Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Me lembro como se fosse hoje, o mês Janeiro, o ano 1997, e até então a ‘novata’ Blizzard estava se introduzindo no mercado, com o lançamento de um jogos jogos que mudaria totalmente a sua história e também de toda indústria dos videogames.

Diablo foi criado por David Brevik ainda durante o desenvolvimento do jogo Justice League Task Force (1995), que na época estava nas mãos do estúdio japonês Sunsoft e Condor Games, que se tornaria a Blizzard Entertainment.

O conceito que Brevik queria para Diablo, era de um título baseado no gênero roguelike que apresentava jogabilidade baseada em turnos, mas ele queria melhorar a rapidez com que o jogador seria capaz de entrar no jogo em comparação com os RPGs típicos. NHL ’94 e outros jogos esportivos foram a inspiração para que os jogadores só tivessem que selecionar uma classe pré-determinada e pudessem entrar no jogo com interações mínimas. Além disso, também queria que essas classes tivessem combinações de personagens típicos, para que os jogadores não ficassem excessivamente restritos em que tipo de ataques ou equipamentos poderiam usar. Some isso a propriedade de isometria 3D incorporada na época, e sim … temos uma receita de sucesso.

Mais de 25 anos depois do lançamento da franquia, Diablo IV chega trazendo não só as mais carismáticas, como também, dezenas de novas combinações já conhecidas ou não pelos amantes de Diablo.

Diablo IV é o sucesso que a Blizzard sempre contemplou | Central Xbox

A Blizzard tem um legado incrível no desenvolvimento de jogos, mas desde Diablo III, a empresa vinha passando por algumas ‘tropeçadas’ que deixaram os mais devotos fãs preocupados com a linha de estratégia e qualidade que a empresa poderia colocar nos seus próximos títulos de sua icônicas franquias. Diablo Immortal foi um trabalho bacana, dedicado aos celulares, e que no final, mais deixou os gamers de orelha em pé que outra coisa, com uma possível situação se expandindo de forma similar para Diablo IV.

Dessa vez, a Blizzard não só ouviu a grande comunidade de players como também, se atentou aos detalhes para trazer a melhor versão da sua franquia. Sabemos que Diablo é composto de uma fórmula de sucesso: História brilhante, diálogos de tirar o chapéu, combates envolventes, personagens de peso, combinações de especiais, centenas de armamentos, armaduras, jóias e afins, inimigos que vão te tirar o sono e claro, missões, expansões e conteúdos que vão somar e muito para tornar sua jogatina muito mais divertida.

É claro, que boa parte disso você vai ter o verdadeiro acesso, depois de muitas e muitas horas jogadas, algo que Diablo IV te proporciona sem perder o ritmo, mas para aqueles que vão explorar Diablo pela primeira vez, ou para quem já é jogador de outras edições, pode tranquilizar pois você será convidado a explorar Diablo de uma forma jamais vista.

E, afinal, como é Diablo IV?

Pra mapear essa pergunta, precisamos voltar 25 anos atrás, onde o jogo era limitado nos seus mapas lineares baseados apenas em andares. Quanto mais para baixo, mais perto do ‘inferno’ e do seu mestre mortal. Já em 2023, o jogo tem um imenso mundo, que pode ser explorado em dezenas de formas, seja num formato de mapa aberto, ou então, acessado através de níveis controlados por evolução e IA. Neste caso o jogo é um salto enorme, em termos de tamanho geral da aventura.

Na minha opinião, o formato de mundo aberto disponível em Diablo IV talvez seja a grande diferença, uma vez que você se aventura mundo a fora de Kyovashad. O Mapa principal foi criado para ser explorado em cinco zonas, e que vão oferecer ambientes interconectados. Neste caso, você poderá explorar desde montanhas cobertas de neve, pântanos, desertos … sem contar as mais de 120 masmorras, missões paralelas e eventos públicos que você pode realizar a qualquer momento do jogo.

Diablo IV é o sucesso que a Blizzard sempre contemplou | Central Xbox

Como premissa básica em Diablo, antes de você iniciar a aventura, e se deparar com os primeiros vídeos de cinemática (que são sempre incríveis), você poderá escolher entre cinco diferentes classes de personagem: Bárbaro, Feiticeiro, Ladino, Necromante e o Druida. E tenho certeza que conheceremos outras classes nas expansões que serão lançadas.

Uma das coisas que você deve ter certeza, é qual personagem deverá escolher para iniciar sua aventura. Não que você não possa voltar e criar outro diferente (sei que isso vai acontecer), mas ninguém quer ficar explorando horas e horas de jogo para só então perceber que não está curtindo a classe escolhida. O Bárbaro é o guerreiro que usa o corpo a corpo, o Feiticeiro … esse é fácil, o Necromante utiliza dos espíritos e forças das trevas para evoluir, enquanto os outros te trazem especialidades únicas.

