Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Aaaaah… os rogue likes!

Endless Dungeon é o novo jogo da desenvolvedora Amplitude Studios, e que foi publicado pela [nossa] Sega. Essa é a segunda oportunidade na qual a dev posiciona seu novo título em território rogue-lite, se afastando do gênero de estratégia 4X que lhe trouxe fama. Se isto soa como uma sensação de déjà vu, não se preocupe, afinal, estamos falando do sucessor do estúdio no gênero com Dungeon of the Endless.

Endless Dungeon | Central Xbox

Endless Dungeon teve sua primeira data de lançamento firmada para madio de 2023, porém, em abril deste ano, sofreu um adiamento que jogou o título para 19 de outubro de 2023. Esta decisão surgiu como resultado da equipe de desenvolvimento sentir que precisava de mais tempo para polimento e ajuste de certos aspectos do jogo, e DEU CERTO.

Descrito como um jogo de ação tática estilo rogue-lite, a jogabilidade de Endless Dungeon tem algumas semelhanças com Dungeon of the Endless, mas em grande parte adota uma abordagem diferente. Desta vez você terá que recrutar uma equipe com três heróis, para enfrentar perigosas salas e corredores. Seu objetivo é garantir que sua equipe chegue ao Core (núcleo) enquanto devem mantém vivo o frágil amigo Robô de Cristal.

Endless Dungeon apresenta até o momento, 4 personagens do universo Endless:

Bunker – O Robô caolho capaz de implantar um escudo defensivo.
Shroom – Um médico medieval que possui poções para apoio.
Zed – O especialista em armas pesadas.
Blaze – O cowboy que controla zona e dano de área de efeito.

Além disso, cinco outros personagens já estão listados para chegar no futuro. Você pode conferir a informação diretamente no site do jogo.

Cada herói é especializado em uma área de combate, o que é muito útil quando você explora novas áreas, e luta contra os inimigos ocultos permanecer vivo. Além das armas de seus heróis – que incluem pistolas, metralhadoras, lança-chamas e muito mais – você também possui uma grande variedade de habilidades especiais para usar.

Endless Dungeon | Central Xbox

Se você está confortável com a parte dos heróis, que tal a gente explorar os inimigos? Existe uma variedade bem grande de monstros, bots e outros seres para enfrentar, e eles provavelmente serão o prego no seu caixão em diversas situações. No entanto, morrer não é tão ruim assim, pois você será enviado ao Saloon, onde pode atualizar seus heróis e armas, desbloquear novos caminhos para o The Core, além de conversar com os NPC’s antes de voltar a batalha.

Para completar um nível em Endless Dungeon, você não só precisa localizar a saída, mas também escoltar o robô de cristal para desativar a fechadura. Em tese enquanto o robô estiver encaixado na entrada no nível, os monstros só irão te atacar em ondas esporádicas. Essas ondas acontecem conforme você vai desbloqueando áreas (fazendo barulho), ou após uma sequência de movimentações e ações que irão aumentar o nível de ‘tensão’ para desbloquear a onda de ataque.

Agora, assim vez que você ordenar que seu amigo robô se dirija para outro soquete ou saída da missão, e ele vai começar a caminhar em direção ao seu destino, e aí meu amigo, o inferno começa. Os monstros convergem de quaisquer ninhos que você descobriu em fluxos infinitos até que o robô se acomode novamente e, se eles o destruírem (ou a você), o jogo termina.

Endless Dungeon | Central Xbox

A boa notícia é que você não está sozinho. A mistura de viajantes presos neste naufrágio espacial remoto mergulha em suas profundezas em pares ou trios, para que você sempre tenha pelo menos um amigo para te ajudar – claro controlado por outra pessoa em cooperativo ou pela IA do jogo.

Além disso, você ganha recursos cada vez que abre uma porta – outra questão interessante nesse enigma – com os quais você pode construir torres de apoio. Sim, Endless Dungeon é um rogue-lite, porém, possui elementos de tower defense. Você poderá atacar com seus heróis, porém, para concluir o objetivo da missão, deverá explorar as diferentes formas de utilizar as suas construções que vão desde torretas convencionais, com choque, com fogo, redutores de velocidade, escudos, raio laser e muito mais. E então, quando chegar a hora se mandar para a saída, algumas das armas de sentinela bem posicionadas irão te ajudar a passar por esse desafio momentâneo.

Endless Dungeon equilibra esses fatores de uma forma incrível. As torres são úteis para suavizar a horda, mas podem ser sobrecarregadas e vandalizadas se deixadas completamente abandonadas no mapa. Quanto ao seu grupo, a divisão permite cobrir mais terreno, mas penaliza seu poder de fogo em comparação com lutar lado a lado. Felizmente, independentemente do que você decidir, opções eficazes de IA e gerenciamento de equipe garantem que jogar sozinho continue atraente. Você pode deixar os indivíduos defenderem um determinado local ou os chamar para seguir sua rota. Quando deixados por conta própria, seus amigos não ficam apenas parados, mas trabalham na sala, priorizando seus alvos de forma inteligente e evitando danos, a menos que estejam sobrecarregados.

Endless Dungeon | Central Xbox

Na questão diversão e entretenimento, o jogo me cativou durante todo o gameplay. É interessante aprender todos os comandos no controle, entender a temática de cada personagem, e principalmente, quando e como utilizar as suas bases para ajudar no combate com inimigo. Em parceria a essa questão, você ainda poderá explorar o mapa, e encontrar outras áreas onde construirá bases de cultivo para os três elementos presentes no jogo. Esses elementos te darão poder para construir, melhorar e aprimorar suas bases e seus personagens durante a partida.

E claro, se fazer isso sozinho for uma tarefa muito solitária, você pode se juntar com amigos no modo cooperativo online, o que deixa o título ainda mais gostoso de jogar.

Você pode adquirir Endless Dungeon através da Microsoft Store no valor de R$159,90.