Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Bem amigos da bola oval, o mais novo título da popular franquia que coloca os você dentro dos campos da NFL chegou, e como sempre, deve agradar os fãs de futebol americano.

O jogo da EA conta com a fórmula que está presente na maioria dos seus games de esportes: bons gráficos, liga licenciada e jogabilidade única.

Madden NFL 24 é um jogo que promete agradar quem conhece e quem não conhece o esporte, sendo assim uma opção muito válida para aquele X1 com amigos.

Visuais e interface

Madden NFL 24 oferece gráficos excelentes, com um nível de detalhes muito alto em cada jogador e com estádios igualmente detalhados e vivos.

Como um jogo licenciado, os jogadores e franquias são os mesmos da NFL, oferecendo assim ainda mais imersão para quem acompanha a liga.

A interface do jogo, e principalmente a HUD durante as partidas é muito parecida com a de transmissões oficiais, desse modo, você se sente dentro de uma partida da NFL.

Os jogadores contam ainda com animações excelentes e utilizando o analógico da direita após fazer uma boa jogada, você pode dançar e comemorar a seu modo.

Madden NFL 24: a receita para um jogo de esportes | Central Xbox
NFL 24 Jogo está com visuais incríveis novamente.

Jogabilidade

O jogo oferece muita informação na tela, e mesmo que você não entenda nada de futebol americano, com um pouco de tempo vai pegar a dinâmica da coisa.

Basicamente, seu objetivo é ganhar território (campo), avançando com sua equipe, tendo como objetivo final chegar com a posse da bola na endzone (fim do campo).

O jogo exibe o campo na vertical, sendo que a câmera sempre fica nas costas do time que ataca, e este, sempre vai de baixo para cima na tela.

“Foot” Ball com as mãos

O jogador mais importante é o Quarterback, sendo ele “o cara” que decide as jogadas a serem feitas e alimentando o ataque com lançamentos.

Basicamente, você tem uma visão ampla do campo e precisa fazer os lançamentos na medida certa para o pessoal da “correria”.

Quando seu jogador lançado (normalmente um Running Back) recepciona a bola, precisa correr como se não houvesse amanhã até o fim do campo para fazer o touchdown.

Pode parecer complicado, mas Madden NFL 24 oferece tutoriais, indicadores e muitas informações para que mesmo novatos se encontrem no game.

Madden NFL 24: a receita para um jogo de esportes | Central Xbox
Durante as partidas, você precisa definir quais jogadas serão realizadas.

Modos de jogo

Se você já jogou jogos como FIFA (atual EA Sports FC), vai notar que existem certas semelhanças quanto aos modos de jogo oferecidos.

  • QUICK PLAY: como o nome sugere, entrega partidas rápidas contra a CPU ou players;
  • ULTIMATE TEAM: assim como no FIFA permite que você crie seu time contratando os jogadores;
  • FRANCHISE: o modo permite que você gerencie uma franquia da NFL, como um cartola;
  • SUPERSTAR: você cria um jogador e o leva pela jornada até se tornar um astro da NFL.

Do you speak english?

A EA conhece o público de Madden, que é um jogo de nicho, mas mesmo sendo um esporte tradicional apenas nos Estados Unidos, uma localização seria bem-vinda.

Não há dublagem, muito menos localização dos menus e interface para português, o que pode sim comprometer um pouco a experiência de quem está começando.

Entender das regras já é difícil assistindo a NFL na ESPN em português, no game com tudo em inglês, fica ainda mais complicado.

Conclusão

Madden NFL 24 é um jogo tecnicamente excelente, com gráficos, som, jogabilidade e interface impecáveis e que entrega uma imersão acima da média.

Infelizmente, o jogo peca em não oferecer localização para português, o que de certa forma afasta e faz parecer que a franquia não é tão receptiva a novos jogadores.

O jogo também tem um custo alto, o que acaba sendo mais uma barreira para quem quer experimentar o mesmo, mas assinantes Xbox Game Pass Ultimate podem testar 10 horas do título via EA Play.

Se você curte e entende da NFL, com certeza vai curtir; se está chegando agora no esporte, por mais complicado que possa parecer, Madden NFL 24 é um baita jogo, e pode sim conquistar você.

Pontos positivos
  • Visuais incríveis (ao menos na versão Xbox Series)
  • Som
  • Animações dos jogadores
  • Interface Imersiva
  • Muita informação para ajudar o jogador
Pontos negativos
  • Ausência de localização para os menus
  • Regras um pouco complexas
  • Jogo para um público bem particular
  • Custo alto