Um novo relatório do site Windows Central compartilhou mais novidades em torno do console de próxima geração do Xbox, que vem sendo sugerido há meses.
De acordo com o site, que possui fontes “confiáveis” dentro da Microsoft, o console de próxima geração do Xbox terá uma interface tradicional encontrada em atuais dispositivos. Entretanto, a integração com o Windows, que pode ser o seu grande diferencial para seu novo hardware, ainda existirá, e você poderá instalar lojas de terceiros e outros apps.
Porém, caso deseje, você não precisará sair da “experiência tradicional do console“, apenas deixando o Windows “de lado” (embora seja necessário deixar a interface para lojas de terceiros). Esta solução é encontrada no console portátil do Xbox em parceria com a Asus, que possui uma versão modificada do Windows mas que inicia uma interface de console ao invés de pular diretamente para o sistema operacional.

Também será possível executar jogos do PlayStation que estão disponíveis no PC, bem como outros títulos exclusivos para teclado e mouse como League of Legends e World of Warcraft. E a retrocompatibilidade? Bom, ela ainda continuará a ser suportada, e você poderá jogar seus jogos do Xbox Series X|S e Xbox One sem restrições, com os jogos do Xbox 360 e Xbox dependendo da compatibilidade (ou seja, os jogos que estão na lista oficial).
Em outro trecho do relatório, o site confirmou que o próximo Xbox terá vários recursos de IA para upscaling de imagem e geração de quadros. Estes recursos poderão ser adicionados em jogos do Xbox Series X|S no novo console, algo parecido com o atual FPS Boost, disponível em alguns jogos selecionados do Xbox One.
O Smart Delivery e o Xbox Play Anywhere ainda terão seus grandes papéis na próxima geração. Também é esperado que a integração com o Windows e Xbox traga soluções para recursos existentes no PC, como o processo de compilação de shaders e atualização de drivers, permitindo uma experiência mais limpa.

Mas isso não é tudo para o próximo console!
O relatório também apontou que o atual plano do Xbox é de não cobrar para jogos online, algo parecido com o PlayStation 3. Esta solução seria usada para que os jogadores não se vissem obrigados a usar lojas de terceiros, que não cobram uma assinatura para títulos multiplayer.
Também é esperado que o PC Game Pass seja renomeado, já que o próximo console do Xbox será uma espécie de PC. Por fim, é esperado que o Xbox volte a trabalhar em seu console portátil 100% próprio, que teoricamente havia sido “engavetado”.
Preço e lançamento
O relatório termina afirmando que as atuais parcerias firmadas com a AMD e fornecedores de silício permitirão que o próximo Xbox seja mais barato que um PC do mesmo nível. Porém, é esperado que ele seja mais caro que um PlayStation 6, por exemplo, mas a diferença poderá ser abatida com recursos como lojas de terceiros que poderão fornecer jogos mais baratos que o Xbox.
É esperado que o dispositivo seja lançado em algum momento de 2027, diferentemente de rumores que apontavam para um lançamento em 2026. Vale lembrar que Sarah Bond, a presidente do Xbox, já havia confirmado que o próximo console será uma experiência premium de alta qualidade, clique aqui para ler.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.
















