back to top

Confira o memorando que Todd Howard enviou aos funcionários da Bethesda e Xbox

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Com o lançamento iminente do aguardadíssimo Starfield, Todd Howard, chefe da Bethesda, compartilhou um memorando aos funcionários do estúdio, Xbox e da Microsoft.

No memorando, Howard comentou sobre o processo de desenvolvimento do Starfield, começando com a apresentação do escopo ao seu superior da ZeniMax, pandemia, aquisição pelo Xbox e mais. Confira o documento na íntegra:

Bati na porta de Robert Altman [ex-CEO da ZeniMax]. ‘Tem alguns minutos?’ ‘Com certeza’, ele respondeu. Era o início de 2013, estávamos desenvolvendo o Fallout 4, e o Skyrim ainda desfrutava de um enorme sucesso. Eu estava lá para apresentar a ele nosso próximo jogo. Não seria uma sequência de nossos jogos atuais (ele parecia preocupado), mas um grande RPG espacial e nossa primeira nova IP em mais de 25 anos (pareceu curioso). Ele mergulharia na criação e na busca por nosso lugar no universo (um brilho nos olhos). Você exploraria a galáxia de maneiras que apenas os videogames podem proporcionar. E se chamaria – Starfield. ‘Parece fantástico’, ele disse.

Robert seria o primeiro a acreditar em nós, não importando a situação. Nosso caminho para criar o Starfield seria longo e sinuoso, onde fizemos outros jogos ao longo do caminho (Fallout 4, Skyrim SE, Fallout Shelter, Skyrim VR, Fallout 76, Skyrim novamente…). O desenvolvimento principal de 2020 a 2023 viu enormes mudanças em nossas vidas. Uma pandemia global, a passagem de Robert e a integração com a Xbox.

É incrível estar no momento em que o Starfield finalmente será lançado esta semana. Ele só existe porque todos os outros também acreditaram. Fomos apoiados por décadas por todos na ZeniMax, todos fazendo o melhor trabalho de suas vidas. Agradecimentos especiais às nossas equipes de publicação, que buscaram criar não apenas mais um lançamento, mas algo que cativaria as mentes e inspiraria jogadores em todo o mundo. E aos nossos parceiros em QA que tiveram a difícil tarefa de testar um jogo onde qualquer coisa pode (e vai) acontecer. E obrigado a Jamie Leder e nossas equipes de Administração/Recursos Humanos, que apoiaram todos nós durante os anos mais desafiadores que já enfrentamos.

E, é claro, há o Phil Spencer. Seu apoio a cada jogo e a cada jogador tem sido firme e inabalável. Entrar para a Xbox nos aproximou de tantas pessoas com as quais trabalhamos por mais de 20 anos. Não consigo imaginar um lugar melhor para criar jogos, onde a diversidade de estúdios, criadores e jogos tem permissão para florescer. Esse apoio veio de toda a equipe de liderança da Xbox e de todas as áreas de publicação e suporte ao desenvolvimento. Agradecimentos especiais aos magos da ATG, cujos feitiços e encantamentos ajudaram a tornar este nosso jogo com melhor desempenho.

O mais importante é a equipe com a qual trabalho na Bethesda Game Studios. É uma bênção incrível estar cercado por tantas pessoas talentosas e inspiradoras todos os dias. Momentos como este fazem você refletir. Alguns de nós estão juntos há décadas, outros se juntaram mais recentemente, mas todos têm a mesma paixão. Não poderia estar mais orgulhoso de sua dedicação contínua para criar algo verdadeiramente especial.

Por fim, um grande agradecimento a todos vocês, da família Xbox e Bethesda. Seu entusiasmo e encorajamento significaram o mundo para nós. Criar este jogo foi uma das experiências mais desafiadoras e emocionantes de nossas carreiras – uma jornada que nunca esqueceremos. E, à medida que chegamos ao final deste capítulo, o passamos para vocês. Cada um de vocês está recebendo o jogo com Acesso Antecipado e pode começar a jogar nesta sexta-feira, 1º de setembro, mas, como é um horário global, vocês podem realmente jogar na quinta-feira à noite (Obrigado, Nova Zelândia!).

Esperamos que vocês tenham a chance de jogar e que sua jornada seja tão recompensadora quanto a nossa.

Com os melhores cumprimentos,

Todd.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,696SeguidoresSeguir
95,200InscritosInscrever

LEIA MAIS

gta online

Rockstar já cogitou GTA em Tóquio, Istambul e no Rio de Janeiro, afirma ex-funcionário

Em uma entrevista para o GamesHub, Obbe Vermeij, ex-funcionário da Rockstar Games, comentou sobre as possíveis cidades que receberiam jogos da franquia GTA. De acordo...
Call of Duty

Versão de Switch 2 do Call of Duty está cada vez mais próxima, afirma...

De acordo com o jornalista Jez Corden, do Windows Central, o Call of Duty está cada vez mais próximo de chegar no Nintendo Switch. Segundo...
Call of Duty: Modern Warfare III

Criador da franquia Call of Duty, Vince Zampella, morre em acidente de carro

Uma notícia avassaladora pegou a indústria de jogos de surpresa: a morte do criador da franquia Call of Duty, Vince Zampella. De acordo com a...
Parece que a Microsoft está pressionando o Xbox por mais lucros!

Microsoft garante que não está cobrando margem de 30% do Xbox

Há poucos meses, um relatório da Bloomberg sugeriu que a Microsoft estaria pressionando um Xbox por um crescimento de 30% por ano, uma meta...
Um veterano da Blizzard está deixando o estúdio!

Presidente da Blizzard diz que estúdio se sente “valorizado” com a Microsoft

Em uma entrevista para a Bloomberg, Johanna Faries, a presidente da Blizzard, comentou sobre como o estúdio se sente após a aquisição pelo Xbox. Na...
Gears of War E-Day não será lançado no PlayStation!

The Coalition afirma que Gears of War E-Day é o jogo mais ambicioso da...

Como parte de uma mensagem de fim de ano, a The Coalition comentou mais detalhes em torno do aguardadíssimo Gears of War E-Day. Na mensagem,...
Two Point Museum: Zooseum | Central Xbox

Two Point Museum: Zooseum

Quando o museu vira zoológico — e o caos fica ainda mais divertido! Depois de explorar fósseis, artefatos históricos e exposições absurdamente criativas, Two Point...
Ark 2 Game Pass

Ark 2 chega apenas em 2028, afirma estúdio

Em um artigo para a Epic Games, Jeremy Stieglitz, da Studio Wildcard, comentou sobre o lançamento do aguardado Ark 2 no Game Pass. De acordo...