Um processo judicial de longa duração que contesta a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, avaliada em US$71 bilhões, ganhou um novo e controverso capítulo com a resposta formal do ex-CEO da empresa, Bobby Kotick. As informações foram reveladas em um relatório do Game File, que teve acesso a novos documentos do caso.
A ação foi movida no fim de 2022 pelo fundo de pensão sueco Sjunde AP-Fonden (AP7), no Tribunal de Chancelaria de Delaware. O processo acusa Kotick de ter acelerado a venda da Activision Blizzard em 2021, quando as negociações com o Xbox começaram, como forma de evitar as consequências dos escândalos de má conduta sexual que envolviam a companhia naquele período.
O fundo busca transformar a ação em um processo coletivo, reivindica pagamentos adicionais aos acionistas e chega a pedir a invalidação do acordo. Xbox, Activision Blizzard e o antigo conselho de administração da empresa — incluindo Kotick — figuram como réus.
Em um novo documento judicial protocolado em dezembro e tornado público nesta semana, Kotick e seus advogados apresentam uma resposta formal às acusações. No texto, o executivo nega as alegações, defende sua gestão à frente da publicadora, e tenta redirecionar a responsabilidade tanto pelos escândalos internos quanto pelos impactos negativos à reputação da empresa.

Segundo o relatório do Game File, Kotick também menciona dificuldades recentes enfrentadas pela principal franquia da Activision, Call of Duty. Ele argumenta que o desempenho da franquia caiu 60% em relação a 2024 por conta da concorrência, principalmente de jogos como o Battlefield 6, da EA.
Além disso, Kotick sugere que, por trás do processo, estaria outro grande grupo da indústria: o Embracer Group, conglomerado responsável por franquias como Tomb Raider, Dead Island e detentor dos direitos de O Senhor dos Anéis. Ele aponta a empresa como uma possível beneficiária indireta da ação judicial.
Confira o que disse Kotick sobre o processo entre a Embracer e a Activision Blizzard:
“Este processo em Delaware aparentemente teve como objetivo ajudar a pavimentar o caminho para que a Embracer aumentasse sua presença no mercado da Califórnia às custas da Activision, tornando mais difícil para a empresa recrutar talentos e expandir por meio de fusões e aquisições, algo do qual a Activision historicamente dependia para crescer.”
A Embracer reagiu rapidamente às acusações e negou qualquer envolvimento. Em declaração ao Game File, a empresa afirmou que “talvez seja difícil para o Sr. Kotick aceitar, mas não precisávamos — e não precisamos — de qualquer ajuda de um fundo de pensão sueco para competir com a Activision”.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

















