O novo Fable não será uma continuação direta da trilogia original. Em entrevista ao GamesRadar+, o gerente geral da Playground Games, Ralph Fulton, explicou que o estúdio optou por um reboot completo da franquia para colocar sua própria identidade no projeto.
“Tentar fazer um Fable 4 seria inautêntico para nós”, disse Fulton. “Nós não somos a Lionhead. Sentimos que precisávamos reiniciar a franquia e colocar a nossa própria marca nela. Este tinha que ser o Fable da Playground.”
Apesar disso, alguns pilares da série foram tratados como inegociáveis. Um deles é a vida dos NPCs, que sempre foi uma marca registrada da franquia. Fulton afirma que o estúdio decidiu desde o início que todos os personagens deveriam ser abordáveis: “Dissemos desde o começo que queríamos poder falar com qualquer NPC, e sabíamos que queríamos que todos eles fossem persistentes.”
Diferente dos jogos antigos, que usavam gestos para interações, o novo Fable trará conversas totalmente dubladas. “Nos jogos originais, você falava com os NPCs por meio de gestos. Queríamos fazer isso em conversas completamente dubladas desta vez”, explicou Fulton.

Cada NPC também terá uma rotina diária completa. Segundo ele, se o jogador quiser, poderá acompanhar um personagem durante um dia inteiro: “Se você tiver vontade, pode seguir um NPC o dia todo, e ele vai autonomamente fazer as coisas que faz todos os dias.”
Isso inclui acordar, ir ao trabalho, ter tempo livre, voltar para casa e dormir. Fulton destacou que isso impactou até o design dos cenários: “Quando você ouve isso, como desenvolvedor, começa a pensar: ‘ok, então todo NPC precisa de uma cama’. E aí você conversa com o time de arte do ambiente, e eles dizem: ‘eles precisam do quê agora?’.”

Também será possível interagir de diversas formas com os NPCs do Fable
Outro elemento clássico que retorna é a interação profunda com os moradores. O jogador poderá conversar, namorar, casar, se divorciar, ter filhos, contratar e demitir NPCs.
“Você pode falar com eles, pode namorá-los, casar, se divorciar ou ser divorciado por eles. Pode ter filhos com eles. Pode contratá-los. Pode demiti-los”, afirmou Fulton. “Os NPCs são quase um jogo dentro do jogo, mas eles são uma parte única e fundamental de Fable.”
O mundo também será mais aberto do que nunca. Fulton confirmou que será possível entrar em qualquer prédio, comprar casas e morar nelas: “Você pode entrar em qualquer prédio, qualquer casa que encontrar. Você pode comprar essa casa, pode morar nela. Isso era uma daquelas exigências que trouxemos dos jogos originais.”
Com o tempo, o jogador também passará a conhecer melhor os moradores de cada região: “A ideia é que você possa, de uma forma bem ‘gamey’, conhecer os personagens. Você aprende os nomes das pessoas, descobre o que elas gostam, suas personalidades, onde trabalham. E pode afetar tudo isso também.”
No fim das contas, o novo Fable busca equilibrar nostalgia e ambição. A Playground quer manter aquilo que tornou a franquia especial, mas elevar tudo a um novo patamar técnico e narrativo, criando uma Albion mais viva, mais reativa e mais profunda do que nunca.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

















