Em uma entrevista para o site GamesIndustry.biz, Shawn Layden, ex-chefe do PlayStation, deu uma declaração polêmica sobre o Game Pass.
Na entrevista, Layden afirmou que o Xbox Game Pass transforma os desenvolvedores em “escravizados assalariados“, já que o serviço “não gera valor” nos jogos lançados nele. Em outro trecho da entrevista, o ex-chefe do PlayStation afirmou que o Xbox é capaz de criar jogos que são lucrativos para o serviço, embora isso “não seja saudável” para o desenvolvedor. Confira o que ele disse:
“Há muitos debates acontecendo. O Game Pass é lucrativo? O Game Pass não é lucrativo? O que isso significa? Essa não é realmente a pergunta certa a se fazer de qualquer maneira.
Você pode fazer todos os tipos de jogos para qualquer tipo de serviço corporativo e torná-lo lucrativo, se você quiser. Você tira custos suficientes e diz que está fora do balanço patrimonial e diz: ‘oh, olhe, é lucrativo agora’. O verdadeiro problema para mim em coisas como o Game Pass é: é saudável para o desenvolvedor? Sob o modelo de assinatura, o desenvolvedor se torna essencialmente um ‘escravo assalariado’. Não acho que seja realmente inspirador para os desenvolvedores de jogos.”
Vale lembrar que o PlayStation também tem uma assinatura parecida com o Xbox Game Pass, o PlayStation Plus. Entretanto, embora dividido em diversos níveis como no serviço do Xbox, a assinatura da Sony é mais cara e oferece menos benefícios, como o não-lançamento de jogos first-party em day-one.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.