Vocês sabem sobre a treta entre Bethesda e Obsidian?

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

A história sobre duas antigas rivais que passaram a ser irmãs dentro da família Xbox.

A Obsidian no passado se chamava Black Isle Studios, e era uma divisão da produtora Interplay Entertainment (fundada por Brian Fargo, atual CEO e fundador da InXile), criada especialmente para a produção de RPGs.

Em 1997 a Black Isle criou um jogo chamado Fallout, que foi baseado em Wasteland, jogo esse que foi bem muito bem aceito pelos fãs do gênero, o que lhe rendeu uma sequência lançada em 1998.

Mas nem mesmo a boa aceitação dos jogadores e um numero razoavel de vendas foram capazes de cobrir a crise financeira que a empresa vivia, o que resultou na falência da Interplay. E com isso a empresa se viu na necessidade de vender algumas de suas IPs, entre elas a de Fallout, comprada pela Bethesda em 2000.

A equipe da Black Isle permaneceu junta e renomearam o estúdio para Obsidian. E passou a trabalhar em seus projetos de forma independente ou em colaboração com estudios maiores.

Enquanto a Bethesda deu uma sequência digna e grandiosa a Fallout. Fazendo do jogo um fenômeno que mudou a empresa de patamar.

Após o sucesso de Fallout 3, a Bethesda se aproximou da Obsidian, e questionou se eles poderiam desenvolver o próximo Fallout, já que eles estavam ocupados com o desenvolvimento de Skyrim. E as duas empresas acordaram que se New Vegas recebesse uma média igual a 85 ou superior no Metacritic, a equipe da Obsidian receberia um grande bônus.

O prazo de desenvolvimento foi de apenas 18 meses, o que é um tempo muito curto para desenvolver e polir um jogo nessa escala. Se especula que a Bethesda colocou um tempo de crunch na equipe de New Vegas, forçando a eles removerem várias ideias que eles tinham do deadline. Quando lançado, ele recebeu críticas positivas porém um pouco abaixo do requisito mínimo imposto pela Bethesda. Isso foi considerado uma uma perda gigante para uma empresa pequena que nem a Obsidian, levando a uma série de demissões. Se não fosse pelo sucesso de Pillars of Eternity, provavelmente a empresa teria fechado.

A Obsidian nunca escondeu o seu desejo em produzir outro Fallout. Entretanto, a Bethesda não tem o interesse de trabalhar em colaboração com eles novamente. O que levou a empresa a trabalhar de forma independente em seu projeto The Outer Worlds, jogo que foi extremamente bem aceito pela critica e pela comunidade. E as diversas indiretas e farpas soltadas pelos desenvolvedores a Bethesda, que ja vinha de mal a pior nos ultimos anos, além da comunidade fazer diversos paralelos entre TOW e Fallout, e há quem diga que a Obsidian mesmo com o orçamento 3x menor e com poucos recursos conseguiu entregar um Fallout melhor do que o próprio jogo da Bethesda.

Ao menos foi assim até 2020, ano em que a Bethesda foi comprada pela Microsoft, que já era a dona da Obsidian, e agora as duas fazem parte do Xbox Game Studios.

E essa rivalidade interna pode resultar em mais e mais jogos excelentes para nós fãs e jogadores.

Ambas as empresas tem dois projetos anunciados e muito aguardado pelos fãs. São eles: Starfield e Avowed.
Coincidentemente, em conversas de bastidores entre os desenvolvedores das duas empresas, ambos os projetos são mencionados como “O jogo que sempre sonhávamos em fazer!”

Falar sobre a qualidade sobre ambas as empresas seria chover no molhado por aqui, sabendo disso já se espera que ambos os projetos sejam extremamente ambiciosos e grandiosos, já que hoje ambas não possuem mais nenhum tipo de preocupação financeira ou sobre publico. E com essa rivalidade interna (sadia, espero eu) com uma querendo oferecer algo melhor que a outra, o futuro tende a ser excelente para os jogadores de Xbox.

Se essa rivalidade resultar em jogos de excelente qualidade para nós jogarmos, então eu não quero que isso acabe tão cedo.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS