Derek Strickland, jornalista do site TweakTown, publicou uma série de posts nas redes sociais apontando para mudanças profundas no futuro do Xbox. Segundo ele, a Microsoft estaria se preparando para revelar uma nova fase da marca, com anúncios que poderiam acontecer durante o 25º aniversário do Xbox.
Strickland afirma que “grandes mudanças estão chegando ao Xbox” e que, quando elas forem apresentadas, “a indústria de jogos como um todo pode nunca mais ser o mesmo”. Entre os principais pontos levantados por ele estão:
- Streaming em nuvem gratuito com anúncios
- Uma loja no app mobile do Xbox, vendendo jogos de console, PC e microtransações
- Unificação do Xbox com o Windows PC em um único dispositivo
De acordo com o jornalista, a Microsoft pode usar o marco dos 25 anos da marca para finalmente apresentar uma visão coesa para essa “nova era do Xbox”. Ele também especula que o streaming gratuito com anúncios poderia vir acompanhado de um controle próprio da Xbox, possivelmente chamado de Sebile, além de um dispositivo de nuvem nos moldes do que o Google tentou fazer com o Stadia.
Strickland ainda vai além e sugere que o próximo jogo de Hideo Kojima, OD, poderia ser um título pensado especificamente para a nuvem, explorando recursos como microfones embutidos no controle.

Conexões com vazamentos e rumores anteriores
Apesar de tudo isso ainda estar no campo da especulação, vários pontos citados por Strickland já apareceram em reportagens e vazamentos anteriores:
- A ideia de um Xbox híbrido entre console e PC já havia sido mencionada pelo insider Jez Corden, que relatou que a Microsoft trabalha em um dispositivo mais próximo de um “PC de sala de estar” com Windows e integração profunda com o ecossistema Xbox.
- A expansão do Xbox Cloud Gaming (xCloud), incluindo modelos mais acessíveis, também já foi tema de outros jornalistas, que apontaram para uma estratégia mais agressiva da Microsoft no streaming.
- A criação de uma loja mobile do Xbox se conecta diretamente ao movimento da Microsoft após a disputa com Apple e Google sobre lojas alternativas em smartphones, algo que Phil Spencer já confirmou publicamente que está nos planos da empresa.
- Por fim, a unificação de plataformas faz eco à estratégia multiplataforma que o Xbox vem adotando nos últimos anos, levando seus jogos para PC, nuvem e até consoles concorrentes.
Tudo ainda é especulação
É importante deixar claro que todas essas informações partem exclusivamente de Derek Strickland, e refletem sua leitura de bastidores, tendências de mercado e rumores já em circulação. A Microsoft não confirmou oficialmente nenhum desses pontos até o momento.
Ainda assim, o fato de vários desses elementos já terem sido mencionados por jornalistas como Jez Corden e veículos importantes dá mais peso à ideia de que o Xbox realmente caminha para uma transformação estrutural nos próximos anos.
Se essas previsões se concretizarem, o Xbox deixaria de ser apenas um console para se tornar, de vez, uma plataforma unificada entre PC, nuvem e dispositivos dedicados, com novos modelos de monetização e distribuição.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser. Porém
















