Shenmue, a melhor herança e a pior aposta da SEGA

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Produzido por Yu Suzuki, Shenmue partiu de uma idéia de seu produtor enquanto trabalhava em Virtua Fighter, famoso jogo de luta.

Em 1993, durante uma viagem de estudos na China para a sequência desse jogo de luta, Yu Suzuki teve a idéia de um RPG de Virtua Fighter, baseado na história do personagem Akira Yuki.

Este seria um titulo de peso para o SEGA Saturn, console da quinta geração. Estima-se que a equipe trabalhou quase um ano na versão do jogo para o Saturn, tendo produzido bastante coisa, entretanto, os desenvolvedores estavam tendo muitas dificuldades em inserir tudo o que eles queriam no jogo, muito por conta das limitações do console.

O projeto foi se arrastando e ganhando mais proporção, acabou que inevitavelmente o jogo passou a ser pensado para a geração seguinte, para ser um dos grandes títulos do Dreamcast.

Um video com parte do conteúdo produzido nessa versão de Saturn foi incluso em um bônus de Shenmue 2.

Ao portar o jogo para o Dreamcast, a equipe também decidiu expandir o jogo, ja que agora isso seria possível. A história do jogo que contaria com 11, passou para 16 e fariam um jogo para cada um deles!

Mudaram o nome do projeto de “Virtua Fighter RPG: Akira’s Story” para “Shenmue – Capítulo 1: Yokosuka”.

Com essa troca, mudaram também o protagonista, que passou a ser Rio Hazuki, e não mais Akira.

Reconhecendo o potencial do jogo, a SEGA deu carta branca para Yu Suzuki e sua equipe seguirem trabalhando no projeto da maneira que quisessem, disponibilizando ainda mais verba para eles.

Estipula-se que a SEGA gastou cerca de 47 milhões de dólares com a produção do jogo. Um valor superior as grandes produções dos jogos e filmes da época. Esse valor gigantesco de produção só foi superado anos mais tarde. Mais precisamente em 2008, com GTA IV.

O jogo foi muito bem aceito pelo publico e pela critica em seu lançamento. Vendendo cerca de 1.2 milhões de copias. Sendo cerca de 500 mil unidades sendo vendidas só nos EUA, o que é algo grandioso para um jogo com temática tão oriental, principalmente nessa época. E conseguiu aumentar o numero de vendas do Dreamcast.

Infelizmente esses números não foram suficientes para cobrir o valor do que foi gasto com o jogo.

Segundo cálculos feito por especialistas na época, seria preciso que cada dono de Dreamcast no mundo comprasse duas copias do jogo para que a empresa tivesse lucro com a sua produção.

Shenmue foi trabalhado e pensado que pudesse ter o mesmo sucesso comercial que Final Fantasy VII. Porem, Shenmue não era um tipo de jogo que poderia alcançar um publico tão grande. E apesar de suas “boas” vendas, o jogo foi um fracasso comercial.

Não existe duvidas que Shenmue é um jogo feito com amor por Yu Suzuki, mas esse amor saiu caro, muito caro para a SEGA.

A SEGA ainda tentou tirar mais algum lucro com a marca, lançando uma versão americana do jogo, com dublagem em inglês. Também reuniu todas as cutscenes do jogo em um filme de 90 minutos, exibido no cinema!

O prejuízo causado pelo jogo, fez a SEGA assistir de camarote o seu plano desmoronar. Shenmue era a maior aposta da empresa para que o Dreamcast pudesse competir de igual com a concorrência.

Essa fatalidade somada ao fato da empresa estar no sinal vermelho da finanças a algum tempo, fez a SEGA desistir do ramo de consoles. Se dedicando totalmente para a produção de jogos e maquinas arcade.

Em uma espécie de carta de despedida para os fãs do jogo e do console, Shenmue 2 foi publicado anos depois. Que não conseguir ter metade do sucesso do anterior em números, mas ainda assim é muito querido pelos fãs até hoje.

Toda a franquia foi abandonada e parte da sua equipe passou a trabalhar em Yakuza, que conta com diversos elementos de Shenmue, mas com uma produção mais simples e barata.

Triste pensar que a maior aposta da SEGA a levou a sair do ramo dos consoles. Shenmue é um jogo muito querido por mim e pelas pessoas que puderam jogar na época de seu lançamento. O jogo recebeu uma versão 2 em 1 para Xbox One e PC. Além da aguardada que continuação que foi produzida e lançada graças a arrecadação de fundos movimentada pelos fãs e saudosistas.

Atualmente, Yakuza tem sido um dos grandes sucessos da SEGA, eu fico feliz em ver que a equipe conseguiu dar continuidade a algumas das ideias de Shenmue e conseguir agradar um publico maior mesmo com orçamento menor.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS