Através de declarações, o presidente do órgão regulador do Reino Unido, o CMA, Marcus Bokkerink, fez um novo comentário após a decisão da União Europeia de aprovar a fusão da Activision Blizzard.
Segundo Bokkerink, não existe bloqueio de negócios no Reino Unido, e argumentou que existe uma “grande diferença” entre uma empresa investir em uma startup e comprar uma grande publicadora consolidada no mercado. Em outro trecho, o presidente do órgão tranquilizou as empresas que desejam investir no país.
Por fim, o presidente argumentou que existem diferenças entre os julgamentos do CMA e da União Europeia, que foram mais flexíveis e aceitaram as medidas comportamentais. Porém, ele voltou a dizer que a decisão foi correta e que ela não será alterada. Confira:
“Eu entendo a tentativa de inferência, que quando uma decisão é tomada que bloqueia um acordo, há dúvidas sobre se o Reino Unido está aberto para negócios. Todas as empresas sabem que há uma diferença muito grande entre construir um negócio, investir em um novo negócio, investir em uma startup, criar um novo negócio, há uma grande diferença entre isso e comprar uma empresa já estabelecida, bem estabelecida e com posições estabelecidas. Os dois não são iguais.”
“O Reino Unido sempre incentivou – e é dever da CMA incentivar – a abertura de mercados competitivos. Estamos vigilantes – como é nosso dever estar – aos investimentos que consolidam um poder de mercado já enraizado.”
“A Comissão Europeia concordou que o acordo daria origem a preocupações de concorrência, não há diferença entre a CMA e eles, mas a Comissão concluiu, no entanto, que é apropriado aceitar os acordos.”
“Eles têm seu próprio teste para aplicar e chegaram a sua própria visão, e eles têm todo o direito de alcançar essa visão. Mas continuamos a ser da opinião, de uma perspectiva do Reino Unido, de que não era apropriado aceitar essas medidas.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.