.

As receitas de biryani diferem geograficamente, baseadas em algo tão simples quanto preferência pessoal ou o que está disponível na despensa, até a disponibilidade regional de certos ingredientes durante um período específico.

Isso é refletido na comida que Venba terá para o jogador cozinhar durante o game. A primeira fase mostra Venba (a personagem) decifrando uma antiga receita de idlis, um bolo de arroz salgado feito principalmente com arroz. O biryani faz sua aparição bem mais tarde, como um quebra-cabeça mais complexo.

“Quando Venba se muda para Toronto, nos anos 1980, a receita é bem mais simples, com ingredientes como arroz e farinha que são fáceis de achar”, explica Abhi. “Mas quando estamos em 2006 e você está cozinhando biryani, ingredientes que eram difíceis de encontrar agora são mais fáceis de conseguir”.

“As questões para mim eram o que faz bons quebra-cabeças, o que faz uma boa narrativa e o que faz sentido para eles cozinharem naquele período de tempo.”

Abhi confessa que também foi nessa parte que ele teve as opiniões mais fortes, mas foi o “playtesting” das receitas que realmente solidificou a versão final do biryani visto em Venba.

“O que me deu mais confiança nessas receitas foi uma regra que tínhamos, o de cozinhar qualquer receita nós mesmos antes de transformá-la em um quebra-cabeça”, diz Abhi.

As comidas, personagens e cenários de Venba são todos representados na arte de Elkana: leve, descontraído e estilizado. Abhi nos conta que Elkana cresceu assistindo a muitos desenhos animados, como As Meninas Superpoderosas e Laboratório de Dexter, e esse estilo transmite uma nostalgia muito específica que combina perfeitamente com o jogo.

“Pra mim isso é incrível, porque estava inicialmente cético sobre como seria traduzido para uma história tão sutil como Venba, que não é nem um pouco ação”, diz Abhi. “Mas ele conseguiu achar esse meio termo entre eles”.

“Uma coisa que me impressiona muito é a forma como até mesmo os personagens animam e reagem, e como isso se mantém dentro da cultura. Mostrei a ele um monte de filmes para ter uma ideia disso. Mas também ajuda que ele seja indonésio e tenhamos muitas semelhanças entre nossas culturas. Estou muito feliz que ele tenha conseguido capturar tudo isso.”

A Família

A história de Venba é contada pela visão da própria Venba, e os momentos que ela enfrenta como uma imigrante, como um profissional e como mãe. Abhi conta que há muitas mídias que se concentram na assimilação do ponto de vista de uma criança, mas histórias do ponto de vista de um pai são raras.

“Muitos pais de primeira geração que mudam de país com 30 ou 40 anos nunca se assimilam aos novos lugares e vivem vidas muito isoladas”, diz Abhi. “Senti que esse lado da história não é frequentemente contado, e foi nisso que eu queria focar.”

No início, a relação de Venba e Kravin está tensa; à medida que Kavin vai ficando mais velho, ele está mais interessado em se adaptar à cultura ocidental e se integrar com seus amigos do que em sua própria cultura Tamil. Abhi também ressalta que essa história não é autobiográfica e acrescenta que seu relacionamento com seus próprios pais não reflete o de Venba e Kavin.

“Temos muitas coisas para conversar, assistimos a muitos filmes juntos e ainda temos todas essas coisas em comum”, ele nos diz. “Mas muitos dos amigos que cresceram aqui estão completamente isolados – há uma ponte quebrada entre os pais e os filhos. Eu achei muito trágico que existam tantas situações em que os pais nem mesmo conseguem entender o que os filhos estão dizendo por causa da perda do idioma e da separação cultural.”

Eu acho muito trágico que existam tantas situações em que os pais nem mesmo conseguem entender o que os filhos estão dizendo por causa da perda do idioma e da separação cultural

O marido de Venba, Paavalan, tem uma história adjacente que destaca delicadamente as lutas de assimilação de outra perspectiva. Enquanto o jovem Kavin está ansioso para se adaptar e aproveitar qualquer oportunidade, Paavalan está se adaptando a um nível de desprezo ao qual ele não está acostumado, mesmo não sendo culpa dele.

“Paavalan é alguém importante na Índia, ele é um escritor famoso, mas nada disso veio com ele quando mudou de país”, explica Abhi. “Em Toronto, ele é constantemente desrespeitado”.

Em um contexto sul-asiático, a comida é uma linguagem de amor frequentemente esperada das mães. Cozinhar é a ponte que Venba usa para se conectar com sua família, o que, é claro, é onde a maior parte do jogo acontece também. Montar receitas antigas e fragmentadas passadas através das gerações é gratificante não apenas em termos de mecânica, mas também do ponto de vista da história.

Um ponto importante que Abhi quer enfatizar sobre o choque de geração retratado em Venba, independente da conclusão, é que nenhum personagem em particular é o ‘vilão’. Ele afirma que ninguém é culpado pelo que está acontecendo e que a razão pela qual Kavin não consegue se conectar com sua mãe inicialmente é mais sistêmica do que uma escolha pessoal.

“Muitos dos meus amigos estão adaptados e ainda querem ter um relacionamento com seus pais, mas isso é dificultado por muitas circunstâncias”, ele diz. “Em Venba é mais aberto no sentido de que eles têm esperança em relação ao futuro, mas eles pararam de se machucar um ao outro”.

Venba conta uma história importante, uma que é vivida por inúmeras pessoas de uma forma ou de outra, mas raramente é compartilhada na mídia. Ele explora as realidades da imigração, os sacrifícios feitos e as tribulações de criar uma nova vida para si e para seus filhos. Mas há esperança nesse conto, junto com crescimento, amor e aprendizado, que sem dúvida farão você se sentir tão acolhido quanto a primeira colherada de biryani caseiro – eu sei que foi assim para mim.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS