Forza Horizon 4 – Análise / Review

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

A perfeição em forma de corrida

Ta chegando a hora! Forza Horizon 4 será lançado oficialmente no dia 02 de Outubro, porém, aqueles que adquiriram a versão ‘Ultimate Edition‘, terão a oportunidade de começar a aventura no dia 28 de Setembro. Mas, o novo título da Playground Games chegou em nossas mãos de forma antecipada e não perdemos tempo, fizemos várias Lives, geramos muitos conteúdos além de responder perguntas de todos vocês. Forza Horizon 4

E agora, a Cereja do Bolo, o material que faltava para completar a nossa missão perante chegou. Chega mais, pega o ‘Refri’ e a Pipoca e confira a nossa análise desse AAA exclusivo da Microsoft.

O primeiro Forza Horizon foi lançado em 2012, e seguindo a tradição de lançar um novo título da série a cada 2 anos, abrimos 2018 com nada menos do que o anúncio do novo Forza Horizon 4. O jogo foi apresentado na E3 de 2018 e tomou proporções inacreditáveis que como sempre geraram dezenas de ‘rumores na internê’. EU vou pular a parte dos rumores e ir direto para o que interessa. O JOGO!

QUE IMAGEM SENHORAS E SENHORES!

Mesmo sabendo que seu antecessor (FH3) lançado em 2016, fora otimizado por completo em 4K HDR, já tinha gráficos de cair o queixo, eu não esperava que Horizon 4 traria menos qualidade e novidades para todos. E não me desapontei!

O jogo foi desenvolvido com base em toda a nova geração do Xbox One, e para você que tem, ou pensa em comprar um Xbox One X, se utiliza de toda potência disponível. Ao iniciar o jogo você poderá optar por dois modos gráficos (Desempenho ou Qualidade). Em desempenho, temos uma amostragem em 1080p 60FPS, e em qualidade atingimos 4K 30FPS. Essa novidade vai ajudar tanto aqueles que ainda não tenham uma TV 4K ou queiram um jogo mais liso e rápido. Independente de qual selecionar, você não irá se decepcionar.

Forza Horizon 4

Feita a seleção é hora de partir para a Aventura. Assim como no DEMO, o jogo na sua versão final irá te colocar para participar de algumas corridas passando pelas diferentes Estações do Ano, novidade incluída em FH4 e que será o ponto de apoio para diferentes acontecimentos Solo ou Online. Análise Forza Horizon 4

O cenário se manteve bem fiel ao que já foi feito em FH2 e FH3 com Quilômetros e mais Quilômetros de vias que se estendem por áreas urbanas, rurais e pontos turísticos. Como dessa vez Forza Horizon 4 se passa no Reino Unido (com fortes referências a Escócia), os detalhes das construções e afins foram super bem produzidos e retratam de forma fiel a estrutura da cidade.

Uma das primeiras coisas que fiz, ao completar os objetivos primários do jogo, foi passear pelo Mapa, analisar as novidades e vasculhar os detalhes que estavam sendo apresentados pela Playground, e se eu me surpreendi???? Da uma olhada!

*Honestamente falando, seguiram a mesma receita de sucesso de FH2 e FH3, com a novidade de que agora não existe mais Aeroporto, apenas uma pista de Arrancada (Drag).

CORRA MUITO PARA FORTALECER SUA VIDA NO HORIZON!

A partir de agora o céu é o Limite. Você já deve ter passado pelo Primeiro Evento de Exibição (são incríveis por sinal), e pode ver uma dezenas de ícones num mapa que mais parece uma árvore de Natal. Você não sabe o que fazer, onde ir, e ai você pergunta: E agora José?

Não criemos pânico: A Playground mudou um pouco o sistema de mecânica da Campanha e agora você pode criar diferentes combinações para ganhar seus pontos para subir de Nível e também melhorar a sua Influência. A novidade “Minha Vida no Horizon” traz todos os tipos de situações que melhoram sua condição no jogo. Ao ir competindo ou participando você irá aumentar o seu nível que te dará direito a avançar no jogo e também liberar alguns mimos como o Super Sorteio (falaremos mais a frente).

Ao atingir novos números, vamos abrindo novos eventos, mais ícones no mapa, as estações com novas temporadas e o #Forzathon! Completar corridas é vital para atingir o ápice do jogo. Análise Forza Horizon 4

Forza Horizon 4

CORRER CORRER, CORRER CORRER É O MELHOR PARA FORTALECER (há)!

Forza Horizon 4 foi pensado e repensado nas opiniões e comentários feitos pela comunidade, isso significa que a Playground ouviu você, eu e todos que jogam e são fãs da série. Se gosta de jogar como um ‘Lobo Solitário’ não se preocupe, o jogo pode ser curtido em formato SOLO do inicio ao Fim. A única coisa que vai impactar é se você quiser caçar todas as conquistas, afinal algumas exigem cooperação e jogabilidade online.

