Sony diz que aquisição pode “influenciar na hora de comprar um console”
É isso mesmo, parece que o órgão regulador brasileiro, que também está analisando a compra da Activision Blizzard, vazou a opinião da Sony sobre a aquisição.
Segundo o vazamento, que foi compartilhado no ResetEra, a Sony acredita que a aquisição pode “influenciar um jogador na hora de comprar um console“, e comentou que “levaria tempo e dinheiro” para a Sony criar um concorrente para o Xbox Game Pass, mesmo tendo lançado a sua nova PlayStation Plus recentemente.
Ela também comentou sobre a importância da franquia Call of Duty nos últimos anos, e destacou que mesmo nos piores lançamentos, como foi o caso do Vanguard, a franquia conseguiu se mostrar bem-sucedida. Confira:
“De acordo com um estudo de 2019, ‘A importância do Call of Duty para o entretenimento, em geral é indescritível’. A marca foi o único IP de videogame a entrar no TOP 10 de todas as marcas de entretenimento entre os fãs, unindo potências como Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter e O Senhor dos Anéis.”
“Call of Duty é tão popular que influencia a escolha do console pelos usuários, e sua rede de usuários leais está tão entrincheirada que, mesmo que um concorrente tivesse o orçamento para desenvolver um produto semelhante, ele não seria capaz de rivalizar com ele.”
“Cada lançamento anual do Call of Duty leva aproximadamente 3-5 anos para ser desenvolvido. Como a Activision lança um jogo de Call of Duty por ano, isso equivale a um investimento anual de centenas de milhões de dólares.“.
“Aproximadamente 1.200 pessoas trabalham em cada versão e outras 1.500 estão envolvidas na publicação e distribuição. Assim, Call of Duty sozinho tem mais desenvolvedores do que a maioria das empresas de jogos empregam em todo o seu portfólio de desenvolvimento, até mesmo estúdios AAA.”
“Além disso, dado seus planos de recrutar 2.000 desenvolvedores adicionais até 2021, a Activision provavelmente espera que Call of Duty se torne ainda mais bem sucedido no futuro. Nenhum outro desenvolvedor pode dedicar o mesmo nível de recursos e expertise em desenvolvimento de jogos. Mesmo que pudessem, Call of Duty está excessivamente entrincheirado, para que nenhum rival – não importa o quão relevante – possa alcançá-lo.”
“É sinônimo de jogos de tiro em primeira pessoa e essencialmente define essa categoria. Isso também é demonstrado pelo engajamento dos jogadores nas redes sociais: Call of Duty tem mais de 24 milhões de seguidores no Facebook contra 7 milhões para Battlefield; e mais de 12 milhões de seguidores no Instagram contra 2 milhões para Battlefield.”
“Para dizer o mínimo, é improvável que os jogadores mudem para jogos alternativos, pois perderiam essa familiaridade, essas habilidades e até mesmo os amigos que fizeram jogando o jogo.”
“Mesmo em anos mais fracos como 2021, Call of Duty ainda conseguiu superar a maioria dos outros jogos por uma margem considerável. Call of Duty: Vanguard (2021), por exemplo, foi amplamente considerado como mais fraco do que os títulos de anos anteriores, mas ainda era um dos jogos mais vendidos de 2021. Em outras palavras, mesmo em um ano ruim, os jogadores permanecem leais à marca e continuam comprando o jogo.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.