Ontem (19), a Sony pegou todos de surpresa ao confirmar o fechamento da Bluepoint, responsável por jogos recentes como Shadow of the Colossus e Demon’s Souls, exclusivos do PlayStation.
A Bluepoint, que estava trabalhando em um novo jogo live-service do God of War, havia sido adquirido pela PlayStation em 2021, o que agradou os fãs da marca por ser responsável por dois ótimos remakes, deixando-a sob o selo PlayStation Studios até o seu fim neste ano. O fechamento levou muitos a se expressarem nas redes sociais, incluindo o criador da franquia God of War.
Em uma publicação no seu perfil oficial no X, David Jaffe sugeriu que o Xbox, mais especificamente Phil Spencer, adquirisse a Bluepoint ou recrutasse seus funcionários para que eles pudessem trabalhar em remakes de vários jogos clássicos da marca. A “sugestão” foi feita através de uma simulação de uma chamada telefônica, confira:
RING! RING! @bluepointgames Uhh…yeah? Hello? @XboxP3 Hey man, it’s Phil. Phil Spencer. Form a new team and we’ll fund a game for y’all. Original or a remake of one of our IPs.
tldr: This isn’t hard. Do NOT let this amazing team splinter.
— David Jaffe (@davidscottjaffe) February 19, 2026
“TRIM! TRIM!
Bluepoint Games: uhh…sim? Alô?
XboxP3: E aí, cara, é o Phil. Phil Spencer. Formem uma nova equipe e a gente financia um jogo pra vocês. Original ou um remake de uma das nossas franquias.
Resumindo: Não é difícil. NÃO deixe que esta equipe incrível se fragmente.“
A Bluepoint já trabalhou com o Xbox anteriormente
Você pode não saber, mas a Bluepoint já trabalhou com o Xbox anteriormente, já que ela foi responsável por fazer o port para o Xbox 360 do primeiro Titanfall, que é um jogo exclusivo da marca.
Mas a situação também não é tão favorável no Xbox
Embora possa soar como uma boa compra, o Xbox também fechou vários estúdios recentemente, incluindo premiados como a Tango Gameworks, fundada pelo criador da franquia Resident Evil mas que foi recentemente ressuscitada pela Krafton, e estúdios menores como Arkane Austin.
Além disso, o Xbox também cortou o desenvolvimento de vários jogos, como uma nova IP multiplayer da ZeniMax Online e o reboot do Perfect Dark e seu estúdio responsável, a The Initiative.
Porém, mesmo com todos esses empecilhos, seria bom ver um estúdio como a Bluepoint (ou seus funcionários) sob o guarda-chuvas do Xbox.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.


















