Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

um FPS que coloca à prova toda a tecnologia existente! Immortals of Aveum

A EA inova com seu mais novo “originals” desenvolvido pelo Ascendant Studios e apresenta um FPS de magia que se propõe a ser um jogo dinâmico principalmente em relação a resolução.

Immortals of Aveum conta com uma bela arte, animações de alto nível e personagens interpretados por atores famosos, o que tenta dar mais personalidade ao game.

Com diversos trocadilhos e um enredo fraco, Immortals of Aveum é uma experiência que pode até agradar quem não se importa tanto com questões técnicas.

O jogo que chegou com alguma expectativa após diversos trailers em grandes eventos, tem como principal diferencial os requerimentos exigidos para executá-lo; o que fez até mesmo donos de PC temerem por seu desempenho.

Se o jogo não está otimizado para placas como as da linha RTX da Nvidia, quanto mais para os “pobres consoles” de última geração. O resultado você descobre a seguir na análise da Central Xbox.

Immortals of Aveum: um FPS que coloca à prova toda a tecnologia existente! | Central Xbox

Enredo de Immortals of Aveum

Aveum é um mundo no qual acontece a gerações a “Guerreterna” no qual inicialmente cinco reinos participavam do conflito.

Porém, nas ultimas gerações o conflito tem se focado entre as nações de Rasharn e Lucion, sendo a segunda, a casa do nosso protagonista.

Ao ver sua nação ser atacada e perder amigos e entes queridos, Jak (o protagonista interpretado pelo ator Darren Barnet), decide que precisa fazer alguma coisa para “vingar” o ataque que dizimou sua nação.

Em meio a este surto de heroísmo, vindo de um jovem órfão que vivia se virando até com pequenos assaltos, Jak se descobre um triarca, que é um tipo de ser capaz de manipular três tipos de magia.

Convenientemente, logo após ver sua amiga Luna morrer durante o ataque, Jak é abordado pela general Kirkan, líder do exército de Lucion (interpretada pela maravilhosa Gina Torres), que decide recrutar o jovem para se tornar um “imortal”.

Daí para frente você já pode imaginar. Jak não tem as “motivações” corretas, por isso passa por um longo treinamento até dominar a magia e de fato ir para as linhas de frente do combate, se tornando o herói que estava destinado a ser: ou seja, clichê!

Immortals of Aveum: um FPS que coloca à prova toda a tecnologia existente! | Central Xbox
Todos as imagens de divulgação do game apresentam gráficos “meramente ilustrativos”.

Jogabilidade

Antes de entrarmos nas questões visuais e técnicas do game, vamos abordar como é jogar esse FPS um tanto diferenciado da EA.

O game é bem rápido, ou seja, a movimentação do personagem, muita coisa acontecendo, projéteis para todos os lados, magias, monstros, dragões.

Isso é muito legal, afinal torna as batalhas realmente vivas e você precisa se movimentar, utilizar escudo, soltar as magias, feitiços e demais habilidades, enquanto observa sua energia para não acabar sendo abatido.

O início do game é um pouco mais lento, com tutoriais que apresentam as dinâmicas de ataque e movimentação, mas depois de alguns capítulos você é colocado para a ação.

Os tutoriais do game aliás são bem úteis, uma vez que Immortals of Aveum é um daqueles games que utilizam praticamente todos os botões do controle.

Inclusive, me arrisco a dizer que se o tivessem mais botões no controle os desenvolvedores iriam achar alguma função para os mesmos.

Apesar de exigir alguma prática, depois de um tempo é fácil se acostumar com os recursos principais como ataque, escudo, magias e habilidades.

Só para se ter uma ideia dos controles:

  • LB – escudo;
  • LT – habilidade (selecionável por meio dos direcionais);
  • RB – habilidade secundária;
  • RT – ataque (tipo de ataque pode ser selecionado);
  • A – pula e plana;
  • Y – seleciona o tipo de ataque;
  • X – botão de ação e recarrega mana;
  • Pressionar os dois analógicos – habilidade especial;
  • Setas (direcional) – selecionam habilidade (botão LT).

Pode até parecer complexo, mas com algum tempo você deve estar dominando a movimentação e uso das habilidades, e por falar nelas.

Cada habilidade selecionada com o Y, tem uma cor. A azul tem mais alcance, a vermelha causa mais dano a curta distância e a verde dispara mais projéteis, mas tem menor dano.

Dependendo do tipo de inimigo cada um dos tipos de ataque é mais eficiente. As cores também definem como as magias vão interagir com objetos.

Por mais que haja uma sugestão visual de como usar as magias, você é livre para criar seu próprio estilo, eu mesmo criei mais afinidade pelo poder verde, que quando aprimorado, dispara muitos projéteis.

Falando em aprimoramento. Durante a jogatina você coleta ouro, que pode ser utilizado para adquirir novos equipamentos como anéis, braceletes e demais itens para aprimorar seu personagem.

Cada item tem uma categoria, de modo que os mais raros vão adicionar mais atributos ao seu personagem. Mas você também pode utilizar forjas espalhadas pelos cenários para aprimorar os itens.

