Alan Wake: Tudo o que você precisa saber antes de jogar no Game Pass

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Alan Wake chega no Game Pass no dia 21 de Maio!

Como já haviamos noticiado, Alan Wake comemorou seu aniversário de 10 anos, e a Remedy divulgou que o jogo chega no Xbox Game Pass ou Game Pass Ultimate no dia 21 de Maio.

E é exatamente por isso que preparamos esse artigo que contém uma breve descrição para quem ainda não conhece sobre Alan Wake, com dicas gerais, explicação sobre episódios e também uma lista de armas, equipamentos e inimigos presentes no jogo.

Desenvolvido pela Remedy Entertainment, os criadores da série Max Payne e do exclusivo Quantum Break, Alan Wake é um thriller de ação psicológica, e se passa em uma pequena cidade no estado de Washington nos EUA. Alan Wake, o protagonista do jogo, é um escritor de terror best-seller, que atualmente está trabalhando em um romance sobre seus pesadelos mais sombrios. No jogo, esses pesadelos se tornam realidade e como nos títulos anteriores do Remedy, a história e a atmosfera são elementos fundamentais.

Antes de começar vamos pontuar os principais assuntos:

  • Se possível, jogue com som surround ou um fone de ouvido de alta qualidade. Confie, isso contribui imensamente para a experiência.
  • Jogue à noite, e mesmo que não seja um jogo de terror, vai amplificar a atmosfera.
  • Não se apresse em concluir um objetivo, esse é um jogo que exige paciência.
  • A história é rica, portando não perca os detalhes das cinemáticas.
  • O uso da luz/lanterna é um elemento significativo na jogabilidade.
  • Lembre-se de que essa história, embora séria, também tem alguns momentos cômicos, por isso, se você espera uma trama séria e sombria e sinistra, lembre-se de que há momentos de bom coração.
  • Confie na gente, começe no nível Normal. Por mais que o nível fácil (easy) te deixe confortável, esse vai te manter atento e utilizando tudo que o jogo oferece.

Pra esquentar os motores, é importante ressaltar que o jogo possui um mundo aberto bem grandinho, para os jogadores explorarem. O design do jogo é baseado em Episódios, e, como nos jogos anteriores, o Remedy se concentrou completamente em oferecer a melhor experiência possível para um jogador.

Uma das coisas mais difíceis em Alan Wake é o sistema de Combate. Se você quiser se poupar de uma frustração e arrancar os cabelos, a melhor dica é jogar no modo Fácil. Não há absolutamente nenhuma vergonha em fazer isso. Porém se resolveu seguir nossa dica e vai jogar no modo normal, já se preparando para o Nightmare, mantenha a Lanterna (ou Luz) como principal item do jogo sempre carregado, pense que a laterna é o coração e suas pilhas/baterias o sangue, sem um dos dois (ou os dois) você não irá sobreviver, visto que na maioria das vezes, se manter iluminado, é certeza de progressão mais tranquila.

Dicas Gerais

O protagonista tem uma resistência muito curta. Depois de correr cerca de 20 a 30 metros, ele começará a se cansar e você perderá esta capacidade até que o cronômetro de descanso se recupere. Se não houver inimigos na tela, não se apresse e caminhe lentamente para o seu próximo objetivo: você nunca saberá quando um grupo de inimigos surgirá repentinamente. Ter acesso total ao seu sprint permitirá que você se mova rapidamente para uma melhor posição defensiva ou simplesmente corra para o próximo ponto de verificação do paraíso de salvamento.

Mate seus inimigos o mais rápido possível.

Devido à natureza da mecânica do jogo e do sistema de combate, é extremamente difícil para Wake sobreviver a uma luta prolongada contra grandes grupos de inimigos. Portanto, ao encontrar uma multidão de três ou mais inimigos, você deve encontrar uma maneira de matá-los o mais rápido possível. Não acumule suas granadas – se você vir uma oportunidade de ouro para derrotar vários inimigos de uma só vez faça. Além disso procure sempre por barris explosivos ou linhas de energia ao redor dos inimigos para que eles possam ter uma morte ainda mais dolorosa e rápida. Usar o cenário ao seu favor é extremamente importante.

