OPINIÃO: queda na receita da venda de consoles mostra que grave problema no Xbox ainda existe

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Um problema que já existe há quase três anos

Durante a sua revelação de ganhos, a Microsoft confirmou que o Xbox viu uma queda na receita de venda de consoles, cerca de 30%, mostrando um grande problema que assola a divisão há quase três anos ainda existe.

Mas qual problema estamos falando aqui? Bom, estamos falando da falta de estoques do novos consoles, especialmente o do Xbox Series X, que já vai durar quase três anos e que vem deixando muitos fãs do Xbox irritados, algo que foi confirmado na revelação de ganhos de hoje. O problema é ainda mais agravado com bots que compram os novos estoques com preços oficiais e os revendem por um preço muito mais alto, algo visto em bastante nível no início da nova geração, em 2020.

Mas por que esse problema perdura até agora? Então, é muito difícil de determinar um motivo, mas podemos especular vários fatores:

  • A Microsoft está muito ocupada com computação em nuvem. Com serviços em nuvem, a demanda por novos datacenters aumentam, e com isso, a gigante de Redmond precisa construir mais e mais desses super-servidores, e acaba que divisões como o Surface e o próprio Xbox são afetados pela falta de chips. Isso já foi confirmado recentemente pelo jornalista Jez Corden, que confirmou que parte da produção de chips da Microsoft está sendo enviado para a construção de novos servidores;
  • O Xbox está apostando tudo no Xbox Cloud Gaming. Outro fator determinante pode ser que o Xbox está apostando (e muito) no xCloud, deixando de lado a fabricação de consoles, já que na sua visão, é muito mais barato e lucrativo um usuário jogar pela nuvem, mas que  também aumenta a demanda por servidores, que são baseados no Xbox Series X. No entanto, vários fatores limitam o recurso, como a distância de um provedor, conexão lenta, problemas de latência e mais, o que faz com que muitos usuários se afastem dos jogos em nuvem e comecem a procurar um console de mesa;
  • Ainda é difícil conseguir estoques de grandes níveis de chips. Ok, também temos que analisar que só agora os estoques globais de chips estão voltando ao normal, já que eles foram severamente afetados durante a pandemia. Com poucos chips no mercado, é normal que a Microsoft opte por adquiri-los e enviá-los para “projetos mais lucrativos”, como é o caso de servidores de nuvem.

Podemos especular que os itens acima são os principais fatores determinantes que estão dificultando os estoques dos novos consoles, mas também temos algumas coisas “estranhas” que foram confirmadas recentemente.

Para confirmar, há exato um ano, o conhecido insider Nick Backer, do Xbox Era, confirmou que a Microsoft pagou para ter prioridade na fabricação de chips para o Xbox Series X|S, o que em tese aumentaria os estoques dos novos consoles, mas não foi bem isso que aconteceu, já que ainda existe uma falta enorme do poderoso Xbox Series X.

E também entramos em outro ponto. Mais recentemente, a Sony confirmou que está muito mais fácil adquirir um PlayStation 5 e PlayStation 5 Digital Edition, e isso pode ser confirmado por qualquer um, já que é possível ver em várias lojas, como Amazon e Magazine Luiza, estoques disponíveis com preços oficiais e até mesmo com descontos.

É claro, mas aí chegamos em um outro ponto determinante que pode fazer com que o PlayStation 5 seja mais fácil de ser encontrado: no final do ano, a Sony lançou “secretamente” uma versão mais simplificada de seu chip, o que pode ter facilitado a produção. Além disso, a arquitetura do console é considerado como um “Zen 1.5“, já o do Xbox Series X|S é considerado o Zen 2 puro, o que pode justificar a dificuldade de criar uma versão mais simplificada dos novos consoles da Microsoft.

No entanto, voltamos ao item da prioridade. Se tem prioridade, onde está indo os chips dos consoles? Será que eles foram convertidos em chips para servidores? Ou será que estão fabricando mais Xbox Series S do que o Xbox Series X? É claro, sem dúvidas o Xbox Series S é muito mais vantajoso de se fabricar, já que tem (por favor, note que não estamos desmerecendo o pequeno monstrinho) um hardware inferior ao console mais poderoso da geração, no entanto, o que vemos em nossas redes sociais e em outros perfis é que os jogadores também estão pedindo mais estoques do Series X, já que existe uma grande demanda para o console mais poderoso da geração.

Vamos abordar outro ponto. Já estamos chegando na metade da geração, e muito provavelmente o Xbox, bem como a Sony, já estão ocupados em versões slim e pro dos consoles, o que também pode justificar a falta dos novos Xbox Series X|S, já que estoques para os novos modelos, que teoricamente serão mais baratos e fáceis de fabricar, estão sendo realizados.

Infelizmente, não sabemos o que está acontecendo com o estoque dos novos consoles da Microsoft, e o que nos resta são apenas especulações. No entanto, esperamos que a situação seja resolvida em breve, ainda mais com a chegada da Activision Blizzard no Xbox Game Studios, que com certeza trará novos membros para o Xbox e para o Game Pass.

Clique aqui para ler o relatório de ganhos da Microsoft, e clique aqui para ler o relatório de ganhos do Xbox.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,500InscritosInscrever

LEIA MAIS