Dordogne: videogame também pode ser arte

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

 

De tempos em tempos surgem jogos no Xbox Game Pass que acabam sendo alternativas para quem não se contenta apenas com experiências mais convencionais oferecidas pelos títulos AAA.

Dordogne da Focus, é um desses jogos, que mostra que videogames podem ser muito mais que uma simples experiência interativa e entregar mais em narrativa e sentimento, sendo outro título de day one no Game Pass.

A proposta do jogo é muito diferente do que a maioria dos games oferece, tendo um foco maior na história a ser contada. Dordogne é um daqueles games que de certa forma colocam o gameplay em segundo plano e te pegam pela mão levando para uma história rica em carisma e profundidade.

Sem dúvida o jogo não é para qualquer um, o que de certa forma pode afastar jogadores hardcore, que buscam ter mais controle das atividades ou mesmo preferem títulos que ofereçam mais ação de fato.

Dordogne tem um ritmo próprio, sendo um título mais calmo, que coloca o jogador confortavelmente em um estado de contemplação e relaxamento. E não, apesar de parecer: não é mais um game de fazendinha.

 

História

Mimi é uma garota da cidade que depois de anos longe do interior, retorna para região de Dordonha na França, quando sua avó Nora infelizmente falece e deixa uma casa de campo que agora requer cuidados.

A protagonista ao retornar ao encantador lar de sua avó, se depara com diversas lembranças que a fazem pensar o que a afastou por tanto tempo de retornar a um ambiente para o qual tem tantas memórias.

Em meio a este reencontro com o passado, Mimi precisa lidar com cobranças de sua nova vida e tentar entender o que aconteceu com sua família para que houvesse essa ruptura que a manteve longe por tanto tempo.

Nessa jornada por lembranças, Mimi vai reencontrar amigos e cenários que formaram seu caráter e agora precisam de certa forma um desfecho, para que a vida possa seguir.

O que é o game?

Dordogne combina alguns gêneros e estilos, mas em boa parte da jogatina é um point-and-click, mas calma, antes de tirar conclusões precipitadas, talvez seja o momento de dar uma chance a um título que se esforça para conquistar quem se atreve a mergulhar nesta história.

Assim como a maioria dos jogos modernos, Dordogne conta com localização para os textos e menus, mas não traz dublagem em português brasileiro. Por outro lado, deixar o jogo com as falas em francês deu um charme a mais para aventura, então fica a sugestão.

Além de explorar os lindos cenários aquarelados do game, o jogador vai ter que interagir de diversas formas em atividades como procurar objetos, cozinhar, consertar equipamentos e muito mais.

Tudo é muito simples, e o título é muito receptivo a quem não tem muita familiaridade com jogos. Diferente de outros games que contam com diálogos por vezes redundantes, Dordogne dá um show no quesito roteiro, com personagens carismáticos que sempre têm o que dizer.

Personagens de Dordogne

Existe um esforço em construir uma relação do jogador com os personagens, o que mesmo dentro de um jogo curto, obteve êxito em apresentar personagens muito carismáticos.

Apesar de apresentar uma protagonista, Dordogne conta com ao menos três personagens centrais: Mimi (protagonista), Nora (avó), Renaud (amigo de infância), com os quais toda a história é contada.

Além deles, algumas figuras que levam a história para frente também têm seus momentos, mas de modo geral, a história do game se concentra em Mimi e a relação com o a avó e com seu amigo de infância.

Personagens centrais do jogo.
Personagens do jogo em um momento importante da história.

Resumo

Dordogne é um jogo relativamente curto, mas que facilmente deve conquistar quem aprecia uma história bem contada e uma jogatina mais simples e casual. Com uma arte incrível, com destaque para os cenários que mostram o rio, o game realmente se assemelha a uma pintura, com uma arte de cenários que não cansa de encantar os jogadores.

O game não deve agradar quem busca mais ação, com uma jogatina mais frenética e sem ter que considerar muito o contexto, mas sem dúvida quem tem a disposição de experimentar novos gêneros dentro do Xbox Game Pass, vai se encantar com essa pequena joia disponível no serviço.

Pontos Positivos

  • Conceito visual diferenciado
  • Personagens carismáticos
  • História tocante
  • Ideal para terminar rápido

Pontos negativos

  • Pode não agradar jogadores hardcore
  • Jogabilidade mais lenta

 

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,500InscritosInscrever

LEIA MAIS