back to top

Kiln é o novo jogo da Double Fine

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Durante o Xbox Developer Direct de hoje (22), a Double Fine, do Xbox Game Studios, revelou o seu mais novo jogo, o Kiln.

Confira todos os detalhes do Kiln, novo jogo da Double Fine:

Moldar um jogo é muito parecido com dar vida a uma peça de cerâmica a partir de um pedaço de argila. É preciso ter agilidade para manter a forma até o processo de queima, preservando sua visão, o que exige uma enorme dose de paciência, pois um deslize pode fazer tudo desmoronar. Porém, com persistência, criatividade e muita dedicação, belas obras de arte podem sair do forno.

Agora, Kiln chega para complementar minha metáfora, trazendo uma combinação única de criação de cerâmica e pancadaria multiplayer em clima de festa, tudo envolto na magia inconfundível da Double Fine.

Revelado durante o último Developer_Direct, onde conhecemos a equipe por trás do jogo, você joga como um pequeno espírito encarregado de criar e habitar vasos de todos os tamanhos e formatos, antes de mergulhar em arenas de batalha multiplayer por equipes contra as criações de argila de outros jogadores.

Criar seu próprio vaso não é apenas uma atividade secundária agradável – você está literalmente moldando seu vaso do zero, e suas escolhas influenciam diretamente como seu personagem joga.

Em conversa com o líder do projeto, Derek Brand, são essas criações de cerâmica personalizadas que ajudam a trazer os elementos únicos de Kiln à vida. A equipe trabalhou intensamente para equilibrar a sensação de fazer tudo por conta própria com uma acessibilidade que permite que você entre no jogo sentindo que fez o vaso ideal para a função certa.

Fazer vasos na vida real é realmente difícil”, explica Brand. “É preciso muita prática, e você pode melhorar com o tempo, mas não é algo fácil de começar. Queríamos que a fabricação de vasos fosse super simples e acessível – basta um botão e o controle analógico – e você pode criar qualquer tipo de formato que quiser. Queríamos que as pessoas sentissem imediatamente que são mestres nessa arte.

Na minha experiência com uma versão inicial do jogo, achei o aspecto de criação de cerâmica incrivelmente acessível, exatamente como Brand pretendia. Jogar um pedaço de argila na roda e depois passar de forma fluida para a etapa de modelagem parecia muito natural.

Ao mover o analógico para cima e para baixo ao longo da lateral da argila girando, não demorou para eu pegar o jeito. Curtos e arredondados, altos e finos, ou um pouco dos dois — as ferramentas estavam lá para criar qualquer formato de vaso que eu quisesse.

Definir qual formato você vai fazer começa pela quantidade de argila que deseja usar — pequena, média ou grande. Essa é a sua primeira grande decisão: você quer ser um vasinho rápido, mais equilibrado ou enorme e resistente?

Dentro de cada uma dessas “categorias de peso” existem oito formatos que você pode criar na roda, como garrafas, copos e tigelas para carregar água durante as batalhas (a água é um elemento muito importante no lado competitivo de Kiln, mas falaremos mais sobre isso depois).

Cada formato que você cria tem seu próprio golpe especial, ataque básico e ataque aéreo – me disseram que são 24 ataques especiais no total no jogo, e todos são inspirados na funcionalidade dos seus formatos.

Por exemplo, um pratinho que parece um disco de hóquei pode fazer uma jogada especial que ricocheteia em vários inimigos. Para vasos em forma de copo, há um ataque em área que dispara pipoca. Ou, se você fizer um cilindro grande, ele pode virar um martelo enorme que bate e destrói os inimigos.

A parte da cerâmica foi feita para atrair pessoas que talvez não queiram entrar direto em um jogo multiplayer”, acrescenta Brand. “Alguns só querem experimentar fazer vasos. E se pudermos, vamos levando essas pessoas aos poucos para o ‘agora quero usar esse vaso para dar pancada’. Não queremos que a transição entre essas duas coisas seja brusca.

Algo que precisei considerar ao moldar meus vasos é que minha capacidade de água e minha vida são inversamente proporcionais – quanto maior a capacidade, menor a vida. Isso me fez pensar no futuro dos meus times e garantir que haja pelo menos alguma variedade – lutadores magros, carregadores grandes e um meio-termo – que eu possa levar para a batalha.

