Microsoft anuncia testes do xCloud em Outubro

0
145

Testes vão rolar na Coreia do Sul, e a gente explica porque acontece por lá.

No dia 24 de setembro tivemos mais um episódio do Inside Xbox que é uma forma de anunciar novos produtos e jogos para a comunidade Xbox.

Dentre todos os anúncios, um dos mais aguardados, era a data de lançamento do teste do xCloud, e apesar de não nos entregarem uma data certa, deram os nomes dos países participantes desse evento: Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul!

Mas por que a Coreia do Sul?

Um fato histórico que aconteceu no começo do ano e passou despercebido em terras brasileiras. No dia 7 de maio desse ano a SK Telecom e a Microsoft assinaram um memorando de entendimento (MOU)1 para cooperação abrangente em TIC2 de ponta, incluindo 5G, inteligência artificial (IA) e nuvem .

Sob a regência desse Memorando de entendimento, a SK Telecom e a Microsoft combinarão seus recursos tecnológicos em áreas como 5G, AI e nuvem para promover conjuntamente os negócios da Internet das Coisas (IoT), incluindo fábrica inteligente; Tecnologias e serviços de IA; serviços de mídia e entretenimento; e novas formas de trabalhar para empresas de TIC sob a cobertura do Grupo SK.

Park Jung Ho, CEO da SK Telecom (à esquerda), e Satya Nadella, CEO da Microsoft (à direita), em uma reunião recente.

A SK Telecom é a maior operadora de celular da Coreia, ja esteve com pouco mais de 50% da participação do mercado Sul-coreano, hoje tem cerca de 44,5% o que é um numero muito expressivo. Como pioneira em todas as gerações de redes móveis naquele país, a empresa começou a comercializar a rede de quinta geração (5G) em 1 de dezembro de 2018 e anunciou os primeiros assinantes de smartphones 5G já em 3 de abril de 2019.

E em 21 de agosto deste ano anunciou que já havia atingido a marca de 1 milhão de assinantes 5G, totalizando atualmente 3,5% do total de assinantes de serviços da empresa (28 milhões de assinantes). Com o melhor 5G do mundo, a SK Telecom está configurada para a nova era da hiper-inovação, transformando a maneira como os clientes trabalham, vivem e também como se divertem, aí vem a parte que nos interessa:

Project xCloud e 5g, a parceria perfeita!

Essa conferência de imprensa realizada no dia 03 de setembro foi para anunciar seus planos de oferecer jogos em nuvem baseados em 5G na Coreia, ou seja a implantação do serviço xCloud esta indo a todo vapor na Coreia do sul. (Se você ainda não sabe o que é o Project xCloud clique aqui e leia sobre)

Na conferência de imprensa realizada na sede da SK Telecom, os executivos seniores de ambas as empresas – incluindo Ryu Young-sang, vice-presidente da SK Telecom e chefe de negócios da MNO, e Kareem Choudhry, vice-presidente corporativo do Project xCloud da Microsoft – explicaram em detalhes sua cooperação comercial e a introdução do serviço em nuvem na operadora

Suportados pela rede 5G da SK Telecom, marcada por velocidade super-rápida e latência ultra-baixa, os serviços de jogos em nuvem podem oferecer uma experiência mais imersiva e perfeita aos jogadores..

“A abordagem da Microsoft ao Streaming de jogos combina quase 40 anos de experiência em jogos com investimentos e recursos do Azure, Microsoft Research e outros grupos de negócios em toda a empresa, permitindo alcançar jogadores de todo o mundo”, disse Phil Spencer, vice-presidente executivo de jogos na Microsoft. ‘Parcerias, como a que anunciamos hoje com a SK Telecom, são essenciais para continuar essa trajetória e avançar na indústria de jogos, começando pelos jogadores e estúdios de jogos incrivelmente engajados na Coréia do Sul.’

xCloud e 5G sintonia perfeita
xCloud e 5G sintonia perfeita

Como parceiros operacionais conjuntos, a SK Telecom e a Microsoft planejam testar e aprender mais sobre o streaming de jogos no mercado coreano para garantir que eles estejam oferecendo a melhor experiência para todos os clientes. Para esse fim, as duas empresas iniciarão a visualização pública do Project xCloud na Coreia em outubro de 2019 para os assinantes 5G / LTE da SK Telecom.

“A SK Telecom tem o prazer de anunciar essa cooperação comercial significativa com a Microsoft”, disse Ryu Young-sang, vice-presidente e diretor de negócios da SK Telecom da MNO. “Esperamos levar a experiência de jogo móvel dos clientes para o próximo nível, combinando a competitividade 5G da SK Telecom e a força da Microsoft em nuvem e jogos”.

A Coréia tem o quarto maior mercado de jogos do mundo, com jogos para celular desfrutando de alta popularidade. De acordo com o Livro Branco de 2018 sobre Jogos Coreanos publicado pela Agência de Conteúdo Criativo da Coreia (KOCCA)3 no início deste ano, o mercado doméstico de jogos em 2017 foi calculado em 13,14 trilhões de KRW (aproximadamente 45,12 bilhões de reais na cotação de hoje) e o mercado de jogos para dispositivos móveis ocupou 47,3% do total mercado de jogos.

A SK Telecom será um parceiro operacional exclusivo do serviço de jogos em nuvem da Microsoft na Coreia. Com base nesse relacionamento, espera-se que a SK Telecom ajude a Microsoft a fortalecer sua posição no mercado de jogos móveis, alavancando sua infraestrutura móvel líder mundial, incluindo 5G e LTE; a maior base de assinantes móveis da Coréia, incluindo mais de 1 milhão de assinantes 5G; TIC de ponta, como realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial; e vasta experiência em diversos serviços de streaming.

Glossário

1 – MOU ( Memorandum of understanding) Um memorando de entendimento é um tipo de acordo entre duas ou mais partes. Ele expressa uma convergência de vontade entre as partes, indicando uma linha de ação comum pretendida

2 – TIC (Tecnologia, Informações e Comunicações) são empresas que lidam com esses tipos de mercado…

3- KOCCA é uma agência governamental que supervisiona e coordena a promoção da indústria de conteúdo coreana.