Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Sinto cheiro de motor queimando óleo neste jogo!

Dakar 18, desenvolvido pela Bigmoon Entertainment e publicado pela Deep Silver é baseado na famosa corrida de rally anual organizada pela Amaury Sport Organization. Tão famosa que recebeu um título que, desde anunciado, recebeu uma grande expectativa por parte dos gamers (assim como eu). Dakar 18 – Análise / Review

Não é de hoje que todos sabem que meu gênero favorito são as corridas. Não importa se o jogo é AAA ou Indie, sobre 4 rodas, 3 rodas, 2 rodas, meia roda se tiver … o importante é correr. E foi com a mesma paixão que coloquei pra rodar Dakar 18, um título no mínimo diferente de tudo que temos por ai … quer saber o resultado? Se liga ai!

Posso afirmar com segurança que – pelo menos no Xbox One – não existe nenhum jogo de corrida que supere a evidência de Forza Horizon 4. O jogo foi lançado a poucas semanas, e, de lá pra cá os holofotes estão todos virados para ele.

Dakar 18 - Análise / Review

Além de estar gratuito para assinantes Game Pass, tem sido devastador a quantidade de pessoas que o adquiriram e o tem jogado. Juntando essas variáveis fica difícil para outros jogos de corrida poderem ganhar um certo espaço, ainda mais para gamers que não são tão entusiastas do gênero ou não pretendem gastar dinheiro fora do Game Pass.

Dito isto, para aqueles que querem algo a mais, que precisam de desafios diferentes, o Dakar 18 chegou prometendo fazer coceira. A grande questão é; Será que Dakar 18 consegue essa proeza?

Dakar 18 tem como premissa um mundo imensamente grande e aberto, que se passa entre Peru e Argentina. A enorme quantidade de terra te dá a sensação de realmente estar no comando de um dos veículos participantes do evento, sendo tudo muito diversificado e detalhado, proporcionando a nós jogadores uma vasta quantidade de quilômetros quadrados para serem explorados.

Em Dakar 18 você terá a chance de pilotar carros, motos, caminhões e até quadriciclos passando por dezenas situações enfrentando terrenos e orientações bem complexas. No entanto, quero deixar bem claro que a viagem para se tornar a super lenda do Dakar 18, não será nada fácil como o seu material promocional divulgado.

Dakar 18 - Análise / Review

Antes de tudo, vamos a um breve histórico do que é o Dakar. Você, junto do seu co-piloto, assumem o volante de diversos carros, e diferente de um todo, não temos um mapa de onde ir. Ao invés disso, você contará com coordenadas e sinais visuais para encontrar a rota correta e, ainda precisará garantir que atingiu todos os seus pontos de referência. O mais rápido a atingir os pontos de verificação, vence.

Se você perder algum ponto de verificação, será adicionado tempo ao seu relógio geral. Além disso, se você danificar seu veículo ou seu carro quebrar, cabe a você consertá-lo, ali, no meio do deserto.

No geral, é uma corrida de resistência off-road (com ênfase na resistência). O terreno que você e seus concorrentes percorrerão é muito mais difícil do que o usado no rally convencional e os veículos ​​são verdadeiros off-road, e não apenas bólidos pesados. Conhecer o terreno é fundamental, você precisará se acostumar a atravessar dunas, lama, pedras e várias outras paisagens e obstáculos que desafiam o progresso. Isso sem mencionar a distância necessária para viajar, que pode chegar de 800 a 900 km por dia.

Dakar 18 - Análise / Review

Existem distâncias mais curtas para correr, é claro, mas na maioria das vezes, você vai acertar corridas que podem durar até uma hora. Por muitas vezes isso será mais cansativo do que divertido, e apesar de eu não gostar muito das corridas prolongadas, eu aprecio que muitos gostem delas.

O jogo oferece um tutorial decente que faz bem te ensinando os principais fundamentos do jogo, e abrange praticamente todos os aspectos. Observação; é um tutorial complexo e cansativo, além de ser todo em inglês. Além disso, você precisará concluir o tutorial antes de ter permissão para acessar o evento principal.

