Explorando os Segredos de Baldur’s Gate 3: Guia Completo para Iniciantes

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Baldur’s Gate 3 é um fenômeno mundial, e o GOTY de 2023 está chegando rapidamente nas mãos de jogadores com a promessa de oferecer a cada um, uma jornada através de universo magnífico e repleto de desafios.

Muitos já conhecem a franquia, mas uma grande maioria, está chegando nela pela primeira vez, isso pode ser um choque para muitos, e um peso para a desistência – num estilo de jogo bastante nichado.

E neste caso, para aqueles que estão prestes a mergulhar nesta aventura épica pela primeira vez, preparamos um guia oferecendo orientações essenciais para você desbravar este mundo repleto de perigos, segredos e escolhas intrigantes, pontuando estratégias de combate e decisões de narrativas.

Criação de personagem

Qualquer título de RPG dessa magnitude vai iniciar oferecendo escolher o personagem com que você deseja iniciar e perpetuar sua aventura. E neste caso, começamos com duas dicas bem rápidas e importantes.

  • Certifique-se de ler cuidadosamente as descrições de cada raça antes de criar seu personagem. Algumas raças oferecem vantagens específicas, como maior mobilidade, talentos extras ou habilidades especiais com determinadas armas. Esses detalhes podem influenciar significativamente a jogabilidade e a experiência do seu personagem.
  • Quanto à escolha da classe do seu personagem, não se sinta pressionado a tomar uma decisão definitiva desde o início. Independentemente da classe que você escolher inicialmente, lembre-se de que há a possibilidade de alterá-la mais tarde. Após algumas horas de gameplay, você terá acesso a um NPC localizado na área inicial do jogo. Esse NPC oferece a opção de mudar a classe do seu personagem por um preço bastante acessível em ouro. Isso proporciona flexibilidade para experimentar diferentes estilos de jogo e encontrar o que mais se adequa às suas preferências.

Gameplay

Assim que o jogo iniciar, você terá um mundo de possibilidades pela frente, horas e horas de jogo, e claro, diferentes dificuldades para avançar pela aventura. E para que você extrair o melhor desempenho possível, separamos algumas dicas infalíveis.

  • Salvamento Rápido/Carregamento Rápido: A primeira dica – e uma das mais importantes – é usar e abusar do “quick save/quick load”, pois o jogo não faz salvamentos automáticos constantes, então essa função te permite refazer batalhas para reduzir danos ou repetir ações que envolvem rolagem de dados, como abrir portas, baús ou tentar persuadir alguém durante diálogos.
  • Loot, Loot, Loot: Pegue tudo o que encontrar! Explorar o mapa e abrir todos os tipos de contêineres recompensa com itens valiosos, como pergaminhos de magia, poções de cura e suprimentos vitais para descansos longos.
  • Gerenciamento de Peso: Evite sobrecarregar seu personagem. Envie itens para o acampamento através do menu do inventário (pressionando X). Isso mantém seu personagem ágil e evita a penalidade de sobrecarga.
  • Organize seu Inventário: Dica que muitos vêem, mas poucos o fazem. Aproveite que existem diversas mochilas espalhadas pelo mundo e aos poucos vá organizando o inventário de seus personagens, colocando os itens dentro das mochilas, algibeiras, etc.
  • Descanso Curto vs. Descanso Longo: Descanso curto pode ser realizado duas vezes durante o decorrer do dia (que só termina após um descanso longo) recuperando um pouco de vida e magia. O descanso longo é um pouco diferente, ele recupera toda sua vida e magia, encerra muitas vezes magias e elixires que foram usados anteriormente (que duram até um descanso longo). Porém para usar o descanso longo são necessários 40 pontos de suprimentos (alimentos, bebidas, etc.) que são encontrados durante a sua jornada.
  • Uso Inteligente de Poções: Esse é um recurso muito utilizado dentro do game, porém muita gente não sabe. Você pode usar uma única poção de cura para recuperar todos os personagens do grupo ao mesmo tempo, ao invés de gastar um poção para cada personagem. Primeiro separe seus personagens do grupo, e faça com que eles andem todos bem próximos um do outro. Aí é só jogar a poção de cura a uma distância curta para curar os 4 personagens ao mesmo tempo, ou então, ao invés de jogar a poção, coloque-a no chão e a ataque (método que eu prefiro, inclusive).
  • Pergaminhos Mágicos e Elixires: Os pergaminhos mágicos são excelentes para os seus personagens que não sejam magos, bruxos e feiticeiros. Por exemplo, seu bárbaro é excelente com ataques corpo a corpo, mas péssimos com magia. Os pergaminhos permitem que todos os personagens do jogo possam usar magia, mesmo que não tenham aptidão para tal. Os elixires ajudam com o bônus que faltava para você conseguir vencer uma batalha um pouco mais fácil, como por exemplo, saltar de certa altura minimizando o dano ou até mesmo falar com animais.
  • Não deixe de falar com animais e falar com os mortos: Utilizando habilidades, elixires, pergaminhos e pingentes, você pode conversar com mortos e animais. Não deixe de se comunicar com eles, pois eles podem te contar algum de um tesouro secreto. Os mortos geralmente evitam falar com você caso os mate em vida, porém alguns ainda conversam.
  • Não use armaduras das quais você não possui perícia: Por exemplo colocar armaduras leves, médias ou pesadas em magos acabam bloqueando suas habilidades em conjurar magias.

Seguir essas dicas garantirá uma experiência mais proveitosa e bem-sucedida em Baldur’s Gate 3, mas no final, quem faz o seu destino é você. Conte pra gente nos comentários se está curtindo o jogo.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
83,600InscritosInscrever

LEIA MAIS