Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Skull & Bones, novo jogo da Ubisoft que foi revelado pela primeira vez em 2017, foi finalmente lançado em fevereiro de 2024 depois de seus contínuos atrasos e controvérsias da falta de jogabilidade ou materiais promocionais. O título promete aventuras selvagens em um mundo multijogador com tema de pirataria. Você e seus amigos navegam juntos, saqueiam NPCs e outros jogadores buscando recompensas, e claro, participariam de todos os passos de uma longa sobrevivência.

Inspirado nos elementos navais do imensamente popular Assassin’s Creed IV: Black Flag, o jogo parecia ao menos um spin-off interessante para reforçar os crescentes esforços multi-jogador da Ubisoft naquela época, e embora o desenvolvimento tenha começado em 2013 e os trailers da Ubisoft continuassem mostrando um projeto praticamente concluído, Skull and Bones continuaria a ser adiado ano após ano.

Em 2024, finalmente chegou como produto final, porém, é algo que jamais descreveria como um jogo com mais de uma década de desenvolvimento. Ainda assim, não é o desastre absoluto que a internet fez você pensar. O jogo tem seus pontos positivos, mas nu geral, é caro, muito caro pelo que oferece.

Skull & Bones | Central Xbox

Skull & Bones começa com seu personagem sobrevivendo a uma grande batalha naval e sendo recrutado por piratas aleatórios para ser seu capitão. Em pouco tempo, um senhor pirata da região, Capitão John Spurlock, coloca você sob sua proteção para realizar várias missões de busca. No meio do jogo, sua lealdade muda para outro pirata chefe que adora monologar muito, o almirante Rahma. Embora isso seja apresentado como uma grande mudança de tom quando você trabalha para o bem das pessoas, é simplesmente mais do mesmo.

Embora todas as missões primárias tenham cenas iniciais e finais, essas são apenas longos trechos de outro personagem falando diretamente com nosso pirata. Não existe nenhuma direção ou muito movimento de personagem nas seções de diálogo “cinematográficos”, com esses indivíduos extremamente influentes. Incluindo a seção de introdução do tutorial, talvez exista apenas cinco NPCs que recebem esse tipo de diálogo especial em todo o jogo. Decidir não usar nenhuma figura histórica também é um pouco bizarro para contar uma história ambientada durante a Era de Ouro da Pirataria.

Se você esperava que, apesar de uma história principal bastante rotineira e desinteressante, o jogo ainda pudesse compensar isso talvez por meio de algumas coisas secundárias interessantes, deixe-me arrancar essa esperança de você. Quase todas as atividades paralelas disponíveis neste jogo são missões de busca glorificadas (que, ironicamente, também é um problema da missão principal).

Você é enviado aos quatro cantos do Oceano Índico para saquear algumas cidades, buscar materiais em barcos que você pode encontrar nas várias rotas comerciais de materiais desejáveis, encontrar tesouros escondidos nos diferentes “espaços sociais”, caçar piratas notórios, e assim por diante.

Raramente alguma dessas atividades está interessada em construir seu mundo, e o único leve cheiro de construção/narrativa de mundo pode ser encontrado no design visual dos vários lugares ou nas letras aleatórias que você pode encontrar. Esta claro que a Ubisoft não estava interessada em tornar este mundo um mundo em que você deveria investir além de um nível superficial.

Skull & Bones | Central Xbox

Como um jogo que tenta cumprir a promessa do que as pessoas queriam que a Ubisoft fizesse ao retirar as melhores partes de um Assassin’s Creed de 2013 e remover dele a bagagem da franquia, a forma como a Ubisoft abordou a tarefa é peculiar, para dizer o mínimo. Parece que eles se concentraram no quanto as pessoas adoraram o lado naval da aventura anterior e apenas se esforçaram para fazer de Skull & Bones um jogo apenas para navios, com centros sociais a pé como o que quebra a jogabilidade.