Agora se você é do tipo ‘Forever Alone’, não tem amigos para jogar ou ninguém te ajuda, pode ficar ‘sussa’. Acessando o modo “Jogar Online – Conectar a Vida no Horizon” vai te colocar num servidor com até 72 outros jogadores, e assim você poderá completar uma série de metas em cooperativo como; Comboios, Corridas, Desafios em Equipe, PvP e PvE além (de novo) do #Forzathon.

Independente de ser uma corrida SOLO, Cooperativa, PVP ou Rival, agora tudo ficou muito mais fácil e menos burocrático. Ao chegar em qualquer evento espalhado pelo mapa você poderá criar o evento da forma que bem entender, convidar amigos ou esperar por algum que está na mesma sessão que você aceitar seu convite. Chique demais!

Forza Horizon 4

Um detalhe: Existem 3 diferentes opções no menu do jogo para se jogar online: AVENTURA ONLINE, AVENTURA RÁPIDA e AVENTURA CLASSIFICADA. As duas primeiras são relacionadas a você criar seu servidor ou procurar por algum em andamento, enquanto a última só será liberada quando você completar alguns objetivos.

O fato é que até o momento que estamos escrevendo esta análise, não conseguimos desbloquear pois poucos jogadores estão online. Pelo que li a respeito, essa novo tipo de aventura te colocará em etapas de corridas, e você só avança se se classificar entre os primeiros. No mínimo MUITO interessante.

Forza Horizon 4

FORZATHON!

Aqui é onde temos a maior novidade do jogo. Esse formato já foi apresentado no Forza Motorsports e Forza Horizon, porém de forma mais discreta. A desenvolvedora elevou o nível de ambição numa escala muito maior permitindo você usufruir do jogo com dezenas de pessoas em formato cooperativo. Se você não gosta de PvP, agora pode fazer missões em colaborativo com dezenas de jogadores.

O #Forzathon é dividido em dois segmentos:

O Evento Especial onde não existem placares individuais; apenas um alvo de grupo, com foco no trabalho em equipe e não na competição. Estes Eventos aparecerão a cada hora, em vários locais ao redor do mundo. São 15 minutos e uma meta de grupo para algo como um Sinal de Perigo, uma Zona de Deriva ou uma área aberta onde o objetivo é acumular o máximo de Habilidades que você desejar. Se o grupo vencer o estágio um no limite de tempo, você passará para o estágio dois e depois para o estágio três.

Os Desafios devem ser completados seguindo os objetivos listados. Eles podem ser feitos Solo ou em COOP.

Tanto com os Desafios quanto o Evento Especial vão te premiar com moedas (FP) que podem ser utilizadas para comprar Carros, Itens de Vestuário e Sorteios. Forza Horizon 4 não tem sistema de Loot, mas proporciona aos jogadores que investirem tempo no #Forzathon carros raros que podem fazer a diferença na pista. *Novas recompensas serão adicionadas à loja toda semana com cada mudança de estação.

 

E a Mudança Climática, Cadê?

Meu amigo, minha amiga, tem muita coisa pra falar do jogo né? Se você chegou até aqui na leitura, parabéns, você realmente gosta de Forza (ou curtiu o que eu escrevi ;). Mas, deixei essa informação para falar agora, exatamente porque se eu falasse primeiro poderia confundir todo o enredo da análise.

Toda quinta-feira uma nova temporada se inicia, podendo ser Inverno, Outono, Primavera e Verão. Nesta mudança toda lista anterior será reiniciada. Além de eventos AO VIVO que aparecem pelo mapa de X em X tempo, você poderá participar de dezenas de campeonatos e missões.

Mas isso não resume a temática proporcionada pela desenvolvedora. A mudança de Estação é a novidade mais aguardada pelos jogadores, e, a principio ocorre apenas em horário programado, não vi isso ocorrer dentro de uma corrida única.

Então ‘Prestenção’: Quais são as novidades em Forza Horizon 4?

Forza Horizon 4 ganhou um Mapa muito maior (pelo menos 50% do anterior). Se você não quer investir mais grana e comprar o “Mapa do Tesouro” para desbloquear – dentre outros benefícios a ‘Viagem Rápida’ – agora terá que dirigir muito ou comprar as Casas (Lares). Com sua casa é possível gerenciar sua garagem, usar seus pontos do #Forzathon, tirar fotos, personalizar avatar e buzinas, carros abandonados, leilões etc etc etc.

