A nova API GameInput da Microsoft unifica todos os modelos de teclado, mouse, controle Xbox e até controladores personalizados em uma única interface integrada. Segundo a Microsoft, ela foi projetada para oferecer “baixa latência e segurança entre threads, incluindo threads de renderização com callbacks baseados em polling e eventos”.
Essa nova API coloca a integração de teclado do Xbox em total paridade com a do Windows, permitindo que os desenvolvedores ofereçam uma experiência mais consistente com teclado, mouse e controle em diferentes dispositivos, usando uma única base de código. Ela reduz dores de cabeça para jogos do programa Xbox Play Anywhere — assim como o próximo recurso.
A Microsoft anunciou recentemente o PlayFab Game Saves, que é essencialmente uma extensão do recurso de salvamento em nuvem do Xbox — agora incluindo também o Steam. Alguns jogos, como Baldur’s Gate 3 e Cyberpunk 2077, já oferecem arquivos de salvamento entre plataformas (PC, Xbox, PlayStation, etc.) por meio de sistemas próprios.
O sistema PlayFab Game Saves da Microsoft busca aliviar parte desse trabalho dos desenvolvedores, gerenciando o progresso dos arquivos de salvamento entre Steam, Xbox e outros ecossistemas. O serviço cuida da sincronização e da resolução de conflitos dos arquivos, oferece suporte ao modo offline e está atualmente disponível em Preview por meio do PlayFab Game Manager.
- Xbox Game Package Manager
O Xbox Game Package Manager é um novo aplicativo criado para ajudar desenvolvedores a simplificar o processo de envio de jogos para o ecossistema Xbox. O app é compatível com empacotamento nos formatos XVC (Xbox) e MSIXVC (PC), a partir dos arquivos soltos do jogo, e faz o upload via autenticação no navegador. Ele também oferece suporte a múltiplos idiomas e fluxos de trabalho com várias equipes.
O novo gerenciador de pacotes deve melhorar bastante o fluxo de trabalho dos desenvolvedores que publicam jogos Xbox Play Anywhere. Antes, era necessário usar diversas ferramentas, serviços e até equipes diferentes para validar versões separadas do mesmo jogo. Agora, o gerenciador unifica tudo em uma única interface, agilizando o processo e reduzindo erros na integração entre Xbox e Xbox PC. O método anterior criava vários pontos potenciais de falha, o que podia gerar erros e atrasos.
O Xbox Game Package Manager também inclui uma função de atualização automática do validador, garantindo que os desenvolvedores sempre usem as regras mais recentes. Isso deve acelerar a certificação e o processo de correções (patches), além de reduzir falhas. Se você já viu atualizações de Xbox atrasarem em relação às de PC, essa melhoria deve ajudar a resolver o problema.
Na versão mais recente do GDK, os desenvolvedores agora podem declarar atributos ARM64 e x64 em uma única compilação, permitindo desempenho nativo em dispositivos Arm dentro de um mesmo pacote. A Microsoft vem trabalhando gradualmente para trazer jogos nativos do Windows para dispositivos com processadores Arm, e isso faz parte desse esforço.
- Cross-Platform Gaming Runtime
A Microsoft agora disponibilizou a API do Xbox para desenvolvedores que desejam permitir que seus jogos acessem recursos de autenticação e funções sociais do Xbox, mesmo quando instalados em outras plataformas, como o Steam. Os desenvolvedores podem usar isso para habilitar partidas cooperativas entre plataformas — por exemplo, entre PC e outros dispositivos, ou entre consoles Xbox e PCs com Xbox no futuro.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.