Como o XBOX planeja entregar até ONZE EXCLUSIVOS em 2023

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

De qualquer forma, vamos manter os pés no chão!

Não, a Microsoft não começou a montar seu grande Line Up de jogos, conteúdos e serviços do dia pra noite. A empresa trabalha a anos colocando em prática um modelo que tornaria a indústria muito mais avançada e flexível para todos nos jogadores.

Foi com o lançamento do Xbox 360, e seu incrível valor de mercado, qualidade de conexão online, e jogos, que o marca começou a trilhar um grande futuro, para nos dias de hoje, entregar a melhor experiência para os jogadores. Mas foi com o péssimo lançamento do Xbox One, em Novembro de 2013, que a história da mudança do Xbox começou.

E pra gente poder falar, e explicar a base desse artigo, precisamos voltar láaaaa em 2014, quando Phil Spencer assumiu o cargo de CEO do Xbox, e iniciou uma espécie de ‘cruzada’, para tornar a plataforma o melhor lugar para o jogador, proporcionando esse incrível ecossistema.

Uma dos maiores momentos na história do Xbox, aconteceu quando a Microsoft substituíu Don Mattrick por Phil Spencer, decisão essa que mudaria completamente a história do XBOX e da Indústria de Games como um todo.

Spencer rapidamente otimizou e deu uma nova vida ao recém [mal] lançado Xbox One, lançando em 2015 o Xbox One S, uma edição menor, mais potente e melhorado, do console, e também a retrocompatibilidade dos jogos do Xbox e Xbox 360, e rapidamente trouxe uma nova era para o negócio como um todo. Já em 2017 Phil introduziu o Xbox Game Pass e o Xbox One X, o único console a entregar a resolução 4K nativa, momento especial para a empresa, pois com lançamento de ambos, a Microsoft se colocou em destaque num mercado onde ela não ocupava espaço.

Mas foi em entre 2018 e 2019, que a aconteceu a maior mudança que gerou a pauta desse artigo: O encerramento da Microsoft Studios, e o início do Xbox Game Studios. Sob mentoria de Phil Spencer, o XBOX a partir desse ponto, deu nova vida aos estúdios que já faziam parte da casa até aquele momento, e iniciou uma jornada de compras de outros estúdios que seriam estratégicamente importantes para o futuro da empresa.

Desde a fundação do Xbox Game Studios, até os dias de hoje o XBOX possui os seguintes estúdios: 343 Industries, The Coalition, Compulsion Games, Double Fine Productions, The Initiative, inXile Entertainment, Mojang Studios, Ninja Theory, Obsidian Entertainment, Playground Games, Rare, Turn 10 Studios, Undead Labs, World’s Edge, Xbox Game Studios Publishing, Alpha Dog Games, Arkane Studios, Bethesda Game Studios, id Software, MachineGames, Roundhouse Studios, Tango Gameworks, e ZeniMax Online Studios.

Enquanto alguns estúdios da casa já trabalhavam em títulos que seriam lançados nos anos seguintes, a chegada oficial da Zenimax / Bethesda no início de 2021, proporcionou a Microsoft atingir uma escala jamais vista com relação a potencial de desenvolvimento e lançamento de jogos exclusivos de uma única empresa.

É importante a gente deixar claro, que a Bethesda e seus estúdios adquiridos, possuiam jogos em desenvolvimento apenas ao PlayStation, e que com a mudança do curso, foram lançados em 2022, também no XBOX, após contrato encerrado com a Sony. Neste caso os outros jogos que estariam em desenvolvimento como Starfield, Redfall e Elder Scrolls se tornaram agora exclusivos do XBOX, não mais sendo lançados no PlayStatation.

De 2018 com a compra dos primeiros estúdios, até 2021, com a Zenimax, muita coisa mudou, e a casa do XBOX precisava de organização, com a chegada de tantos funcionários e projetos, onde muita coisa viria a mudar … pra melhor.