Forza Horizon 4As Proezas agora são vinculadas ao carro e não ao jogo e receberam o nome de ‘Maestria de Carro’. Ou seja, em FH2 e FH3, você comprava os benefícios apenas uma vez, e eles funcionavam para qualquer carro. Em Forza Horizon 4 isso mudou, a partir de agora, cada carro tem seu próprio nível de Maestria.

O Sorteio (Wheelspin) também recebeu mudanças positivas. Agora você pode pular aquela animação das colunas girando e receber o prêmio de uma vez. Isso salva muito tempo quando você precisa fazer dezenas de vezes. Se o Sorteio já era bom, espere até ver Sorteio (Super Wheelspin), agora com 3 combinações para você ter mais ainda chances de ganhar (ou não).

Forza Horizon 4A antiga ‘Lista de Metas’ não existe mais, agora estamos falando de Histórias do Horizon. Seja ela como Piloto Dublê fazendo ponta em filmes, passando por contratação para ser o Motorista de uma Gamer Famosa, cada história vai ter dar 10 missões que devem ser completadas seguindo uma pontuação específica. São 10 histórias diferentes no jogo, 10 missões … tem MUITA coisa pra fazer no Horizon 4.

PASMEM, TEM PONTO NEGATIVO NO JOGO SIM!

Mas não se preocupem, nada demais mesmo, quase ‘picuinha’ da minha parte, mas é importante frisar. Não é um SPOILER, mas LEIA POR CONTA E RISCO. Selecione o texto abaixo para tal.

A Corrida de encerramento da Primavera é a mesma do Início do Jogo, logo repetir algo não me pareceu uma boa solução para um jogo desse porte e tamanho.

Outra coisa (agora não é SPOILER), o Avatar/Personagem não soma em nada, parece ser inútil por enquanto já que não existe possibilidade de personalizar o rosto. Existem alguns modelos predefinidos e que por sinal parecem que foram mal feitos. A graça está nos tipos de comemorações que você pode incluir para zombar – ou não – da cara do adversário.

E POR FIM, QUALIDADE SONORA

Resumidamente, Forza Horizon é um dos jogos com a MELHOR E MAIOR trilha sonora dos games. Independente se você gosta de Bass Arena ou Hospital Records, toda e qualquer estação de rádio vai te proporcionar uma qualidade sonora digna de sucesso. Como não jogar Horizon sem uma trilha de peso não é?

É Gigante, é INCRÍVEL, É DEMAIS! E nós ficaremos eternamente gratos pela oportunidade que a Microsoft Brasil e sua Assessoria nos proporcionaram nos cedendo o acesso antecipado ao jogo.

Você pode comprar Forza Horizon 4 através da Microsoft Store, o preço da versão Padrão é de R$ 199 e da Suprema é de R$ 319. Lembrando que a versão Padrão estará no Game Pass no dia do 02 de Outubro enquanto a Suprema dia 28 de Setembro. Nela você recebe o Passe VIP de Temporada, as 2 Expansões além de 2 Pacotes de Carros e mais coisinhas.

Para aqueles que não assistiram nossas transmissões exclusivas feitas dias 21, 22 e 23 de Setembro, pode conferir nosso Canal do YouTube e dar uma espiada em tudo que aconteceu. Além de mostrar o jogo para quem estava assistindo, respondi dezenas de perguntas que ajudaram as pessoas não só a ter uma melhor visão do jogo como também poder entender diferenças cruciais entre as versões Standard, Ultimate e também todo o futuro da Franquia.

[ytvg_container layout_tabs=”false” layout_pagination=”loadmore” layout_mobile=”1″ layout_portrait_tablet=”2″ layout_landscape_tablet=”2″ layout_small_desktop=”3″ layout_medium_desktop=”3″ layout_large_desktop=”3″ layout_extra_large_desktop=”3″ layout_title=”false” header_channel_name=”false” time_locale=”pt-br” main_font_weight=”” heading_font_weight=”” meta_font_weight=”” data=”%5B%7B%22urls%22%3A%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fplaylist%3Flist%3DPL8chyi3sSA90pPFJvFJO2EVcj7A8u7ppT%22%7D%5D” layout_items_per_page=”3″ layout_description_length=”90″ header_custom_channel_name=”Central Xbox”]

Análise Forza Horizon 4

REVER GERAL
História
8
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Multiplayer
10
Som
10
Fator Replay
10
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
forza-horizon-4-analise-reviewForza Horizon 4 atingiu seu ápice. O jogo é grande, cheio de novidades, menos burocrático, mais liso, mais rápido e prático pra tudo. Ainda acho que poderiam ter feito algo a mais, um 'Tchan' nas corridas. Mas depois de jogar quase 30 horas quase que interruptas, posso garantir que estamos diante da mais bela obra de arte desenvolvida para os consoles da atual geração.