Entenda a diferença entre Cross-Play, Cross-Plataforma e Cross-Save

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Cross-platform, Cross-gen, Cross-play, Cross save e Cross-progression, você conhece todos esses termos?

Cross-platform, Cross-gen, Cross-play são termos amplamente usados no mundo dos games, além de serem recursos que se tornaram extremamente necessários no mercado atual.

Muitas vezes, esses termos não têm uma explicação clara e deixam muitos gamers se perguntando o que significam, ou mesmo como eles podem impactar suas vidas.

Para te ajudar a entender o que cada um desses termos quer dizer, a Central Xbox traz mais informações que vão te ajudar a entender de uma vez por todas.

Cross-Plataform

Cross-Plataform, são aqueles games que são lançados em diversos dispositivos. Por exemplo, Imortals Fenyx Rising, que está disponível no Game Pass, esse game também pode ser jogado no PlayStation e Nintendo Switch.

Multiplataforma também pode se aplicar, não só jogos mas também a periféricos, como um Headset ou volante que funciona em várias plataformas.

Immortals Fenyx Rising está disponível no Xbox Game Pass.

Cross-Gen

Cross-gen refere-se a jogos que podem ser jogados dentro da mesma família de consoles, como Xbox One, Xbox Series S|X. Um exemplo de game Cross-Gen é o Forza Horizon 5, que pode ser jogado em ambos os consoles, e também no PC.

O termo de modo geral se refere a jogos que são lançados entre gerações distintas de consoles, como vimos com Forza Horizon 5, que no lançamento chegou ao Xbox One e Xbox Series X|S.

Cross-Play

O cross-play permite que os jogadores de várias plataformas participem de partidas online juntos, seja Co-op ou PVP. Títulos como Minecraft, Warzone e Fall Guys possuem cross-play para que os jogadores de Xbox, PlayStation, Nintendo e PC possam desfrutar de jogos juntos.

Além destes, muitos outros jogos já contam com o recurso, como Fortnite, Fifa (atual EA FC), Disney Speedstorm e muitos outros.

Fortnite é um dos jogos que oferece Cross-play.

Cross-Save e Cross-Progression

O cross-save permite que os jogadores acessem seu progresso salvo em qualquer plataforma onde possuem o jogo.

No Xbox, por exemplo, você pode resgatar o save na nuvem de um jogo do Xbox 360 e jogar ele em seu Xbox Series S|X ou no Xbox Cloud Gaming. Começar a jogar no console e terminar no PC, este último é chamado de cross-progression.

O mais importante dos recursos Cross-play, Cross-Platform, Cross-Save é que você escolhe quando como e onde vai jogar. Esses recursos estão se tornando cada dia mais populares entre os gamers de diversas plataformas, e a Microsoft tem se mostrado cada vez mais interessada em popularizar essa política de “Cross”.

O ecossistema de jogos da Microsoft se tornou um exemplo a se seguir no mercado. Um sistema que engloba consoles, PCs e nuvem dando a liberdade de escolha ao jogador que está no centro de tudo.

Se quiser saber quais os títulos com Cross-play, Cross-Platform, Cross-Save que você pode jogar no Xbox, com amigos espalhados em outras plataformas como PlayStation, PC e Nintendo Switch, é só conferir nosso artigo, clicando aqui.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que te permite jogar online, bater papo com amigos, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens. Com o  Xbox Game Pass, que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluindo todos os exclusivos do Xbox no lançamento. Além disso assinantes Ultimate têm acesso ao catálogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts e a possibilidade de jogar via nuvem com o Xbox Cloud Gaming.