back to top

Metaphor: ReFantazio | Primeiras impressões

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Caso ainda não saiba, Metaphor: ReFantazio é o próximo novo JRPG da ATLUS – marcado com algumas características de Shin Megami Tensei e uma certa influência de design vinda de Persona. Afinal de contas, é um jogo produzido pelos desenvolvedores veteranos da série Persona, como o diretor Katsura Hashino, o designer de personagens Shigenori Soejima e o compositor Shoji Meguro.

Apesar das semelhanças superficiais, Metaphor: ReFantazio tem muito mais do que o histórico de sua equipe de desenvolvimento ao seu favor e está trilhando seu próprio caminho – pegando o melhor das duas franquias para esculpir sua própria identidade que ficará ao lado dos dois gigantes da ATLUS. Eu estive na gamescom latam no dia 26 de junho e tive a oportunidade de passar algum tempo com o jogo, colhendo o máximo de informação que fosse possível e, apesar de ter quase as mesmas mecânicas, não é preciso muito para notar o excelente design de produção, seus visuais excepcionais e sua interface de usuário estilosa.

Haviam três modos de jogo disponíveis na demonstração que a SEGA trouxe ao evento: Prólogo, Exploração e Batalha contra Chefes. Embora nos dê apenas uma rápida amostra do que está por vir, eu diria que despertou o meu interesse o suficiente para certamente centrar toda a minha atenção quando finalmente for lançado em outubro!

Ao começar sua jornada no prólogo de Metaphor: ReFantazio , você controla seu herói, e um príncipe, Strohl, logo se junta ao seu grupo. Na maior parte, você aprende sobre o mundo e como ele se defende do perigo conhecido como “humanos”. Neste ponto do jogo, o combate ainda é básico, onde você pode atacar, usar habilidades e itens, e Strohl é completamente controlado por IA.

Você explora uma pequena masmorra e se defende de “humanos” enquanto coleta alguns tesouros. A parte de exploração funciona de forma semelhante ao Persona 3 Reload, onde as escolhas de travessia me lembram de explorar o Tártaro. Você pode correr segurando o botão de gatilho direito e pode enfrentar os inimigos atacando-os. A maior diferença é que você pode entrar em combate baseado em turnos pressionando o botão Y.

Assim como em Persona 3, se você encurralar um inimigo inconsciente, você ganha iniciativa. Você também pode infligir efeitos de status à eles ao obter esse tipo de iniciativa. Por exemplo, se o inimigo estiver atordoado, você terá um turno de brinde para infligir mais danos. 

Houve um momento em que precisei dar uma pausa na ação para admirar o quão visualmente marcante é Metaphor: ReFantazio. Os designs dos personagens são de primeira qualidade e, claro, preciso exaltar aqui o meu entusiasmo com o menu e o design da fonte. Ambos são artísticamentes lindos. Adoro os menus elegantes do Persona 3 Reload, mas com Metaphor: ReFantazio, estou completamente impressionado com a forma como ele implementa seu espaçamento e espaço em branco. Sabendo que passaremos muito tempo nestes ecrãs, é bom saber que temos acesso a estes menus visualmente apelativos.

A música de Metaphor: ReFantazio também merece destaque. O bombástico de Persona 3 fica em segundo plano em favor de um toque de orquestra mais épico, semelhante à melodia orquestral de Catherine. No melhor estilo Shoji Meguro, ele completa a trifeta de belos designs de personagens de Soejima e a direção de alta energia de Hashino para entregar a mesma sensação do Persona 3 que joguei e amei.

Conforme completamos o prólogo com a luta convencional contra o chefe invencível, finalmente recebemos nosso arquétipo após uma breve cutscene provocando “a verdade do mundo”. O herói (ou Garoto Viajante), rasga um buraco no peito revelando um coração mecânico. Estou curioso para ver aonde esse ponto da trama nos levará, mas por enquanto, considere minha curiosidade aguçada.

Em um tempo de demonstração tão curto, Metaphor: ReFantazio já me deixou com uma impressão notavelmente forte por meio de sua apresentação estelar e visualmente impressionante, sistema de combate familiar, porém novo, e trilha sonora cativante de sinfonias. Na prática, muitos elementos e detalhes no sistema de combate sem dúvida cresceriam em profundidade, especialmente o variado sistema de arquétipo e o que ele pode oferecer.

É ótimo ver a ATLUS mergulhando em um novo IP depois de tanto tempo e tudo em Metaphor: ReFantazio até agora mostra nada além de um JRPG altamente promissor, e é um jogo que vale a pena esperar.

Metaphor: ReFantazio será lançado para Xbox Series X|S e PC via Steam em 11 de outubro de 2024.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
37,207SeguidoresSeguir
8,951SeguidoresSeguir
86,200InscritosInscrever

LEIA MAIS

Novas imagens do Stalker 2 foram reveladas!

Stalker 2 ganha novas imagens

Através de uma publicação, a desenvolvedora ucraniana GSC Game World compartilhou novas imagens do Stalker 2, novo exclusivo do Xbox. Nas novas imagens, a GSC...
A Microsoft pode estar planejando uma mudança na estratégia de consoles!

Jornalista garante continuidade do Xbox na Europa e reforça desenvolvimento de nova geração

Após o jornalista Tom Warren afirmar que a Microsoft estaria planejando "parar de promover" os consoles Xbox na Europa, outro jornalista, o conhecido insider...
Novas mudanças no Microsoft Rewards afetarão o Game Pass!

Mais mudanças no Game Pass: não será possível resgatar assinaturas com pontos do Microsoft...

E o recente aumento de preço do Game Pass não é a mais nova mudança que o Xbox preparou para o serviço, já que...
Confira o trailer de lançamento do Tchia no Game Pass!

Confira o trailer de lançamento do Tchia, novo jogo do Xbox Game Pass

Através do canal oficial do Xbox no YouTube, a desenvolvedora indie Awaceb revelou o trailer de lançamento do Tchia, novo jogo do Xbox Game...
A Kinetic Games revelou a janela de lançamento do Phasmophobia no Xbox!

Estúdio revela janela de lançamento do Phasmophobia no Xbox

Em uma declaração, o estúdio indie Kinetic Games revelou a janela de lançamento do Phasmophobia no Xbox. Segundo compartilhado pela Kinetic Games, a aguardada versão...
Estes jogos sairão do Game Pass na próxima segunda-feira!

Lembrete: estes jogos deixarão o Game Pass na próxima segunda-feira (15)

Com a chegada da metade do mês de julho e com a primeira leva de jogos do Xbox Game Pass próxima já revelada, a...

Aproveite para renovar o assinar 12 meses de Game Pass Ultimate antes do Reajuste

Não é mais segredo para ninguém, o time do Xbox divulgou um reajuste de preços das assinaturas Game Pass com efetivo aumento já no...
Confira o novo trailer de história do Flintlock!

Flintlock: The Siege of Dawn, do Game Pass, ganhou um novo trailer de história

Através do seu canal oficial no YouTube, a desenvolvedora A44 Games revelou um novo trailer de história do Flintlock: The Siege of Dawn, novo...