A partir de agora, é jogar para se divertir, e se você conhece minhas opiniões, eu não vou falar nada sobre o que acontece, ou o que acontecerá. Além de evitar spoilers, eu sou total a favor de você testar o jogo e se encontrar, tornando essa experiência única. Agora, uma coisa que posso dizer é a forma com a qual Diablo IV foi ‘amarrado’ para fazer você acabar com sua vida social.

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Falando do Combate (que é a pancadaria do jogo), quem já conhece Diablo não terá nenhum problema com as pequenas mudanças. Dependendo do seu estilo de jogo ou se você vai investir jogando sozinho ou com amigos, poderá construir seu estilo de acordo com o momento, seja para apoiar outros players jogando de longe, perto, defendendo, curando, atacando.

Mesmo em grupo, alguns inimigos serão um grande desafio e requererá que você se adeque ao momento, afinal, alguns inimigos antigos podem ser fáceis de contornar, mas outros recém incorporados, poderão tornar sua vida bem amarga. Você encontrará inimigos de combate à distância e corpo a corpo, bem como enormes tanques, e à medida que avança, mais inimigos retornarão com efeitos destruidores e especiais, distribuindo dano adicional com poças de veneno ou esferas elétricas.

Diablo IV é o sucesso que a Blizzard sempre contemplou | Central Xbox

Como já é conhecido em Diablo, ao jogar em dificuldades mais altas, você terá recompensas melhores, sendo armas aprimoradas, mais lendárias e assim, você será capaz de transitar pelos níveis de forma mais rápida e ganhando mais XP. Ah, vale ressaltar que o modo Hardcore (onde não existe renascimento) retornou, porém de forma procedural, ou seja, agora os inimigos acompanham o nível do seu personagem, o que significa que você não tenha um nível maior do que eles. Isso ajudará para evitar os heróis mais fortes de aniquilarem todos ao seu redor de forma fácil e acumulativa.

Por falar em jogar com os amigos – Diablo IV é um dos jogos onde você terá muito mais diversão e vantagens jogando ao lado de outras pessoas – e possui cross-progressão, cross-play e co-op local para consoles, mas, não se preocupe se você quiser matar algumas horinhas, jogando pacientemente sozinho.

E no meio dessa opinião, vem aqui uma sugestão bem legal:

Se você ver jogadores aleatórios perambulando pelo mapa, se junte à ele, isso te ajudará para progredir nos eventos principais e em suas próprias missões secundárias, o que fará com que o jogo equilibre a dificuldade para igualar seus próprios níveis, além de tornar algumas situações mais fáceis de superar.

Agora, qual é o objetivo principal de todos jogadores? Chegar no End Game. Certo? Sim! Como não vou contar nada da história (ou spoilers), assim que você termina a campanha principal do jogo, a luta vai estar só começando. Você desbloqueará alguns desafios e poderá aumentar o nível do jogo para o famoso “Quem não aguenta bebe leite”. Ao atingir níveis mais altos de dificuldade, você poderá desbloquear itens, fendas e recompensas muitos melhores (é claro), e é a partir de então que a rotina clássica de Diablo começa, mas claro, com suas próprias reviravoltas.

Diablo IV é o sucesso que a Blizzard sempre contemplou | Central Xbox

No End Game, você também seguirá em direção ao Paragon Board usando Glifos para personalizar ainda mais o conjunto de habilidades de seu herói e se tornar ainda mais poderoso. E ainda por cima, há zonas PvP, Capstone e Nightmare Dungeons que testam as builds dos seus heróis, oferecendo mais recompensas para sua classe.

Diablo IV passou de RPG raiz, para o RPG para todos, semeando os novatos e dando grande quantidade de incentivos aos antigos e mais exigentes jogadores. Se você nunca jogou, essa é a hora de se aventuras, e se você já conhece, com certeza irá investir centenas de horas para atingir resultados jamais vistos antes. Não é pelo fato de eu ser um grande fã da franquia, mas, pelo status quo onde a Blizzard, conseguiu atingir um estado de jogabilidade de aventura jamais visto antes, e no final, a gente quer é mais meter a porrada do Diabo.

Antes de encerrar, duas das coisas que entendo ser importante comentar, é como Diablo IV se desempenhou no Xbox Series X e Xbox Series S. No Series X, os players poderão acessar o jogo em 4K 60fps, enquanto no Series S o jogo rodará numa ótima otimização 1080p com 60fps.

Se você está cético e não pretende comprar Diablo IV (nem ao menos compartilhar com outra pessoa e rachar o preço), poderá esperar pela aprovação da compra da Activision Blizzard e aguardar o jogo aterrizar no Game Pass, algo que infelizmente, não sabemos quando poderá acontecer, MAS VAI!

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