Por fim, vem a personalização, onde você pode escolher entre diversos esmaltes, alças, padrões e até adesivos para realmente tornar essa pequena criação única (eu coloquei um adesivo de pizza no meu).

Depois que tudo isso está definido, o vaso vai para o fogo para solidificar sua forma final – então ele segue para The Wedge, o centro social do jogo, que é esse cantinho do domínio da deusa Celadon.

The Wedge tem muito a oferecer para um novo jogador que acabou de sair do estúdio de cerâmica. Há um dojo onde os vasos podem treinar, praticar contra bonecos e testar golpes especiais.

Você pode encontrar outros vasos que jogadores deixaram em exposição (e que você pode entrar e “reivindicar” para usar em batalha). Também existe a loja do jogo, comandada pelo cachorro e companheiro da Celadon, Slip. Ele pega várias coisas divertidas que encontra pelo universo, como máquinas de fliperama, microfones antigos, Excalibur, e coloca tudo à venda como adesivos e enfeites para decorar seus vasos – você ganha créditos participando das partidas, que pode gastar em itens de personalização aqui.

E tem também o Potty, que gosta de ser destruído. Pense nele como um saco de pancadas para você treinar alguns de seus golpes. Ele não é especialista em combate, mas é um ajudante que quer contribuir o máximo possível. Se você encontrá-lo e destruí-lo no Lobby – ele está em um lugar diferente todos os dias – ele te dará recompensas únicas.

Brincando em The Wedge, achei tudo extremamente divertido e aberto. É possível encontrar bolas de futebol para chutar, pular dentro de vasos vazios ou tentar empilhá-los. Tudo parece pensado para incentivar o jogo coletivo e promover uma forma de comunicação mais física e menos verbal entre os jogadores – e, segundo Brand me contou, esse era mesmo o objetivo do design.

Temos uma roda de comunicação onde você pode fazer coisas como colocar um pequeno coração acima da cabeça. Então, se você realmente gostar do vaso de alguém, pode dizer ‘eu amo isso’. Também dá para dançar. Queríamos simplificar ao máximo essas interações, deixando só ‘gostei disso’ ou ‘vamos curtir juntos’. Você também pode fazer todas as interações que acontecem durante uma partida. Ou seja, você pode rolar, se jogar, se mexer e brincar com os outros. E dependendo do tamanho e formato do seu vaso, essas interações podem ser muito divertidas.

Pulando para a parte de batalha de Kiln, joguei o modo Quench em vários mapas diferentes, nos quais dois times de quatro disputam para despejar água no grande forno dos adversários.

Os mapas eram únicos e variados, cada um com seus próprios obstáculos para superar enquanto você tenta transportar água dentro do seu vaso de uma ponta à outra do mapa.

Nunca pareceu realmente necessário se comunicar verbalmente – todo mundo nas minhas partidas parecia entender o que precisava ser feito: carregar água, apagar o forno e proteger nossa base. E se você precisar mudar de estratégia na hora (por exemplo, se tem muitos carregadores e precisa trazer mais força), dá para fazer isso antes de renascer, escolhendo outro vaso da sua prateleira.

As estratégias podem variar de acordo com o mapa, mas é nisso que a jogabilidade central desse modo se resume.

Quando pensamos sobre o mundo, queríamos realmente incorporar esse elemento de uma tecnologia e forma de arte antiga que existe há muito tempo; queríamos realmente apostar nisso”, diz Brand.

Você começa nesse mundo de Celadon; ela é uma deusa da criação e da destruição. Ela representa ambas as coisas. E você é esse pequeno espírito, esse pequeno sprite flutuante sem corpo. Mas, dentro desse mundo, existem outros deuses que não estão por perto, mas têm essas pequenas ilhas flutuantes de seus antigos domínios, e cada mapa é baseado em deuses da Grécia Antiga ou do Egito Antigo”.

Durante minha sessão de jogo, um dos meus mapas favoritos para batalhar foi a sala de Athena, que tinha vários corredores estreitos para contornar, assim como esponjas estrategicamente posicionadas onde você podia jogar água para criar uma parede temporária e dificultar a passagem do adversário.

Em mais de uma ocasião, consegui interceptar o outro time com sucesso, bloqueando o acesso ao nosso forno e garantindo alguns segundos preciosos para minha equipe levar água até a base inimiga.

