back to top

Xbox lança novas ferramentas de sustentabilidade para desenvolvedores

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Novas ferramentas!

Através do seu site oficial, o Xbox confirmou que lançou novas ferramentas de sustentabilidade para desenvolvedores de jogos.

Os trechos a seguir foram extraídos do site do Xbox.

A diretora de jogos sustentáveis do Xbox, Trista Patterson, foi esta semana ao Podcast Xbox (em inglês) com uma mensagem bem clara: “sustentabilidade em games é algo que Xbox tem muito orgulho, e estamos fazendo grandes progressos. Mas, com as mudanças climáticas, você não consegue derrotar seu competidor. Você tem que competir contra o seu melhor em todas as categorias. Quando dizemos que ‘quando todos jogam, todos ganham’, o mesmo vale para ‘quando todos reduzem emissão de carbono, todos no planeta ganham’. Não há dúvidas disso”.

Após o anúncio de um novo conjunto de ferramentas para desenvolvedores projetado para reduzir o uso de energia e as emissões por meio do código do jogo, Patterson explicou como ela e o time têm feitos grandes avanços para ajudar toda a indústria a ter um pensamento mais sustentável e a “criar um bem poderoso usando a indústria de games”.

Não é uma tarefa simples. “Por muito tempo, a indústria teve esse pensamento de que não há vantagem em tornar o código do jogo mais ecológico”, ela explicou. “E isso se deve ao fato de existir uma complexidade enorme entre o hardware, o software, o eletrônico, o design, e aí o próprio código do game que cria a energia necessária para a experiência de jogo”.

“De forma ampla, a indústria decidiu que esse era um problema sem solução. Na verdade, dentro da iniciativa Aliança para Jogar pelo Planeta da ONU, isso era considerado sem solução até um mês atrás”.

Para resolver esse problema aparentemente impossível, foi criado um recurso para que os desenvolvedores identificassem, na fonte e com solução rápida, os chamados “bugs de energia” – problemas que eram invisíveis e criados pela codificação que podem usar involuntariamente mais energia do que o necessário.

Enquanto Xbox já tem feito avanços para reduzir o uso de energia nos consoles, esse novo esforço vai auxiliar desenvolvedores em reduzir consumo de energia causado pelos jogos que são rodados neles.

Na GDC [Game Developer Conference, principal evento de desenvolvedores de jogos do mundo], Xbox anunciou o lançamento de um novo Kit de Ferramentas de Sustentabilidade para Desenvolvedores, um sistema de monitoramento de energia, painéis de consumo de energia, guias, estudos de caso e um programa piloto que oferece assistência especializada para criadores de jogo que estão buscando trabalhar melhor no consumo de energia de seus games.

O objetivo é, nas palavras de Patterson: “para projetar com precisão o feedback visual e analítico necessário para que os desenvolvedores de jogos façam alterações em seus códigos que lhes permitam reduzir o consumo de energia nos consoles de todos os jogadores do mundo”.

Essa abertura, que não se aplica apenas à plataforma Xbox, é a chave aqui: “O que eu acho notável é que, quando um estúdio vê o quanto é fácil consertar tantos desses bugs de energia, eles fazem de uma maneira que não apenas reduz as emissões na plataforma Xbox, mas também para todo o código do game, um game que é lançado para quase todas as plataformas”.

O trabalho também não para só para desenvolvedores Xbox: “estamos capacitando e convidando o restante da indústria a usar esses insights, esses estudos de caso, essas ferramentas e também inspirar suas próprias pesquisas para poder criar impacto, não importa quão pequeno ou grande seja seu estúdio de games”.

O objetivo geral aqui é fazer com a enorme indústria de games não seja um problema para a sustentabilidade, mas sim uma parte da solução – e fazer uso da positividade inerente desse espaço criativo:

“Na área ambiental, as coisas estão descontroladas a torto e a direito. Se a sociedade se concentra somente em tudo o que dá errado o tempo todo, e estamos encontrando histórias de perda e destruição, é verdade que, estatisticamente, há muitos desafios à nossa frente, mas os games abrem toda uma solução criativa de problemas… você se diverte quebrando coisas em jogos, só que agora não estamos nos divertindo quebrando o planeta. Vamos nos divertir consertando”.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,677SeguidoresSeguir
95,200InscritosInscrever

LEIA MAIS

Xbox jogos gratuitos

Xbox confirma evento em janeiro com presença de Fable e Forza Horizon 6

Em uma entrevista, Matt Booty confirmou que o Xbox fará o seu primeiro evento de 2026, o Developer_Direct, em janeiro. Segundo compartilhado por Booty, o...

Dois novos Tomb Raider foram revelados no The Game Awards 2025

A Crystal Dynamics revelou dois novos jogos da franquia Tomb Raider, expandindo o legado de Lara Croft. Os títulos, Tomb Raider: Catalyst e Tomb...
A Remedy Entertainment fez uma aparição no Game Awards 2025 para revelar Control Resonant, uma nova adição à franquia Control. O jogo está programado para lançamento em 2026 e estará disponível para Xbox e PC.

Control Resonant é anunciado no The Game Awards 2025

A Remedy Entertainment fez uma aparição no Game Awards 2025 para revelar Control Resonant, uma nova adição à franquia Control. O jogo está programado...
Gears of War E-Day não será em mundo aberto e terá uma história linear.

Gears of War E-Day chegará no Xbox em 2026

A The Coalition, do Xbox Game Studios, confirmou que o Gears of War E-Day chegará no Xbox Series X|S e Game Pass em 2026. Antes de...
Durante o The Game Awards 2025, a comunidade de jogos recebeu o primeiro teaser de Star Wars: Fate of the Old Republic, um novo action-RPG.

Star Wars: Fate of the Old Republic é confirmado

Durante o The Game Awards 2025, a comunidade de jogos recebeu o primeiro teaser de Star Wars: Fate of the Old Republic, um novo...

Larian Studios revela o maior jogo da série Divinity no Game Awards 2025

Larian Studios, conhecida por sucessos como Baldur's Gate 3, anunciou um novo jogo da série Divinity durante o Game Awards 2025. O estúdio apresentou...
Resident-Evil-Requiem

Resident Evil Requiem ganha trailer de gameplay com Leon Kennedy

Leon Kennedy está de volta na franquia Resident Evil! A Capcom divulgou um novo trailer de gameplay do aguardadíssimo Resident Evil Requiem. No trailer de gameplay do Resident Evil Requiem, além de...
South of Midnight recebeu uma nova arte conceitual!

South of Midnight ganha prêmio de “Jogo para Impacto” no The Game Awards 2025

A equipe da Compulsion Games conquistou o segundo prêmio para o Xbox no The Game Awards 2025 com o South of Midnight. O South of...