back to top

Jogos como serviço: será que eles podem dar um GaaS na indústria?

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Os jogos como serviço se tornaram minas de ouro para alguns desenvolvedores, o que faz com que a cada dia surjam novos títulos que prometem oferecer essa pegada expansiva e interminável.

Aliás, a ausência de um “fim”, é uma das características desses games, que na verdade querem basicamente manter os jogadores em seus servidores o máximo de tempo possível.

Sem dúvida os GaaS, ou Game as a Service, são muito mais populares nos PCs, mas os consoles já têm alguns títulos como serviço e a cada dia novos jogos com essa proposta são lançados.

O que é um jogo como serviço (GaaS)?

Um jogo como serviço é um game que oferece ao jogador a possibilidade de investir dinheiro e tempo em uma aventura contínua, permitindo assim que os devs tenham um rendimento contínuo.

Um exemplo simples é Fortnite, que não tem um modo história, mas que apresenta uma lore contínua baseada em temporadas e novas atualizações sazonais. A cada nova temporada, você pode adquirir um passe de temporada com dinheiro real ou jogar, jogar e jogar mais um pouco até obter os recursos para ter acesso ao tal passe.

De qualquer forma, a ideia é que você fique mais tempo no game, ou claro, invista dinheiro real para ter acesso mais rápido a novos trajes, itens e por aí vai.

Não se engane com os “Free-to-Play”

Muitos jogos como serviço, como o próprio Fortnite, são o que chamamos de Free-to-Play, ou seja, podem ser baixados e jogados de graça. Porém, na realidade de graça é só o acesso ao game.

Uma vez que você embarca em um jogo como este, logo vai se deparar com diversas ofertas de skins, armas, e outros itens cosméticos, e são com estes itens que as desenvolvedoras esperam lucrar.

É claro que na maior parte desses jogos, você não precisa gastar dinheiro real para se divertir, mas as desenvolvedoras sabem mexer com a imaginação e ego dos jogadores e investem em propaganda.

Enquanto sem gastar a mais você tem itens básicos, com os passes de temporada, tem acesso a skins mais atraentes, itens épicos, novas trilhas e claro, o status de ter um “char” todo “boladão”.

Quem é mais prudente, pode até não cair nessa “armadilha”, mas sem dúvida existe uma galera que se deixa seduzir e gastar rios de dinheiro dentro dos games. Hoje em dia, todas as desenvolvedoras gostariam de ter um GaaS para chamar de seu, mas atualmente poucas empresas são realmente dominantes no segmento.

Rocket League
Rocket League é outro GaaS muito popular e também da Epic.

E o Xbox?

A tendência é que cada vez mais existam esses jogos expansivos e intermináveis, mas de uns anos para cá a indústria tem começado a mostrar uma certa saturação no setor.

Não queremos de forma alguma demonizar os jogos como serviço, até por que existem excelentes opções como o próprio Sea of Thieves, mas sem dúvida já está na hora dos jogadores se tornarem mais conscientes quanto a como investir nos jogos.

A Microsoft, agora possui algumas das IPs mais famosas no segmento, com World of Warcraft, COD:Warzone e muitas outras, o que pode impulsionar os ganhos financeiros da divisão Xbox.

Se bem que, muito além de jogo como serviço, o Xbox tem o “Serviço de jogos”, Xbox Game Pass, que parece ser uma alternativa muito mais pró-consumidor e que tende a receber alguns GaaS nos próximos anos e meses, tudo incluído no valor da assinatura do serviço.

Novamente, não há problema nenhum em devs monetizarem seus jogos de outras formas, mas há de se ter cuidado com excesso de loot-boxes e outras práticas que podem prejudicar os jogadores.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,794SeguidoresSeguir
95,600InscritosInscrever

LEIA MAIS

The First Descendant ganha benefícios para assinantes do Game Pass

A Nexon anunciou a expansão do suporte ao Xbox Game Pass em The First Descendant como parte da atualização da Temporada 3 – Episódio...

ARC Raiders anuncia segunda Expedição com novas recompensas, bônus permanentes e mudanças importantes

A Embark Studios revelou novos detalhes da segunda Expedição de ARC Raiders, que marca a abertura dos túneis de Speranza para uma nova leva...
Xbox Games Showcase 2025

Relatório destaca principais movimentações do Xbox para 2026

A Microsoft entra em 2026 diante de um dos momentos mais importantes da história do Xbox. No ano em que a marca completa 25...
NVidia é a nova empresa mais valiosa do mundo!

NVidia adia série RTX 60; versões revisadas da RTX 50 chegarão mais tarde

A Nvidia decidiu adiar o lançamento da linha RTX 50 Super, que era esperada para a CES 2026, em janeiro. A informação vem de...

MachineGames confirma que ainda “não terminou” com a franquia Wolfenstein

A MachineGames deixou claro que a franquia Wolfenstein ainda não terminou. Em entrevista ao GamesIndustry.biz, o diretor Jerk Gustafsson afirmou que o estúdio sempre...
Conforme revelado, três novos jogos acabaram de chegar no Game Pass hoje (09 de outubro), o serviço de jogos por assinatura do Xbox.

DOIS NOVOS JOGOS chegaram no Game Pass! – 05 de fevereiro

Conforme revelado na terça-feira (03), dois novos jogos chegaram no Game Pass hoje (05 de fevereiro), o serviço de jogos por assinatura do Xbox. Vale...
A Square Enix confirmou que o Final Fantasy 7 Rebirth será lançado no Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2 em 03 de junho.

Final Fantasy 7 Rebirth é confirmado no Xbox Series X|S

A Square Enix confirmou que Final Fantasy 7 Rebirth será lançado para Xbox Series X|S no dia 3 de junho de 2026. O anúncio...

EA confirma que está satisfeita com o Battlefield 6

A Electronic Arts conseguiu algo raro nos últimos anos: recolocar Battlefield no topo. Lançado em outubro do ano passado, Battlefield 6 não só recuperou...