Use veículos para se locomover, fugir e matar inimigos.

Existem algumas seções no jogo em você poderá dirigir um veículo. Use os faróis para passar pela escuridão, e o carro para destruir seus inimigos. É uma morte instantânea e permite que você economize munição. No entanto, observe que, se seus inimigos chegarem muito perto do veículo, eles podem te puxar pela janela do carro. Esteja alerta e certifique-se de não ser flanqueado enquanto dirige.

Você pode interromper sua recarga para disparar suas balas restantes.

Ao recarregar sua pistola, espingarda ou rifle de caça, você pode realmente interromper sua animação de recarga para disparar as balas já carregadas na arma. Esse é um truque útil se você precisar recarregar urgentemente no meio do combate, mas não tiver tempo suficiente para terminar de recarregar o pente todo.

Uso da Lanterna

O uso de uma bateria restaurará metade da energia da lanterna ou um terço se você estiver usando uma lanterna pesada. Portanto, uma boa regra é recarregar imediatamente a bateria quando a energia da lanterna cair abaixo da metade. Nunca espere até que a lanterna esteja quase vazia antes de recarregar. Há muitos suprimentos de bateria em todos os episódios. Portanto, não se preocupe com a falta de baterias.

Use o foco para diminuir a velocidade e atordoar seus inimigos.

O feixe de foco da lanterna permitirá que você brilhe a ‘presença escura’ mais rapidamente, com o custo da energia da bateria. Ele também tem outro objetivo: desacelera significativamente a maioria dos seus inimigos, e alguns dos vilões mais fracos serão momentaneamente atordoados pela luz ofuscante. Você pode usar esse truque para comprar alguns segundos preciosos para trocar de arma ou recarregar sua arma. Essa é outra razão pela qual é importante recarregar a bateria da lanterna mais cedo: você deseja ter acesso total ao seu foco sempre.

Durante a luta, faça de tudo para manter seus inimigos à distância.

A maioria deles não pode atacar Alan a mais de um metro. Isso significa que você sempre tem a chance de matá-los antes que eles se aproximem e o atacem. A única exceção é o  Taken, que pode arremeçar facas e outras ferramentas afiada.

Desvie de todas as facas e outras coisas afiadas lançadas em sua direção.

Você pode fazer isso simplesmente se afastando ou realizando um desvio especial pressionando o botão [LB]. Quando você fugir de seus inimigos, continue correndo em zigue-zague. Quando Alan foge de seus inimigos, ele se cansa e corre mais devagar, e seus inimigos não perdem tempo se deslocando e atravessando qualquer barreira que você tenha que contornar, neste caso, para tornar a perseguição mais difícil para os inimigos, de tempos em tempos vire-se e ataque-os com a luz da sua lanterna. Graças a isso, você pode detê-los por um tempo, descansar um pouco e recuperar a resistência necessária para correr.

O Flare de mão é sempre a melhor solução (Ahh Rimou!)

Este item não é muito eficiente em combate, mas, por outro lado, os flares são itens populares, e sua luz é excelente para assustar seus inimigos. Como alternativa, você também pode usar a pistola de sinalização ou um flashbang atirando ou jogando próximo a seus pés para assustar ou matar seus inimigos.

Acredite, móveis sombrios vão querer te matar!

Isso acontece no modo Nightmare (pesadelo), quando o jogo exigir que sua lanterna precisará de mais tempo para aniquilar os objetos possuídos, torna cadeiras e estantes de livros em objetos mortais. Fique o mais longe possível dos objetos malignos e tente se posicionar entre um poste ou uma árvore para uma melhor cobertura. Quanto seus inimigos arremeçarem esses objetos contra você, vão bater nos posts/árvores e você pode contra-atacar do jeito que achar melhor.

