Olha essa: parece que o próximo console Xbox poderá usar um chip da Qualcomm com arquitetura ARM, pelo menos é o que apontou uma vaga de emprego.
Segundo uma vaga de emprego da Qualcomm, o próximo console Xbox poderá usar um chip da Qualcomm com arquitetura ARM, o que trará benefícios como menor consumo de energia, menor custo de produção e até suporte para redes móveis 5G. O processador em questão pode ser utilizado no portátil do Xbox que será lançado ao lado de um console de mesa na próxima geração.
No entanto, a troca de uma arquitetura x86 para uma ARM poderá causar uma série de problemas de compatibilidade com jogos já lançados, o que acarretará no uso de emulação ou uma camada de compatibilidade, o que pode causar problemas. Mas é difícil prever se o Xbox usará uma arquitetura mais tradicional no seu próximo console de mesa e a solução da Qualcomm no portátil.
Por fim, diversos rumores já estavam apontando para uma troca dos processadores AMD por parte do Xbox para a próxima geração. O rumor mais forte aponta para o uso de processador e GPU da Intel para o próximo console Xbox, o que não deixaria a plataforma diferente de um PC ou de um console com AMD. Confira:
Grandes mudanças no Xbox para a próxima geração
Dessa forma, podemos especular que o Xbox opte por uma solução da AMD ou da Intel para o seu próximo console de mesa e algo mais “barato” para um portátil. O Xbox já estudava uma troca de arquitetura para ARM, e a mais recente vaga de emprego focado em retrocompatibilidade pode reforçar a mudança.
Inclusive, é importante lembrar que o software do próximo Xbox terá uma grande reformulação em torno do atual sistema. O próximo console terá uma proximidade jamais vista com o Windows, permitindo até mesmo a instalação de lojas de terceiros como Steam e Epic Games, clique aqui para mais detalhes.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.