Nós demos aos deuses antigos personalidades distintas. Por exemplo, Hermes tem um mapa ambientado em seu centro de entregas, onde pacotes estão sendo enviados o tempo todo e esteiras transportadoras vão e voltam lançando caixas que você precisa evitar. Já o mapa de Dionísio lembra uma Boogie Lounge, com uma pista de dança no centro – se você pisa em um dos quadrados, é forçado a dançar, o que cria um campo de batalha dinâmico em que alguns jogadores lutam enquanto outros acabam dançando”.

Brand me contou que a equipe está realmente focada em trazer variedade para cada mapa e menos nos modos de jogo no lançamento. “No pós-lançamento, queremos muito ouvir o que a comunidade acha, o que gostam, e ter esse diálogo. No lançamento, estamos apostando mesmo no modo Quench e na experiência do lobby. Vamos lançar com vários mapas – cada um tem uma mecânica de jogo única – e eles são bem diferentes entre si.”

Meu tempo com Kiln foi curto, mas eu realmente gostei da abordagem única que ele traz ao gênero de “party brawler” multiplayer. Poder criar completamente o seu próprio lutador, combinado com uma variedade de ataques, tornou todas as minhas batalhas envolventes e incrivelmente divertidas de participar.

Também existe uma forte camada estratégica por trás do charme do jogo, com uma grande variedade de ataques especiais, formatos de cerâmica para considerar e mapas únicos para dominar, o que nos dá muito para esperar quando o jogo for lançado daqui a poucos meses, como um título Xbox Play Anywhere e Otimizado para Portáteis no Xbox Series X|S, Xbox no PC, Xbox Cloud Gaming, PlayStation 5, Steam e disponível no Xbox Game Pass Ultimate.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,741SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever

LEIA MAIS

Durante o Xbox Developer Direct de hoje (22), a Playground Games revelou mais detalhes do seu primeiro RPG de ação e aventura, o Fable.

Fable chega no Xbox, PC e PS5 na primavera de 2026

Durante o Xbox Developer Direct de hoje (22), a Playground Games revelou mais detalhes do seu primeiro RPG de ação e aventura, o Fable. Confira...
Durante o Xbox Developer Direct, a desenvolvedora japonesa Game Freak revelou novos detalhes do Beast of Reincarnation.

Beast of Reincarnation ganha novos detalhes em evento do Xbox

Durante o Xbox Developer Direct, a desenvolvedora japonesa Game Freak revelou novos detalhes do Beast of Reincarnation. Confira mais detalhes do Beast of Reincarnation: Já se...
Durante o Xbox Developer Direct de hoje (22), a Playground Games, do Xbox Game Studios, revelou os primeiros detalhes do aguardadíssimo Forza Horizon 6.

LINDO! Playground revela primeiros detalhes do Forza Horizon 6

Durante o Xbox Developer Direct de hoje (22), a Playground Games, do Xbox Game Studios, revelou os primeiros detalhes do aguardadíssimo Forza Horizon 6. Confira...
dicas expedition 33

Expedition 33 bate de recorde de premiações de “Jogo do Ano”

Clair Obscur: Expedition 33 entrou oficialmente para a história ao se tornar o jogo mais premiado como Jogo do Ano de todos os tempos,...
Ubisoft responde a interrupções do servidor, promete "aviso prévio" antes do fechamento

Ubisoft quer usar mais IA em seus jogos

A Ubisoft anunciou uma ampla reestruturação interna que marca o início de uma “nova era” para a empresa. O plano prevê a divisão do...
Aproveite as novas promoções de desconto na loja do Xbox!

Free Play Days: Sherlock Holmes: Chapter One, South Park: Snow Day e mais

Chegou a lista de grandes títulos para jogar de graça neste fim de semana através do Free Play Days. Assinantes do Game Pass Ultimate,...
O Xbox compartilhou mais informações sobre a chegada do Call of Duty: Black Ops 7 no novíssimo Nintendo Switch 2.

Black Ops 7 dominou as vendas em dezembro, mas não desbancou o Battlefield 6

Mesmo mantendo liderança mensal em alguns períodos, Call of Duty: Black Ops 7 não conseguiu encerrar 2025 como o jogo mais vendido do ano...

Beyond Good and Evil 2 sobreviveu aos mais recentes cortes da Ubisoft

Mesmo após a recente reestruturação interna que levou ao cancelamento de diversos projetos, Beyond Good and Evil 2 segue vivo dentro da Ubisoft. Segundo...