Dica profissional: as bordas do penhasco são sua arma secreta. Nas áreas mais altas, posicione-se próximo à borda e aguarde o inimigo arremeçar o objeto em sua direção. Quando isso acontecer, corra para fora do caminho e ria triunfantemente, enquanto ele cai e explode em um flash de luz.

Armas e Inimigos

Alan Wake tem uma boa quantidade de inimigos que aparecem em determinados momentos ou locais do jogo, tais como o Flanker, Taker Comum, Tele-Franker, Assault, Tornado Form, Invisível, Ravens, Books, Liquid Darkness, Birdmen, Splitters, Grenadiers, Bikers e Giants. De todos esses o Assault foi o que mais tive problemas, pois ele pode se materializar segurando uma serra-elétrica ou com um machado aterrorizante.

Com relação as armas, não são muitas, nem precisava também de um grande arsenal, mas é bom saber que além dos básicos Revolver, Escopeta e Rifle de Caça, você tem a sua Lanterna, a Arma de Flare e também alguns itens no cenário, como os tanques explosivos, que vão te ajudar e muito a combater as forças das trevas.

Menu Principal do Jogo

Opções do Jogo
Antes de começar a jogar, acesse o menu principal ‘Opções’ e ative as legendas do jogo. Vale lembrar que o jogo é todo em inglês, e mesmo para quem não tem facilidade com o Idioma, poderá ativar as essa ajuda e entender melhor a história.

Dificuldade
São três (3) opções; Easy (Fácil), Normal e Nightmare (Pesadelo). O modo fácil, é fácil mesmo, difícilmente você morrerá ou sua lanterna ficará no escuro, já o modo normal, é exatamente a melhor experiência, antes de se aventurar no PESADELO que o jogo oferece.

Extras
Acessando a opção através do menu principal do jogo, vá até Playback. É ali onde você terá as opções para assistir as cinemáticas, ouvir as rádios e trilha do jogo e principalmente ler os manuscritos que são encontrados no modo Nightmare. E por falar em manuscritos, estes são um dos muitos itens colecionáveis de Alan Wake. Os São 16 no total, espalhados pelo mapa, não tão difíceis de encontrar e tudo que você precisa fazer é interagir com o objeto quando se deparar com ele. Como falamos, a história do jogo é riquissima, e todos esses detalhes dão ainda mais vida a Alan Wake.

Easter Eggs

Se você pensa que Alan Wake é só passar uma avalanche de formas do mal, está enganado, o jogo possui alguns Easter Eggs sensacionais, e, para não perder a graça e te soltar um SPOILER, a gente recomenda você pular a próxima sessão.

Desenvolvedor Cameo
Quando você assistir a um programa de TV com Alan, há um segundo convidado. É o Sam Lake. Ele escreveu a história para Alan Wake e Max Payne nos jogos da Remedy e até emprestou seu rosto para ser o rosto de Max Payne.

Banheiros
No episódio 3, quando você precisa procurar as chaves do carro no final ao fugir do centro natural, em vez de procurar no banheiro masculino, procure no banheiro feminino.

Referência Max Payne
No Alan’s New York Apartment e em vários outros locais ao longo do jogo, examine as estantes de livros: Um dos títulos é “The Things I Want”, que é uma sequência de título e monólogo de capítulo de Max Payne 2.

Tag da Microsoft
No episódio 4, há uma pintura de arte moderna no último andar da loja. Na verdade, é uma etiqueta (TAG). Pegue seu smartphone, aponte-o para a etiqueta usando seu leitor de QRCode.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes do Xbox.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold + Xbox Game Pass em apenas uma conta, podendo jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens, enquanto o Game Pass é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluíndo todos os exclusivos do Xbox no lançamento.

Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$1. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.