Jogos como serviço: será que eles podem dar um GaaS na indústria?

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Os jogos como serviço se tornaram minas de ouro para alguns desenvolvedores, o que faz com que a cada dia surjam novos títulos que prometem oferecer essa pegada expansiva e interminável.

Aliás, a ausência de um “fim”, é uma das características desses games, que na verdade querem basicamente manter os jogadores em seus servidores o máximo de tempo possível.

Sem dúvida os GaaS, ou Game as a Service, são muito mais populares nos PCs, mas os consoles já têm alguns títulos como serviço e a cada dia novos jogos com essa proposta são lançados.

O que é um jogo como serviço (GaaS)?

Um jogo como serviço é um game que oferece ao jogador a possibilidade de investir dinheiro e tempo em uma aventura contínua, permitindo assim que os devs tenham um rendimento contínuo.

Um exemplo simples é Fortnite, que não tem um modo história, mas que apresenta uma lore contínua baseada em temporadas e novas atualizações sazonais. A cada nova temporada, você pode adquirir um passe de temporada com dinheiro real ou jogar, jogar e jogar mais um pouco até obter os recursos para ter acesso ao tal passe.

De qualquer forma, a ideia é que você fique mais tempo no game, ou claro, invista dinheiro real para ter acesso mais rápido a novos trajes, itens e por aí vai.

Não se engane com os “Free-to-Play”

Muitos jogos como serviço, como o próprio Fortnite, são o que chamamos de Free-to-Play, ou seja, podem ser baixados e jogados de graça. Porém, na realidade de graça é só o acesso ao game.

Uma vez que você embarca em um jogo como este, logo vai se deparar com diversas ofertas de skins, armas, e outros itens cosméticos, e são com estes itens que as desenvolvedoras esperam lucrar.

É claro que na maior parte desses jogos, você não precisa gastar dinheiro real para se divertir, mas as desenvolvedoras sabem mexer com a imaginação e ego dos jogadores e investem em propaganda.

Enquanto sem gastar a mais você tem itens básicos, com os passes de temporada, tem acesso a skins mais atraentes, itens épicos, novas trilhas e claro, o status de ter um “char” todo “boladão”.

Quem é mais prudente, pode até não cair nessa “armadilha”, mas sem dúvida existe uma galera que se deixa seduzir e gastar rios de dinheiro dentro dos games. Hoje em dia, todas as desenvolvedoras gostariam de ter um GaaS para chamar de seu, mas atualmente poucas empresas são realmente dominantes no segmento.

Rocket League
Rocket League é outro GaaS muito popular e também da Epic.

E o Xbox?

A tendência é que cada vez mais existam esses jogos expansivos e intermináveis, mas de uns anos para cá a indústria tem começado a mostrar uma certa saturação no setor.

Não queremos de forma alguma demonizar os jogos como serviço, até por que existem excelentes opções como o próprio Sea of Thieves, mas sem dúvida já está na hora dos jogadores se tornarem mais conscientes quanto a como investir nos jogos.

A Microsoft, agora possui algumas das IPs mais famosas no segmento, com World of Warcraft, COD:Warzone e muitas outras, o que pode impulsionar os ganhos financeiros da divisão Xbox.

Se bem que, muito além de jogo como serviço, o Xbox tem o “Serviço de jogos”, Xbox Game Pass, que parece ser uma alternativa muito mais pró-consumidor e que tende a receber alguns GaaS nos próximos anos e meses, tudo incluído no valor da assinatura do serviço.

Novamente, não há problema nenhum em devs monetizarem seus jogos de outras formas, mas há de se ter cuidado com excesso de loot-boxes e outras práticas que podem prejudicar os jogadores.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS