back to top

Primeiras impressões da demo do Stalker 2 impressionam

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Durante a Gamescom 2023, a desenvolvedora ucraniana GSC Game World revelou a primeira demo do aguardadíssimo Stalker 2.

Os trechos a seguir foram extraídos do Xbox Wire.

STALKER 2: Heart of Chornobyl causa uma primeira impressão e tanto – nos primeiros momentos, seu personagem, Skif, está caído no chão de uma floresta devastada pela radiação, olhando para baixo e vendo um cachorro mutante mastigando sua perna.

Resultado: pânico, uma arma emperrada e o cachorro sendo convenientemente pego por uma anomalia atmosférica próxima e, bem, explodindo. Como eu disse, uma primeira impressão e tanto.

Essa sequência muito esperada da cultuada série de jogos de tiro em primeira pessoa clássica está claramente buscando chamar a atenção desde o início – e ter a oportunidade de experimentar essa primeira versão jogável na gamescom mostra isso de mais de uma maneira.

O elemento mais surpreendente para uma demonstração no estande do evento é a liberdade que você tem. A desenvolvedora GSC Game World deixa claro que esta é apenas uma pequena amostra de um jogo enorme e ainda em desenvolvimento, mas, com exceção de uma breve conversa que configura a cena com um estranho misterioso – que nos direciona a falar com alguns moradores locais –, a demonstração não exige que você faça nada além de explorar.

Isso é um indicativo claro do jogo como um todo, um mundo que oferece escolhas desde o início e a oportunidade de fazê-las do jeito que você preferir.

Essas escolhas me assombram desde o início – eu me arrasto por um posto de controle coberto de corpos, saqueando o que posso, antes de chegar a uma cabana cercada por cachorros. De repente, vejo uma figura surgir empunhando uma arma – e eu imediatamente abro fogo. Mal sabia eu que estava derrubando os moradores locais aos quais fui direcionado, que estavam simplesmente se protegendo dos mesmos cachorros que eu enfrentaria em seguida.

Admiravelmente, o jogo não me dá uma tela de falha por isso – eu fiz minha escolha (apressada) e preciso arcar com as consequências. Perco a capacidade de concluir uma missão secundária – mas o saque extra que obtenho não passa despercebido.

Os tiroteios são rápidos e brutais – as armas não disparam tanto quanto batem, com um coice distinto até mesmo na menor pistola.

Encontro um acampamento de bandidos inimigos que me atacam à vista e os elimino rapidamente – mas preciso usar generosamente meus próprios kits médicos devido à quantidade de dano que eles infligem a si mesmos, e uma IA astuta que faz alguns dos bandidos me cercarem enquanto outros se escondem atrás de paredes e veículos para atrair o fogo. A lição aqui é clara: esteja preparado, seja inteligente e seja implacável.

No decorrer da jornada, a GSC Game World deixa claro o poder da Unreal Engine 5, conferindo beleza a um mundo inegavelmente sombrio – A Zona (o nome dado à Zona de Exclusão pós-nuclear de Chornobyl deste mundo alternativo) está repleta de detalhes: prédios abandonados cortados pela luz do inverno; florestas esfarrapadas interrompidas por bolhas de realidade distorcida e cintilante; e pedaços de humanidade tranquila espalhados na natureza selvagem.

Eventualmente, sigo em direção a outro objetivo: tentar encontrar um vilarejo local, Zalissya. No entanto, assim que chego lá, ouço uma transmissão de rádio local anunciando uma iminente ‘Emissão’ – rapidamente descubro o que isso significa quando o vento se intensifica, o céu fica vermelho sangue e raios começam a atingir o chão.

Corro para a entrada de um abrigo antirradiação e vejo uma cena final se desenrolar – uma figura mascarada emerge da porta e puxa meu personagem, prestes a desmaiar, para dentro no último instante.

É um fechamento interessante para essa primeira impressão: STALKER 2 busca a liberdade do jogador, entre momentos impactantes, tudo isso enquanto mantém a brutalidade fria e o mistério tentador dos jogos originais.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,698SeguidoresSeguir
95,200InscritosInscrever

LEIA MAIS

gta online

Rockstar já cogitou GTA em Tóquio, Istambul e no Rio de Janeiro, afirma ex-funcionário

Em uma entrevista para o GamesHub, Obbe Vermeij, ex-funcionário da Rockstar Games, comentou sobre as possíveis cidades que receberiam jogos da franquia GTA. De acordo...
Call of Duty

Versão de Switch 2 do Call of Duty está cada vez mais próxima, afirma...

De acordo com o jornalista Jez Corden, do Windows Central, o Call of Duty está cada vez mais próximo de chegar no Nintendo Switch. Segundo...
Call of Duty: Modern Warfare III

Criador da franquia Call of Duty, Vince Zampella, morre em acidente de carro

Uma notícia avassaladora pegou a indústria de jogos de surpresa: a morte do criador da franquia Call of Duty, Vince Zampella. De acordo com a...
Parece que a Microsoft está pressionando o Xbox por mais lucros!

Microsoft garante que não está cobrando margem de 30% do Xbox

Há poucos meses, um relatório da Bloomberg sugeriu que a Microsoft estaria pressionando um Xbox por um crescimento de 30% por ano, uma meta...
Um veterano da Blizzard está deixando o estúdio!

Presidente da Blizzard diz que estúdio se sente “valorizado” com a Microsoft

Em uma entrevista para a Bloomberg, Johanna Faries, a presidente da Blizzard, comentou sobre como o estúdio se sente após a aquisição pelo Xbox. Na...
Gears of War E-Day não será lançado no PlayStation!

The Coalition afirma que Gears of War E-Day é o jogo mais ambicioso da...

Como parte de uma mensagem de fim de ano, a The Coalition comentou mais detalhes em torno do aguardadíssimo Gears of War E-Day. Na mensagem,...
Two Point Museum: Zooseum | Central Xbox

Two Point Museum: Zooseum

Quando o museu vira zoológico — e o caos fica ainda mais divertido! Depois de explorar fósseis, artefatos históricos e exposições absurdamente criativas, Two Point...
Ark 2 Game Pass

Ark 2 chega apenas em 2028, afirma estúdio

Em um artigo para a Epic Games, Jeremy Stieglitz, da Studio Wildcard, comentou sobre o lançamento do aguardado Ark 2 no Game Pass. De acordo...