O Xbox confirmou que o Jump Space chegará nos consoles Xbox Series X|S e Xbox One amanhã (19) em game preview.
Confira mais detalhes do título:
Existe um tipo especial de empolgação que você sente com um bom jogo em Acesso Antecipado – não é só “isso é divertido”, é também um “imagine o quanto isso pode ficar ainda mais divertido”. Jump Space se encaixa perfeitamente nesses critérios.
Inspirando-se em uma mistura de influências que vão desde Sea of Thieves, Left 4 Dead, Helldivers 2, FTL e até um toque da gestão de inventário de Resident Evil, Jump Space se destaca como um jogo com identidade própria, uma sequência de missões cheias de ação em que você e seus amigos precisam lidar com objetivos e necessidades que mudam o tempo todo.

Em cada rodada, você vai montar uma equipe em um hub (usando a nave espacial pessoal do líder do grupo), se equipar e escolher juntos uma missão, mas o importante aqui é que o objetivo principal serve como meta final, não como o único foco da jogada.
Cada missão gera praticamente um mapa roguelike de pontos de parada ao longo do caminho. O nome, Jump Space, já dá a dica: você vai levar sua nave em uma série de viagens mais rápidas que a luz pela galáxia até alcançar sua missão.
Cada parada pode trazer inimigos para enfrentar, recursos para coletar ou segredos para descobrir. Seu objetivo é ficar o mais forte possível (e sofrer o mínimo de dano) antes de chegar ao destino final. Mas é no meio da ação que Jump Space mostra até onde pode chegar.

Mesmo a nave inicial mais básica vem com várias estações para lidar. Sua equipe vai precisar de um piloto, um atirador, alguém para cuidar da engenharia (cada sistema e melhoria da nave é um objeto físico e precisa ser conectado à rede de energia para funcionar) e, muitas vezes, alguém simplesmente para combater invasores. Alternar entre esses papéis é totalmente intuitivo – ao sentar no banco do piloto, você muda para a visão da nave; ao sair dele, você volta para a ponte.
Ainda mais impressionante é que você não fica preso à sua nave – pode ir até uma escotilha (ou, ainda mais divertido, um tubo de ejeção) e entrar no espaço profundo a qualquer momento.
Talvez você tenha recebido um alerta de que minas foram anexadas ao casco? Saia da nave, magnetize suas botas no exterior e comece a limpar. Enfrentando uma nave com a qual não consegue lidar em um combate direto? Estacione atrás de um asteroide e dispare para fora, usando seus jetpacks para embarcar e sabotar por dentro.

Inspirados por Left 4 Dead, os desenvolvedores Keepsake Games criaram um “Diretor de IA” que ajusta os parâmetros conforme você avança em cada mini missão: se estiver tendo dificuldades, ele pode aliviar um pouco, e se estiver passando fácil pelas áreas, pode enviar uma armada para testar suas habilidades.
Isso significa que até tarefas que parecem simples podem se transformar em sequências malucas de ação – você para em um campo de asteroides, usando o scanner da nave para localizar recursos (a moeda do jogo serve não apenas para comprar coisas, mas para criar itens e fazer reparos, então você precisa acumulá-la constantemente), mas descobre que há torres automáticas espalhadas pela área.
De repente, todos estão voando ao mesmo tempo para encontrar um lugar seguro, tentando apagar incêndios no sistema de ventilação, saindo para coletar os recursos e destruindo torres pelo caminho. E isso antes mesmo de chegar à missão principal que trouxeram você até aqui.
Na minha demonstração do jogo, tínhamos recebido a tarefa de apoiar uma nave aliada sob ataque. Só que não bastava enfrentar outras naves, era preciso resistir a uma onda de inimigos, sair da nave em direção a uma série de instalações industriais, lutar contra robôs em combates tensos de FPS, desativar os sistemas deles e depois voltar correndo para a nave para lidar com novas ameaças que apareciam em outros pontos.
Simplesmente não há tempo livre, tornando cada partida uma sucessão de reações cheias de adrenalina a qualquer novo problema que precise ser resolvido.

E quando você finalmente consegue um momento de respiro, completando sua missão e voltando para casa a toda velocidade, suas recompensas podem ser usadas para desbloquear novas melhorias, novas armas, novos equipamentos e até naves completamente novas, cada uma delas te chamando de volta ao espaço para experimentar.
Mesmo em sua forma mais inicial, esse é um ciclo de jogo que te faz querer jogar só mais uma vez – sem contar que abre tantas possibilidades para a Keepsake adicionar ainda mais ideias ao jogo.
Tenho a sensação de que voltarei várias vezes para ver o que há de novo.