A Obsidian Entertainment está reavaliando sua forma de produzir jogos após sentir o peso de projetos com desenvolvimento longo e caro. Em entrevista, Feargus Urquhart afirmou que o estúdio passou a refletir sobre “quanto coloca nos jogos”, quanto gasta e quanto tempo leva para entregar cada título.
O comentário vem após um período em que o estúdio teve bons resultados com Grounded 2, mas não repetiu o mesmo impacto com outros lançamentos. Segundo Urquhart, o objetivo agora é encurtar o tempo de desenvolvimento para algo entre três e quatro anos por jogo.
Avowed e The Outer Worlds 2 ficaram mais de seis anos em produção
Urquhart destacou que Avowed e The Outer Worlds 2 passaram de seis anos em desenvolvimento, o que aumentou custos e também elevou expectativas financeiras em torno dos projetos. Esse tipo de cronograma, segundo ele, se tornou um dos pontos que a Obsidian quer evitar daqui para frente.
A ideia é simples: menos tempo em produção significa mais controle de orçamento, menos desgaste de equipe e uma janela mais realista para planejar lançamentos.
Avowed começou como “Skyrim + Destiny” e perdeu multiplayer no caminho
A entrevista também revela como Avowed mudou drasticamente ao longo dos anos. Durante as conversas para venda da Obsidian à Microsoft, os executivos do estúdio montaram uma apresentação do conceito do jogo, descrito como uma mistura ambiciosa entre The Elder Scrolls V: Skyrim e Destiny.

O plano original incluía um mundo de fantasia gigantesco, com jogadores enfrentando monstros em conjunto. Josh Sawyer, diretor de design do estúdio, disse que a primeira reação ao ver a proposta foi de dúvida total.
“Meu pensamento quando vi aquilo pela primeira vez foi: ‘não acho que exista uma equipe no planeta que consiga executar isso’”, afirmou Sawyer.
Com o tempo, a Obsidian reduziu o escopo. O multiplayer foi removido dois anos depois, e o projeto ainda passou por troca de direção cerca de um ano depois disso. No fim, Avowed chegou ao mercado após quase sete anos de desenvolvimento.
Sem The Outer Worlds 3, mas com planos para continuar o universo de Avowed
Apesar do foco em The Outer Worlds 2, o estúdio não está trabalhando em um terceiro jogo da franquia no momento. Por outro lado, a Obsidian já planeja seguir explorando o universo de Avowed em projetos futuros, indicando que a nova IP deve continuar relevante dentro do portfólio do Xbox.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.


















