A volta do clássico! Psychonauts 2
Psychonauts 2 chega 16 anos após seu antecessor e é uma continuação direta do primeiro game. Sem dúvida alguma, um dos maiores jogos clássicos de toda a indústria que você certamente já jogou ou ouviu falar. Mas será que o hiato de 16 anos fez bem para franquia? É o que vamos descobrir agora.
Antes de mais nada queremos agradecer ao pessoal da Microsoft Brasil por ter disponibilizado uma cópia para que essa análise pudesse ser realizada. Valeu pessoal! 🙂
Uma coisa é inegável, depois que a Double Fine foi adquirida pela Microsoft, o problema de dinheiro certamente se foi, eles até abriram um gigantesco novo estúdio de desenvolvimento que deve ter ajudado muito a equipe de Tim Schafer finalizar o segundo jogo da franquia Psychonauts. Mas é claro, como dizia um sábio, ” com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.
Se você pegar os primeiros trailers da sequência e comparar com atuais trailers ou até mesmo com o resultado final do jogo, você vai notar que é nítido que uma boa grana entrou para embalar o desenvolvimento. E Psychonauts 2 começa de onde o primeiro jogo parou, mas você não precisa jogar o primeiro para entender os acontecimentos deste game.
A Double Fine criou uma espécie de resumão, um vídeo que passa logo antes de você iniciar o jogo, explicando como e porque a história de Psychonauts foi parar neste momento em que vamos jogar. Psychonauts 2 te coloca em uma organização na qual psíquicos exploram a mente de criminosos para encontrar uma maneira de acabar com eles ou extrair informações importantes. Para quem gosta dos filmes de Nolan, é basicamente um Inception.
Razputin Aquato é o personagem que você controla e muitos chamam ele de Raz. A missão principal é descobrir quem é a o grande responsável pelo sequestro de Truman Zanotto, o manda chuva dos Psiconautas. Para isso eles entram na mente de outros personagens para descobrir informações e isso abre um leque de possibilidades para o jogo, já que a nossa mente é a única coisa que coloca limites em tudo isso.
Inception, BABY?
A jogabilidade deste game é bem interessante e trás elementos que vão se desenvolvendo e se revelando ao decorrer das missões que você realiza. Como citamos acima o jogo é uma espécie de Inception e você pode adentrar a mente de vários inimigos para descobrir informações. Por exemplo, logo no início você vai ter acesso a cabeça de um dentista e logo vai notar que tudo ali é relacionado a dentes e coisas de um dentista.
Essa ideia da Double Fine trás infinitas possibilidades para o jogo, mas a gameplay em si acaba sendo algo que me deixa com um sentimento estranho, parece um jogo de anos atrás e não algo atual. Os inimigos do jogo são variados e em alguns momentos você vai encontrar seres que aparecem para proteger a mente cujo qual você invadiu.
Um dos grandes defeitos desse jogo é seu sistema de indicação de missões, apesar de grande parte do game se passar dentro da cabeça de vilões e pessoas chaves da história, você ainda tem acesso a uma instalação dos Psychonauts que é um tanto quanto confusa.
O jogo tem um sistema de diário que é basicamente o seu inventário e local onde pode checar a missão atual e realizar também melhorias nas habilidades de Raz, mas o destaque mesmo fica por conta das invasões de mentes que é a grande sacada aqui.
Vale o investimento?
Sempre que olhamos o game pelo quesito gráfico, fica aquela sensação de que não é bem o que eu esperava para jogar no meu Series X ou Series S pois para a geração do Xbox One é um excelente jogo, mas para os dias atuais, pode ser que Psychonauts 2 não tenho um lugar ao sol, mas apesar dos problemas que citamos, ainda sim é um jogo que entrega tudo aquilo que já conhecemos da Double Fine, um humor extrovertido e interessante que pode lhe render horas e horas de diversão.
Psychonauts 2 já está disponível na Microsoft Store por R$ 249,95, ou na faixa se você for assinante do Game Pass.