Este foco é uma faca de dois gumes. Por um lado, considerando como foi bom navegar em alto mar em Black Flag, posso dizer que navegar em Skull & Bones ainda é tão bom quanto aquele jogo de uma década atrás. Mas ao fazer do controle do navio e das várias armas a principal fonte de jogo e nada mais, Skull & Bones também sacrificou uma tonelada da fantasia do jogo pirata que sua fonte de inspiração acertou tão bem há uma década.

Cada navio, incluindo o seu, tem seu próprio nível de poder para indicar o perigo. Eu me diverti mais com Skull & Bones ao lutar contra inimigos de nível superior. Batalhas prolongadas em que eu manobrava em torno de inimigos, escapava de torpedos, evitava morteiros e era curado no último segundo por um amigo me fizeram apreciar as batalhas dinâmicas que o jogo às vezes pode oferecer.

Os inimigos também não deixam tanto a desejar. Eles constantemente tentam usar suas especializações para arruinar o meu dia, muitas vezes em conluio. Os atiradores de elite tentam ficar mais longe para encontrar tiros de longo alcance. Os navios de bombeiros chegam perto e pessoalmente para manter a queima.

Os portadores de canhões laterais jogam toda a cautela ao vento para obter bons ângulos para ataques massivos. Ao mesmo tempo, torpedos e fogo de artilharia continuam bombardeando os campos de batalha, por precaução. Isso torna a escolha dos alvos certos uma tarefa divertida, onde eu teria que traçar estratégias rapidamente com meu amigo para derrubar primeiro os navios mais problemáticos, ou talvez agrupá-los para disparos de morteiros de longo alcance.

Infelizmente, 90% do tempo em que naveguei foram em mares completamente calmos, onde as ondas mal movimentam meu navio. Existe um sistema climático para gerar tempestades e ondas violentas, mas elas parecem muito raras no momento. Uma das melhores experiências de batalha que tive no jogo foi durante uma grande tempestade, e suas ondas violentas aleatórias estavam destruindo absolutamente todos nas proximidades.

Agora, um dos pontos que preciso dizer que foi bem construído, com certeza é a questão da construção e sobrevivência do jogo. Ter um navio maior e melhor é base fundamental para se dar bem em um mar cheio de desafios. Buscar recursos, encontrar suprimentos e materiais raros e necessários para um melhor equipamento é parte vital do jogo e vai te deixar ocupado(a) por um bom tempo.

Skull & Bones | Central Xbox

É difícil não olhar para Skull & Bones como outra coisa senão uma oportunidade perdida. Mesmo tentando remover o contexto de seu progenitor e seu ridículo cronograma de desenvolvimento, é difícil não olhar para o que o jogo é e pensar que a experiência pirata perfeita escapou de nosso alcance para algo menor do que poderia ter sido.

Por mais que tente, a natureza do jogo apenas para navios parece esticada, mesmo quando às vezes canta com algumas combinações de armas selvagens. A falta de qualquer motivo para se preocupar do ponto de vista narrativo torna toda a experiência esquecível para além dos momentos fugazes criados pelo jogador, principalmente se estiver jogando com amigos, o que é uma necessidade absoluta.

E embora a promessa de um final de jogo robusto seja sempre boa, além do controle territorial atual, não vejo muita coisa que me faça ficar por aqui até que o novo conteúdo chegue.

Nossa conclusão

O ponto principal aqui, é o preço cobrado; se Skull & Bones fosse um jogo free-to-play ou tivesse um valor muito mais convidativo, a comunidade o faria valer. Longe de ser um ‘AAAA’ [como dito], o jogo se engasga para conseguir sucesso de vendas, e, deve rapidamente entrar em algum programa de incentivo para que não seja um dos piores lançamentos da atual geração.

Estou feliz que o jogo tenha escapado do inferno do desenvolvimento depois de tudo que passou. Eu só queria que o resultado final fosse a extravagância pirata que poderia e deveria ter sido. Mas, além de alguns combates fugazes em navios, se você quiser ter a verdadeira experiência pirata, procure outro lugar. Você já tem Sea of Thieves na sua assinatura do Game Pass para suprir essa lacuna de forma bem-feita.

Skull & Bones já está disponível e pode ser adquirido na Xbox Store por R$ 329,95 ou através de uma assinatura do Ubisoft+.