Ok, terminado o tutorial, agora é a hora da verdade, vamos explorar o jogo de verdade. Existem cinco subcategorias diferentes no menu para escolher. Aqui, você pode navegar pelo seu perfil dos veículos que está usando por toda parte, além de tudo o que você conquistou no jogo até o momento. tempo gasto em cada veículo, até o número de falhas que você sofreu. E é ai que você será apresentado a página de Exploração.

A página de exploração é o lugar para descobrir treinamentos adicionais. Existem cinco lições para se trabalhar, e cada uma delas ajudará você a aprender e entender os locais, cabeçalhos e navegação geral. EU RECOMENDO!!! Senão você vai parecer uma barata tonta no mapa. Você também pode reproduzir o tutorial e participar de uma espécie de caça ao tesouro, que é divertida, mas consome tempo. Não muito diferente de um modo de passeio-livre, aqui, você percorrerá diferentes locais no mapa para procurar itens ocultos.

Dakar 18 - Análise / Review

O Multiplayer, modo mais que requisitado, apresenta modos on-line e local. Felizmente, o Dakar 18 mantém isso simples na maioria das vezes. Você seleciona seu veículo, escolhe a pista e ‘vambora’. Depois de começar seu rali o jogo não te permite que você mude as escolhas feitas, por isso, certifique-se de estar satisfeito com carro e pista antes de começar.

Assim como no modo carreira, você precisa passar por todos os pontos de verificação que cada nível envolve no percurso antes da bandeirada final. Pode parecer fácil, mas olha só, como citei acima, uma corrida pode levar mais uma hora para ser concluída. Então soma-se isso ao modo online e veja se você consegue aguentar todo esse tempo antes de se gabar por ai.

Uma das coisas mais legais em Dakar 18 é a proposta de realismo embutida nos carros, o que significa que você consumirá óleo e combustível durante suas viagens. Além disso, seus pneus podem se desgastar, ou (pior) sua caixa de marchas pode quebrar. Basicamente, você pode destruir o veículo se não for cuidadoso. Reparar é fácil demais, mas isso te custará alguns pontos vitais do Dakar, e você não tem muitos deles. Além disso os reparos adicionam uma penalidade de tempo à sua corrida, então corra rápido, mas corra sabiamente, senão…

Dakar 18 - Análise / Review

Diversão (ou não) até aqui consideramos as particularidades e premissas do jogo, porém estava aguardando este parágrafo para falar sobre o design visual e de áudio do jogo, que no meu ponto de vista são os pontos principais antes de fazer a compra.

É uma pena, dirigir neste vasto mapa – independentemente do veículo que você escolher – se torna tediosa, excessivamente sensível e, às vezes, uma irritante tarefa. Logo de cara, pelo Tutorial, podemos perceber o quanto o sistema de danos, dirigibilidade e reação do veículo foi executada com certa imperfeição.

Eu não sou profundo entendedor ou conhecedor da real corrida Dakar e seus veículos, mas eu entendo de carros, e sei que o que foi apresentado em Dakar 18 está muito longe de ser uma mecânica parecida. O conjunto de dados é muito acima do esperado, e é quase impossível de evitar devido ao mau manuseio. Fazer curvas então, foi mais difícil do que aprender o sistema de navegação do jogo.

Dakar 18 - Análise / Review

Outra coisa, o que é aquela gritaria constante de seu co-piloto? Por acaso a equipe que desenvolveu Dakar fez parceria com alguma farmacêutica pra incentivar o uso de remédios para dor de cabeça?. Acho exagerado, e em alguns momentos do jogo desnecessário, mas faz parte.

Conclusão

Num geral Dakar 18 é aquele título, que poderia ter um potencial enorme entre fãs (e não fãs) de corrida, mas pecou pela simplicidade do seu principal acabamento: A Paixão por pilotar!

Dakar 18 já está disponível na Microsoft Store por R$119,00.

Dakar 18 – Análise / Review

REVER GERAL
História
6
Gráficos
6
Jogabilidade
6
Som
7
Multiplayer
6
Fator Replay
5
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
dakar-18-analise-reviewDakar 18 poderia atingir a grandeza? Sim, porém os problemas do jogo que giram em torno do manuseio inadequado e de seu sistema de danos excessivo acabam tirando-o esse brilho. No entanto, se você ignorar toda essa questão desajeitada do jogo e perdoar o co-piloto arrogante, pode existir uma pequena chance de se aproveitar um vasto mundo. Só não espere ficar impressionado.