Dados recentes da Circana revelam uma queda significativa nas vendas de consoles em todo o mundo. Não se trata apenas do Xbox, as vendas de PlayStation e Nintendo também caíram consideravelmente em comparação com o ano anterior.
A Circana, empresa especializada em análise de mercado, reportou que as vendas totais de consoles diminuíram devido a fatores como o aumento dos preços, a demanda mais fraca e a inflação global. Os Xbox Series X/S enfrentaram uma queda de 70% em relação ao mesmo período do ano passado, assim como o PlayStation 5, com 40% de queda, e o Nintendo Switch 1 e 2, com 10% de queda.
Fatores que contribuem para a queda
Os preços mais altos dos consoles e jogos impulsionaram essa tendência negativa. Além disso, a demanda enfraqueceu porque muitos jogadores optam por plataformas alternativas, como PCs e jogos mobile, que oferecem opções mais acessíveis. Relatórios mais recentes da Circana indicam que essa situação pode piorar nos próximos meses.

No total, foram gastos US$4 bilhões em consoles e acessórios. Apenas em consoles, foram gastos apenas US$695 milhões, com 1,6 milhão de unidades vendidas apenas nos EUA, que é o principal mercado.
Este ano está sendo comparado com o de 1995, que foi um dos piores para os jogos. E podemos esperar que a situação piore ainda mais com novos aumentos de preços em consoles, afetados principalmente pelo encarecimento de componentes necessários como as memórias RAM e de armazenamento, que estão sendo usadas em peso na IA.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.



















