back to top

Metaphor: ReFantazio | Primeiras impressões

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Caso ainda não saiba, Metaphor: ReFantazio é o próximo novo JRPG da ATLUS – marcado com algumas características de Shin Megami Tensei e uma certa influência de design vinda de Persona. Afinal de contas, é um jogo produzido pelos desenvolvedores veteranos da série Persona, como o diretor Katsura Hashino, o designer de personagens Shigenori Soejima e o compositor Shoji Meguro.

Apesar das semelhanças superficiais, Metaphor: ReFantazio tem muito mais do que o histórico de sua equipe de desenvolvimento ao seu favor e está trilhando seu próprio caminho – pegando o melhor das duas franquias para esculpir sua própria identidade que ficará ao lado dos dois gigantes da ATLUS. Eu estive na gamescom latam no dia 26 de junho e tive a oportunidade de passar algum tempo com o jogo, colhendo o máximo de informação que fosse possível e, apesar de ter quase as mesmas mecânicas, não é preciso muito para notar o excelente design de produção, seus visuais excepcionais e sua interface de usuário estilosa.

Haviam três modos de jogo disponíveis na demonstração que a SEGA trouxe ao evento: Prólogo, Exploração e Batalha contra Chefes. Embora nos dê apenas uma rápida amostra do que está por vir, eu diria que despertou o meu interesse o suficiente para certamente centrar toda a minha atenção quando finalmente for lançado em outubro!

Ao começar sua jornada no prólogo de Metaphor: ReFantazio , você controla seu herói, e um príncipe, Strohl, logo se junta ao seu grupo. Na maior parte, você aprende sobre o mundo e como ele se defende do perigo conhecido como “humanos”. Neste ponto do jogo, o combate ainda é básico, onde você pode atacar, usar habilidades e itens, e Strohl é completamente controlado por IA.

Você explora uma pequena masmorra e se defende de “humanos” enquanto coleta alguns tesouros. A parte de exploração funciona de forma semelhante ao Persona 3 Reload, onde as escolhas de travessia me lembram de explorar o Tártaro. Você pode correr segurando o botão de gatilho direito e pode enfrentar os inimigos atacando-os. A maior diferença é que você pode entrar em combate baseado em turnos pressionando o botão Y.

Assim como em Persona 3, se você encurralar um inimigo inconsciente, você ganha iniciativa. Você também pode infligir efeitos de status à eles ao obter esse tipo de iniciativa. Por exemplo, se o inimigo estiver atordoado, você terá um turno de brinde para infligir mais danos. 

Houve um momento em que precisei dar uma pausa na ação para admirar o quão visualmente marcante é Metaphor: ReFantazio. Os designs dos personagens são de primeira qualidade e, claro, preciso exaltar aqui o meu entusiasmo com o menu e o design da fonte. Ambos são artísticamentes lindos. Adoro os menus elegantes do Persona 3 Reload, mas com Metaphor: ReFantazio, estou completamente impressionado com a forma como ele implementa seu espaçamento e espaço em branco. Sabendo que passaremos muito tempo nestes ecrãs, é bom saber que temos acesso a estes menus visualmente apelativos.

A música de Metaphor: ReFantazio também merece destaque. O bombástico de Persona 3 fica em segundo plano em favor de um toque de orquestra mais épico, semelhante à melodia orquestral de Catherine. No melhor estilo Shoji Meguro, ele completa a trifeta de belos designs de personagens de Soejima e a direção de alta energia de Hashino para entregar a mesma sensação do Persona 3 que joguei e amei.

Conforme completamos o prólogo com a luta convencional contra o chefe invencível, finalmente recebemos nosso arquétipo após uma breve cutscene provocando “a verdade do mundo”. O herói (ou Garoto Viajante), rasga um buraco no peito revelando um coração mecânico. Estou curioso para ver aonde esse ponto da trama nos levará, mas por enquanto, considere minha curiosidade aguçada.

Em um tempo de demonstração tão curto, Metaphor: ReFantazio já me deixou com uma impressão notavelmente forte por meio de sua apresentação estelar e visualmente impressionante, sistema de combate familiar, porém novo, e trilha sonora cativante de sinfonias. Na prática, muitos elementos e detalhes no sistema de combate sem dúvida cresceriam em profundidade, especialmente o variado sistema de arquétipo e o que ele pode oferecer.

É ótimo ver a ATLUS mergulhando em um novo IP depois de tanto tempo e tudo em Metaphor: ReFantazio até agora mostra nada além de um JRPG altamente promissor, e é um jogo que vale a pena esperar.

Metaphor: ReFantazio será lançado para Xbox Series X|S e PC via Steam em 11 de outubro de 2024.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,665SeguidoresSeguir
95,100InscritosInscrever

LEIA MAIS

O Xbox recusou a exclusividade do Destiny e Guitar Hero!

Free Play Days: Destiny 2, Everspace 2 e mais

Chegou a lista de grandes títulos para jogar de graça neste fim de semana através do Free Play Days. Assinantes do Game Pass Ultimate,...

Microsoft Flight Simulator 2024 ganhará crossover com o Stranger Things

Por essa ninguém esperava! O Xbox confirmou que o Microsoft Flight Simulator 2024 ganhará um crossover inusitado com o Stranger Things. Isso mesmo, o Microsoft Flight Simulator...
A Rockstar revelou hoje (05) a nova DLC do GTA Online, marcada para chegar no dia 10 de dezembro, quarta-feira da próxima semana.

Michael está de volta em nova DLC do GTA Online

A Rockstar revelou hoje (05) a nova DLC do GTA Online, a "A Safe House in the Hills", marcada para chegar no dia 10...
Moonlighter 2: The Endless Vault | Central Xbox

Moonlighter 2: The Endless Vault – Uma continuação ambiciosa, dinâmica e com personalidade!

Um retorno ao mundo de Rynoka, agora mais ambicioso e cheio de possibilidades Moonlighter 2: The Endless Vault chega como uma daquelas continuações que entendem...
Warner Bros. Games

Divisão de jogos da Warner está inclusa na fusão com a Netflix

Esta sexta-feira (05) acordou com uma notícia bombástica: a compra da Warner Bros e HBO pela gigante do streaming Netflix. E como era de se esperar,...
O Clockwork Revolution e o Contraband poderão aparecer no Xbox Games Showcase 2025!

Chefe da InXile comenta sobre desenvolvimento do Clockwork: Revolution

Através de um vídeo publicado no X, Brian Fargo, chefe da InXile, e Chad Moore comentaram sobre o desenvolvimento do Clockwork: Revolution. Na entrevista, os...
Ubisoft+

Primeiros jogos da Activision Blizzard chegam em serviço da Ubisoft

A parceria entre a Ubisoft e o Xbox está dando seus frutos, já que os primeiros jogos da Activision Blizzard estão chegando no serviço...

Entre erros e acertos, ROUTINE é um respiro de ar fresco ao gênero de...

ROUTINE é um jogo de terror em primeira pessoa que aposta tudo na ambientação e na tensão psicológica. Ambientado em uma base lunar desativada,...