Como mencionado, você pode aprimorar também as habilidades, e isto torna o combate muito mais satisfatória quando você encontra o seu melhor estilo.

Mas e a gameplay?

Immortals of Aveum é um jogo muito interessante em alguns aspectos. Quando você de fato está na ação, atirando, se movimentando e enfrentando dragões, o jogo flui bem.

Até discutíamos aqui na Central que o Immortals of Aveum lembra um pouco Ghostwire: Tokyo, mas sem dúvida o jogo da EA é muito mais dinâmico que o jogo da Bethesda.

Não há como não se sentir muito satisfeito ao acertar os inimigos com ataques que têm um belo visual e efeitos sonoros impecáveis. Aliás, o som do jogo é muito bom.

Alguns ataques têm um som similar ao de relâmpagos, de modo que quando acertam os inimigos, provocam um impacto que se reflete no som e nos controles.

Aliás, apesar de o botão de ataque ser o gatilho da direita, o que o gatilho esquerdo vibra durante os ataques não é brincadeira! Provavelmente você vai acabar mantendo o dedo sobre o gatilho esquerdo durante os ataques só para não sentir que o controle vai se desfazer em sua mão.

Como todo FPS, Immortals of Aveum divide os combates em “arenas”, de modo que você avança, encontra inimigos, os vence, avança pelo mapa, em outro local encontra mais inimigos e por aí vai.

Ao vencer essas hordas, normalmente “dropam” muitos itens, inclusive as barras de vida que você pode utilizar pressionando o direcional para a direita. Isso acaba facilitando bastante as coisas, até demais eu diria.

De qualquer modo sim, jogar Immortals of Aveum é uma experiência bem interessante, apesar das questões técnicas que vamos abordar a seguir.

Visual e desempenho Immortals of Aveum

Se me dissessem que a versão que pude avaliar de Immortals of Aveum era uma build beta ou mesmo alfa, eu sem dúvida acreditaria, tamanha a falta de requinte em alguns detalhes.

Primeiramente, vamos separar algumas coisas: a arte do game é sim muito interessante, mas os gráficos apresentados e o desempenho do game são terríveis.

Eu mesmo não sou o que alguns chamam de “sommelier” de gráficos, mas Immortals of Aveum é um raro exemplo de game que consegue chamar a atenção com seu desempenho ruim.

Não que atrapalhe a gameplay, mas que tira muito da imersão de uma história que convenhamos, já não é grande coisa, isso tira.

Testamos o game no Xbox Series S, e meus amigos, o que seria do monstrinho em um game que tem requerimento mínimo de uma RTX 2080 Super no PC. Não, você não leu errado: o requerimento mínimo no PC é realmente absurdo!

E antes que você venha querer apontar seu dedo para o console custo-benefício da Microsoft, saiba que mesmo no Xbox Series X e outras plataformas, Immortals of Aveum apresenta muitos problemas.

Inclusive, segundo relatos, o jogo despenca a resolução para 720p em alguns momentos mesmo nos consoles topo de linha; logo meus queridos, se o Xbox Series X e GPUs como RTX 3080 não “tankam” o jogo, quanto mais um console de entrada.

Os principais problemas são texturas que não carregam, inclusive em cutscenes, granulação extrema, quedas de resolução acentuadas, visual dos personagens mudando frame a frame, visualmente Immortals of Aveum peca bastante.

Isso sem falar em elementos com framerate bem estranho, pequenos glitches em personagens, legendas se sobrepondo e por aí vai.

Infelizmente, para se aventurar neste EA Originals, você vai precisar relevar questões técnicas e detalhes visuais. A menos que tenha um PC com Intel Core i7 de décima segunda geração e uma RTX 3080Ti, que são os requisitos recomendados para o game.

Conclusão

Immortals of Aveum é um conjunto de ideias interessantes, muito mal executadas. O game tem bons conceitos de arte, mas desempenho e gráficos muito abaixo do que a geração pode proporcionar.

O jogo da EA é definitivamente mal otimizado, independentemente de onde você pretenda jogar, seja no Xbox Series X|S, PC ou outras plataformas, o jogo simplesmente não foi pensado para o hardware que existe hoje.

Apesar de todos os problemas técnicos, se você conseguir de certa forma abster os gráficos e desempenho, Immortals of Aveum é um jogo até que divertido.

A história como vimos é repleta de clichês, dificilmente você vai se importar muito com os personagens, mas a ação frenética dos combates e efeitos sonoros e até alguns efeitos visuais são bem legais.

Dificilmente eu recomendaria que você comprasse esse game com preço cheio, mas em uma boa promoção, mas boa mesmo, ou mesmo esperando ele chegar ao catálogo do Xbox Game Pass Ultimate via EA Play, não custa nada passar algumas horinhas com este título que talvez em um futuro no qual os consoles tenham o poder de um “PC da Nasa” (literalmente), possa ser executado adequadamente. Uma pena.

Prós:

  • Combate divertido
  • Bons efeitos sonoros
  • Muitas ideias interessantes
  • Muitas opções para desenvolver seu personagem

Contras:

  • Péssimo desempenho
  • Problemas visuais chamam atenção
  • História fraca