NBA 2K24 tem o brilho ofuscado pela própria ganância | A opinião da Central

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Celebrando o 25º aniversário da série de simuladores de basquete 2K Sports, temos o recém lançado NBA 2K24. A Visual Concepts presta uma emocionante homenagem à lenda do Lakers, Kobe Bryant, que estampa a capa do jogo este ano e também ganhou um modo de jogo inteiramente dedicado, assim como fizeram no ano passado com Michael Jordan.

Embora os jogos esportivos dificilmente inovem de um ano para o outro, 2K24 traz consigo uma série de novidades que os fãs irão apreciar. Veremos mecânicas como crossplay (finalmente), novo motor gráfico, uma nova cidade no modo carreira, alguns ajustes nos modos de jogo, etc. Porém, a questão das micro-transações não é nem um pouco bem-vinda.

Começamos comentando sobre os controles do jogo. Basicamente são os mesmos controles que testamos jogo após jogo da franquia, movemos com o controle esquerdo e com o direito fazemos algumas firulas com a bola. Pressionar o RT tornará nossos movimentos mais agressivos.

Uma das mudanças que retorna como o bom filho é a barra de adrenalina. Esta barra aumenta a capacidade de arremesso dos jogadores, além de tornar o jogo mais estratégico. Além disso, a mecânica de entrada Takeover permite-nos, uma vez preenchida a barra, escolher qual habilidade ativar e ter um momento chave na hora certa.

Os ajustes que fizeram na IA são perceptíveis logo de cara. Uma delas são as substituições, que se jogarmos mal o técnico vai nos trocar sem pensar, e até a câmera vai mostrar sua raiva durante o jogo e nosso péssimo desempenho. Além disso, a IA dos jogadores faz com que as estrelas que mais pontuam são as que têm mais participação no jogo. Parece algo bem óbvio mas acreditem, não era assim nos jogos anteriores.

Apesar de ser uma simulação, o jogo às vezes se inclina demais para o realismo, criando momentos que, embora autênticos, atrapalham a fluidez e o ritmo de uma experiência de videogame. O equilíbrio contínuo entre simulação e jogabilidade agradável parece um pouco desequilibrado, incapaz de satisfazer totalmente qualquer um dos menos engajados.

O modo MyCAREER tenta livrar-se da tendência da franquia por histórias de azarões. Essa mudança narrativa é revigorante, promovendo uma sensação de grandeza e expectativa que é estimulante de explorar, acompanhada de um pouco de pressão adicional. Todo o ecossistema “NBA 2K” está à sua disposição, oferecendo uma rica narrativa e experiência de jogo.

Sobre a jogabilidade em si, penso que se há coisas que funcionam, não há razão para mudar em detrimento da diversão. O mesmo vale para NBA 2K24, onde a jogabilidade ainda parece boa e personalizável. Veteranos e novatos descobrirão que o título se adapta ao seu estilo de jogo.

Ok, você sabia que eu precisava falar sobre isso. Um dos principais pontos fracos da franquia tem sido sua ênfase incansável nas micro-transações. Infelizmente, NBA 2K24 não apenas dá continuidade a essa tendência, mas parece amplificá-la, com pop-ups de menu constantemente incentivando os jogadores a abrirem suas carteiras. Embora seja possível desfrutar do jogo sem gastar nenhum dinheiro adicional, o fascínio do conteúdo premium, especialmente para jogos online competitivos, foi concebido para ser quase irresistível. E isso, na minha opinião, é algo tenebroso.

Não importa qual modo de jogo você esteja jogando, essa abordagem parece cada vez mais predatória, desconsiderando as críticas da comunidade ano após ano. O foco excessivo nas micro-transações diminui muito as ótimas qualidades do jogo, fazendo com que a experiência de jogo pareça menos uma celebração do basquete e mais um empreendimento comercial (sim, eu sei que todos os jogos existentes são exatamente isso, mas você entendeu o que eu quis dizer). Só posso continuar a esperar que, no futuro, ou o NBA 2K controle esta ênfase ou surja um concorrente digno para desafiar ele de frente. Isso, claro, será determinado em última análise pela comunidade e pela sua vontade ou recusa em votar com o seu dinheiro.

NBA 2K24 tem uma das melhores jogabilidades da franquia, senão a melhor delas. Claro que nem tudo pode ser perfeito, mas como dizem, o que não está quebrado não precisa ser consertado. Uma série de melhorias sutis são muito bem-vindas, mas em sua essência mantém muito do que sabemos sobre a série, especialmente o melhor. Alguns modos retornam, outros foram melhorados e alguns são melhorias ou total modificações de modos que vimos anteriormente, mas não ficam aquém em termos de conteúdo. A nova tecnologia ProPLAY irá levar-nos a um jogo bastante próximo da realidade, sendo um dos mais bonitos do Xbox Series. Mas o que vai de fato incomodar bastante os jogadores são as micro-transações e seus anúncios invasivos.

NBA 2K24 é facilmente a versão do jogo que mais paga para ganhar de todos os tempos. É difícil aproveitar este jogo quando parece que você está em grande desvantagem se não gastar dinheiro nele. Você não pode chegar a 99 OVR com seu jogador MyCareer sem gastar dinheiro, muito menos ser competitivo no The Park. Se você quer ter um bom elenco no MyTEAM, certifique-se de retirar seu cartão de crédito, caso contrário não conseguirá.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS