Um relatório da Bloomberg destacou como a Microsoft está pressionando sua divisão de jogos, o Xbox, a ter altas margens de lucro.
De acordo com o relatório da Bloomberg, a Microsoft definiu que o Xbox tenha uma margem de lucro de 30%, um valor extremamente alto em comparação com o padrão da indústria, que gira entre 17% e 22%. Como era de se esperar, parte por trás da pressão da empresa-mãe se dá por conta da aquisição da Activision Blizzard, que custou US$75 bilhões.
Além disso, o relatório também afirmou que os estúdios do Xbox não possuíam metas de lucro, com elas sendo introduzidas na primavera de 2023 pela CFO da Microsoft, Amy Hood. A introdução das margens condizem com o lançamento de jogos do Xbox em outras plataformas, fechamento de estúdios e cancelamento de projetos “problemáticos”.
Um porta-voz da Microsoft comentou sobre o assunto, embora não tenha tocado diretamente no assunto principal. Confira:
“Olhamos para o negócio como um todo, equilibrando criatividade, inovação e sustentabilidade em um portfólio diversificado de ofertas. Como acontece com qualquer negócio criativo, às vezes é necessário tomar decisões difíceis e parar de trabalhar em coisas que não estão mais funcionando por vários motivos, e transferir recursos para os projetos que estão mais alinhados com nossa direção e prioridades.”
Mais recentemente, o Xbox aumentou de forma abrupta o preço da sua principal assinatura, o Game Pass Ultimate, o que descontentou muitas pessoas. Além disso, vários jogos foram cancelados, como o Everwild e o aguardado Perfect Dark, o que deixou alguns fãs tristes. E aí, o que achou dos requisitos de margem de lucro do Xbox? Conta para gente nos comentários!
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.