back to top

Xbox lança novas ferramentas de sustentabilidade para desenvolvedores

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Novas ferramentas!

Através do seu site oficial, o Xbox confirmou que lançou novas ferramentas de sustentabilidade para desenvolvedores de jogos.

Os trechos a seguir foram extraídos do site do Xbox.

A diretora de jogos sustentáveis do Xbox, Trista Patterson, foi esta semana ao Podcast Xbox (em inglês) com uma mensagem bem clara: “sustentabilidade em games é algo que Xbox tem muito orgulho, e estamos fazendo grandes progressos. Mas, com as mudanças climáticas, você não consegue derrotar seu competidor. Você tem que competir contra o seu melhor em todas as categorias. Quando dizemos que ‘quando todos jogam, todos ganham’, o mesmo vale para ‘quando todos reduzem emissão de carbono, todos no planeta ganham’. Não há dúvidas disso”.

Após o anúncio de um novo conjunto de ferramentas para desenvolvedores projetado para reduzir o uso de energia e as emissões por meio do código do jogo, Patterson explicou como ela e o time têm feitos grandes avanços para ajudar toda a indústria a ter um pensamento mais sustentável e a “criar um bem poderoso usando a indústria de games”.

Não é uma tarefa simples. “Por muito tempo, a indústria teve esse pensamento de que não há vantagem em tornar o código do jogo mais ecológico”, ela explicou. “E isso se deve ao fato de existir uma complexidade enorme entre o hardware, o software, o eletrônico, o design, e aí o próprio código do game que cria a energia necessária para a experiência de jogo”.

“De forma ampla, a indústria decidiu que esse era um problema sem solução. Na verdade, dentro da iniciativa Aliança para Jogar pelo Planeta da ONU, isso era considerado sem solução até um mês atrás”.

Para resolver esse problema aparentemente impossível, foi criado um recurso para que os desenvolvedores identificassem, na fonte e com solução rápida, os chamados “bugs de energia” – problemas que eram invisíveis e criados pela codificação que podem usar involuntariamente mais energia do que o necessário.

Enquanto Xbox já tem feito avanços para reduzir o uso de energia nos consoles, esse novo esforço vai auxiliar desenvolvedores em reduzir consumo de energia causado pelos jogos que são rodados neles.

Na GDC [Game Developer Conference, principal evento de desenvolvedores de jogos do mundo], Xbox anunciou o lançamento de um novo Kit de Ferramentas de Sustentabilidade para Desenvolvedores, um sistema de monitoramento de energia, painéis de consumo de energia, guias, estudos de caso e um programa piloto que oferece assistência especializada para criadores de jogo que estão buscando trabalhar melhor no consumo de energia de seus games.

O objetivo é, nas palavras de Patterson: “para projetar com precisão o feedback visual e analítico necessário para que os desenvolvedores de jogos façam alterações em seus códigos que lhes permitam reduzir o consumo de energia nos consoles de todos os jogadores do mundo”.

Essa abertura, que não se aplica apenas à plataforma Xbox, é a chave aqui: “O que eu acho notável é que, quando um estúdio vê o quanto é fácil consertar tantos desses bugs de energia, eles fazem de uma maneira que não apenas reduz as emissões na plataforma Xbox, mas também para todo o código do game, um game que é lançado para quase todas as plataformas”.

O trabalho também não para só para desenvolvedores Xbox: “estamos capacitando e convidando o restante da indústria a usar esses insights, esses estudos de caso, essas ferramentas e também inspirar suas próprias pesquisas para poder criar impacto, não importa quão pequeno ou grande seja seu estúdio de games”.

O objetivo geral aqui é fazer com a enorme indústria de games não seja um problema para a sustentabilidade, mas sim uma parte da solução – e fazer uso da positividade inerente desse espaço criativo:

“Na área ambiental, as coisas estão descontroladas a torto e a direito. Se a sociedade se concentra somente em tudo o que dá errado o tempo todo, e estamos encontrando histórias de perda e destruição, é verdade que, estatisticamente, há muitos desafios à nossa frente, mas os games abrem toda uma solução criativa de problemas… você se diverte quebrando coisas em jogos, só que agora não estamos nos divertindo quebrando o planeta. Vamos nos divertir consertando”.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,609SeguidoresSeguir
94,900InscritosInscrever

LEIA MAIS

Console de próxima geração do Xbox não cobrará por jogos online e terá interface...

Um novo relatório do site Windows Central compartilhou mais novidades em torno do console de próxima geração do Xbox, que vem sendo sugerido há meses. De acordo...
Xbox Games Showcase 2025

Xbox está planejando mais um evento para 2025

O Xbox pode fazer mais um grande evento em 2025, pelo menos é o que apontou o jornalista Jez Corden do Windows Central. De acordo...

Vendas de Macs disparam após fim do suporte ao Windows 10

Um estudo recente da Counterpoint Research revelou um grande aumento nas vendas de Macs da Apple, impulsionado principalmente por conta do fim do suporte...

Battleroyale “RedSec” do Battlefield 6 pode ser lançado amanhã

Rumores indicam que a próxima temporada do Battlefield 6 pode introduzir um modo battleroyale chamado "RedSec". Essa novidade estaria programada para um lançamento surpresa,...

Phil Spencer comenta sobre “redução” na Turn10 Studios

Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, comentou sobre a "redução de escopo" da Turn10 Studios e da franquia Forza Motorsport. Em uma entrevista para o...

Xbox explica ausência de multiplayer PvP em Halo: Campaign Evolved

Revelado na última sexta-feira (24), o Xbox explicou a ausência do modo multiplayer PvP no Halo: Campaign Evolved. Na entrevista, o produtor executivo Damon Conn disse que...

É OFICIAL! Xbox revela remake do primeiro Halo

Halo: Campaign Evolved é o remake do clássico Halo: Combat Evolved, originalmente criado pela Bungie e agora atualizado pela Halo Studios. Essa versão traz...
A desenvolvedora Obsidian Entertainment revelou o trailer de lançamento do aguardado The Outer Worlds 2, que chegará no Xbox na próxima semana.

Obsidian revela trailer do The Outer Worlds 2

A desenvolvedora Obsidian Entertainment revelou o trailer de lançamento do aguardado The Outer Worlds 2, que chegará no Xbox na próxima semana. No trailer, a Obsidian destacou diversos...