Dar jogos grátis na Epic Games Store pode até parecer um tiro no pé para desenvolvedores, mas um caso recente mostrou exatamente o contrário — e com números bem claros.
Dave Oshry, mais conhecido online como Dave NewBlood, fundador e CEO da publisher independente New Blood Interactive (responsável por títulos como Ultrakill, Dusk e Faith), comentou nas redes sociais sobre o impacto da oferta gratuita de Blood West na Epic Games Store durante o período de festas.
Segundo ele, no mesmo dia em que Blood West ficou gratuito na EGS, o jogo vendeu cerca de 200% a mais no Steam. Em tom bem-humorado, Oshry escreveu que costumava achar que a Epic Games Store era um “buraco negro de marketing”, mas acabou descobrindo que deixar seu jogo grátis por lá funciona como publicidade direta para as vendas no Steam.
“Eu achava que a EGS era um buraco negro de marketing, mas acontece que ter seu jogo grátis na Epic é uma ótima propaganda para vendas no Steam!”, afirmou.
Oshry também compartilhou um gráfico mostrando um pico claro de vendas no período em que o jogo esteve disponível gratuitamente na plataforma da Epic, reforçando a ideia de que muitos jogadores testam o game de graça e depois compram em outras lojas — especialmente no Steam. Confira:

Mas ainda sim foi uma boa jogada!
Outro detalhe interessante é o arranjo financeiro por trás dessa ação. Dave explicou que a New Blood não recebe royalties da Epic Games Store nesse caso específico. Todo o dinheiro pago pela Epic pela oferta gratuita ficou com a desenvolvedora Hyperstrange, estúdio responsável por Blood West.
“O New Blood não ganha nada da Epic Games Store — deixamos a Hyperstrange ficar com 100% disso. Eles pegaram o dinheiro da oferta gratuita, estão investindo no novo DLC, e a gente ainda ganhou mais vendas no Steam 🙂”, disse.
Na prática, o modelo acabou beneficiando todo mundo:
- a Hyperstrange garantiu financiamento direto para novos conteúdos;
- a New Blood viu suas vendas crescerem no Steam;
- e o jogo ganhou uma exposição massiva para milhões de usuários da Epic.
O caso ajuda a explicar por que, apesar das críticas frequentes à Epic Games Store, as ofertas gratuitas continuam sendo atraentes para desenvolvedores e publishers. Para muitos estúdios, elas funcionam menos como “perda de receita” e mais como uma poderosa ferramenta de marketing — que pode converter jogadores curiosos em compradores em outras plataformas.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser. Porém

















