back to top

FTC apela de derrota antitruste contra Meta

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) anunciou hoje (20) que vai recorrer da decisão judicial que favoreceu a Meta no processo antitruste movido contra a empresa. O recurso será analisado pela Corte de Apelações do Distrito de Columbia e reabre um dos casos mais emblemáticos envolvendo o poder das big techs no mercado de redes sociais.

A ação original, julgada em novembro de 2025, havia sido decidida a favor da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. Na ocasião, o tribunal distrital de Washington entendeu que a FTC não conseguiu comprovar, de forma suficiente, que a empresa mantinha um monopólio ilegal no segmento de redes sociais pessoais.

Agora, a agência reguladora tenta reverter esse resultado. Segundo a FTC, as evidências apresentadas ao longo do julgamento mostram que, por mais de uma década, a Meta teria sustentado sua posição dominante por meio de práticas anticompetitivas — principalmente ao adquirir concorrentes que representavam ameaças reais ao seu negócio, como Instagram e WhatsApp.

Em comunicado oficial, o diretor do Bureau of Competition da FTC, Daniel Guarnera, reforçou a posição da agência. Ele afirmou que a economia dos Estados Unidos depende de um ambiente competitivo saudável e acusou a Meta de consolidar sua liderança não por mérito, mas ao comprar seus principais rivais. “A FTC continuará lutando neste caso histórico para garantir que a concorrência possa prosperar em todo o país, em benefício dos consumidores e das empresas americanas”, disse Guarnera.

Ficheiro:Meta Inc. logo.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Relembre o caso

O processo contra a Meta foi aberto ainda durante a década passada, quando reguladores passaram a questionar as aquisições do Instagram (em 2012) e do WhatsApp (em 2014). Na época, as compras foram aprovadas, mas anos depois a FTC passou a argumentar que essas operações eliminaram concorrentes em potencial e ajudaram a empresa a consolidar um monopólio no mercado de redes sociais pessoais.

A decisão de recorrer mostra que o governo dos EUA ainda não desistiu de enfrentar a Meta nos tribunais, em um momento em que cresce a pressão sobre grandes empresas de tecnologia por práticas anticompetitivas.

O paralelo com a Activision Blizzard

O movimento da FTC contra a Meta acontece em um contexto mais amplo de endurecimento da postura do órgão regulador contra aquisições bilionárias no setor de tecnologia e entretenimento digital. Um dos exemplos mais recentes foi a tentativa de barrar a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, uma das maiores transações da história da indústria de games.

Naquele caso, a FTC alegava que a aquisição poderia prejudicar a concorrência no mercado de consoles, serviços de assinatura e jogos em nuvem. Apesar disso, a Justiça acabou permitindo o fechamento do negócio em 2023, depois que a agência falhou em convencer os tribunais de que a fusão causaria danos irreparáveis ao mercado.

Assim como no caso da Meta, a derrota da FTC na disputa envolvendo a Activision Blizzard levantou questionamentos sobre a dificuldade do órgão em sustentar juridicamente suas ações antitruste contra gigantes da tecnologia.

A Microsoft alertou os investidores sobre o risco do FTC desfazer a aquisição da Activision Blizzard!

O que vem pela frente

Se a apelação contra a Meta prosperar, o caso pode ganhar novo fôlego e até abrir caminho para medidas mais duras, como a reversão das aquisições do Instagram e do WhatsApp. Ao mesmo tempo, a insistência da FTC em recorrer dessas derrotas judiciais sinaliza que a agência não pretende suavizar sua ofensiva contra grandes corporações.

Por enquanto, a Meta mantém a vitória obtida em 2025, mas o desfecho definitivo da disputa está longe de ser encerrado — e pode ter implicações importantes para futuras aquisições no setor, inclusive em áreas como games, streaming e redes sociais.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser. Porém

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,716SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever

LEIA MAIS

Blood West vende 200% mais na Steam após ficar grátis na Epic

Dar jogos grátis na Epic Games Store pode até parecer um tiro no pé para desenvolvedores, mas um caso recente mostrou exatamente o contrário...

OpenAI pode “quebrar” em 2027, sugerem relatórios

A OpenAI pode até parecer em ótima forma nos holofotes, mas por trás do crescimento acelerado da inteligência artificial existe um problema cada vez...

Xbox Game Pass em Janeiro de 2026: Lista Completa e Atualizada com Waves 1...

Janeiro de 2026 está sendo um mês importante pro Game Pass, com uma mistura perfeita de blockbusters, indies criativos e alguns Day One que...

007: First Light terá suporte para o Xbox Play Anywhere

A IO Interactive confirmou que 007: First Light será totalmente compatível com o Xbox Play Anywhere. A informação foi divulgada junto a um material...
Através do site oficial do Xbox, a Don't Nod finalmente revelou o mais novo jogo da franquia Life is Strange, o Reunion, com a Max e Chloe de volta.

Ele está aqui! Don’t Nod revela Life is Strange: Reunion, com Max e Chloe

Através do site oficial do Xbox, a Don't Nod finalmente revelou o mais novo jogo da franquia Life is Strange, o Reunion, com a Max...
Windows 11 atualização

Microsoft lança atualização de emergência para corrigir problemas no Windows 11

A Microsoft teve que correr para corrigir problemas graves causados pela primeira atualização do Windows 11 em 2026. O update trouxe falhas sérias que...
No YouTube, a publicadora No More Robots revelou um novo trailer do Little Rocket Lab, que chegará no Game Pass em outubro.

DOIS NOVOS JOGOS chegaram no Game Pass! – 20 de janeiro

Conforme revelado no começo do mês, dois novos jogos chegaram no Game Pass hoje (20 de janeiro), o serviço de jogos por assinatura do...

Sony confirma que está saindo do mercado de TVs para entrar em parceria com...

A Sony anunciou planos para desmembrar seu negócio de TVs e transferi-lo para uma nova joint venture com a TCL. As duas empresas assinaram...