Ainda sim, existe muita reclamação da comunidade, protestando que a Microsoft, com tanto estúdio não consegui colocar jogos exclusivos na plataforma em 2022, e claro, a gente não está aqui pra passar pano pra isso, apenas para mostrar o outro lado da coisa, quando finalmente em 2023, uma nova era do XBOX irá começar.

Ninguém aqui é desenvolvedor de jogos, mas conhecendo a indústria (e conversando com pessoas que criam jogos), ficou claro que depois de colocar o Xbox Game Studios em prática, adquirindo dezenas de estúdios, e absorvendo uma montanha de projetos, a Microsoft ainda sim quis se posicionar estratégicamente pro futuro, e isso, poderia de certa forma deixar 2021 ou 2022 de fora de um calendário de lançamentos de jogos excluvivos de seus estúdios internos.

Ficou claro que com a chegada de Forza Horizon 5 e Halo Infinite em 2021, que o ano de 2022 se manteria a base de muitos jogos no Game Pass, e lançamentos DAY ONE de terceiros. Porém, a Microsoft rapidamente criou uma forma de se comunicar com seus consumidores, não mais prometendo datas e/ou vídeos cinematograficos que não iam de nada a lugar nenhum, a partir de então a empresa se comprometeu a criar um Road Map (Linha do Tempo de Lançamentos), e colocar na mesa, tudo o que vai chegar nos próximos 12 meses. De Julho de 2022, a Junho 2023, e seguindo essa temática, poderemos receber uma grande quantidade de jogos que farão parte do Road Map de Julho 2023 a Junho de 2024.

O atual planejamento do Xbox deixa uma brecha para lançarem cerca de 11 grandes jogos exclusivos até o final de 2023. Para dar suporte a este artigo, seguimos o que o conhecido insider Jeff Grubb comentou durante um episódio do seu podcast oficial.

Segundo Grubb, o Xbox tem tudo para lançar Everwild, Fable, Senua’s Saga: Hellblade II, Contraband, Avowed, novo jogo da The Coalition e os novos jogos da inXile e Compulsion Games já na segunda metade de 2023. Porém, Grubb comentou que alguns desses jogos não passaram nos testes iniciais, e eles poderão ser adiados para outras datas, como possivelmente o Everwild, e o número total de jogos para 2023, possa ficar por volta de 6 títulos exclusivos.

Embora a lista possa ser diminuída na segunda metade de 2023, vale lembrar o Xbox terá cinco jogos exclusivos lançados em 2023, contando com Forza Motorsport, Starfield e Redfall, que serão lançados no primeiro semestre de 2023, Senua’s Saga: Hellblade II, Avowed, e o próximo jogo da Compulsion Games possuem “grandes chances” de serem lançados no próximo ano.

Além de Grubb, Klobrille outro super conhecido insider também postou um roadmap muito interessante que mostra a chegada de RedFall, Forza Motorsports, Starfield, Minecraft Legends e ARA no primeiro semestre de 2023, enquanto outros 14 títulos exclusivos estariam prestes a receberem suas devidas finalizações para receber uam data final de lançamento: Avowed, Hellblade 2, Contraband, Perfect Dark, State of Decay 3, Everwild, The Outer Worlds 2, Project Mara, Fable, Indiana Jones, Gears, Elder Scrolls VI e Jogo do Kojima Productions.

Ainda sim, a Microsoft aguarda o encerramento da compra da Activision Blizzard, que trará o mais vasto catálogo de jogos da franquia Call of Duty ao Game Pass, e também a adição de mais um possível jogo muito importante para a comunidade XBOX: Diablo 4.

Com toda certeza, o ano de 2022 pode até ter deixado você um pouco desanimado com o Line Up de títulos oferecidos, mas em nenhum momento a Microsoft deixou de cumprir sua tarefa trazendo os mais variados jogos para o catálogo do Game Pass. Agora em 2023, eu recomendo que você se organize, e já prepare um clone, porque vai ficar muito difícil de jogar tudo num curto espaço de tempo.

Se tudo sair como o esperado, a Microsoft estará lançando numa média em 2023, um exclusivo do Xbox Game Studios a cada 2 meses, sim DOIS MESES. Dá pra encarar?

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.