Após a polêmica causada neste final de semana pela fala do fundador da Arkane Studios, que disse que o Game Pass “não é lucrativo”, um conhecido repórter do mundo dos jogos divulgou novos dados desmentindo a fala.
De acordo com Christopher Dring, suas fontes dentro do Xbox garantiram que o Game Pass é “totalmente lucrativo“, além de apontar que já havia solicitado um relatório de perdas e ganhos há 18 meses. Entretanto, ele também destacou que o relatório solicitado também apontava para perdas dos estúdios first-party, incluindo de jogos que “não lucravam”.
Porém, com a chegada de jogos do Xbox em outras plataformas como o PlayStation 5, os estúdios do Xbox Game Studios poderão obter margens maiores e consequentemente, investir ainda mais em projetos maiores.
Confira o que disse o jornalista:
“Ok, preciso corrigir/esclarecer algo. Primeiro, o Xbox Game Pass é lucrativo, mesmo quando você considera as vendas perdidas das equipes de jogos first-party, segundo fontes que estariam a par da situação me disseram.
Há mais de 18 meses, consultei o Xbox sobre o que está incluído no demonstrativo de lucros e perdas (P&L) do Game Pass. Basicamente, eu queria saber se os custos do Game Pass consideravam o impacto nas vendas unitárias dos estúdios internos. Fui informado de que os jogos first-party têm seus próprios demonstrativos financeiros, separados do Game Pass, já que lucram de outras maneiras. Achei que esse detalhe da contabilidade interna poderia significar que o Game Pass é lucrativo, mas certamente coloca pressão sobre as margens de lucro dos jogos internos e POSSIVELMENTE faz com que alguns estúdios não obtenham tanto lucro (ou nenhum lucro).
Na prática, isso não importa tanto, mas ao observar o impacto que o Game Pass estava tendo sobre os jogos first-party e a quantidade de dinheiro que o Xbox estava investindo em estúdios, quis verificar se o impacto total do serviço estava sendo considerado quando diziam que o ‘Game Pass é lucrativo’.
(Isso foi antes do Xbox começar a lançar jogos totalmente no PS5. Com essa mudança, os estúdios agora podem obter margens melhores com vendas premium.)
Mas, independentemente disso tudo, fontes me procuraram para dizer que, mesmo considerando a receita perdida associada aos jogos first-party (não apenas nas vendas unitárias, mas também em microtransações), o Game Pass ainda é lucrativo. Então… isso é ótimo!”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.